terça-feira, 31 de agosto de 2010

Comissão julgadora seleciona finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa em Camaquã

A comissão julgadora da Olimpíada de Língua Portuguesa do Ministério de Educação – MEC selecionou os finalistas de Camaquã nesta segunda-feira, 30. Os textos divididos nos gêneros: crônica, poesia, memória literária e artigo de opinião foram trabalhados previamente com os professores através de encontros patrocinados pelo banco Itaú e após passados aos alunos em sala de aula.

A comissão coordenada pela professora Roberta Pedroso, formada e licenciada em Pedagogia e Letras, cursando especialização em Literatura Brasileira na UFRGS, era formada pelas educadoras: Dirlene Girardi, formada em Letras, Sandra Garcia, professora da Fundasul, mestre em Língua Portuguesa, Josiane Longaray, do Instituto de Educação Cônego Luis Walter Hanquet e Contemporâneo, mestre em Língua Portuguesa, Vera Grala, especialista em Literatura Brasileira e Mídias na Educação e Adresa Koepp, formada e licenciada em Letras e pós-graduada em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Os trabalhos avaliados tinham como tema “O lugar onde vivo” e serão encaminhados a Brasília quando concorrem com outros de todo o Brasil.

Para Sandra Garcia os trabalhos foram bons: “De acordo com as exigências da comissão julgadora e com cada gênero, os textos estavam com um nível bom”. Ela explica que é importante a participação das escolas estaduais e municipais neste tipo de evento principalmente visando o crescimento tanto do professor quanto do aluno. “O tema possibilita as mais diversas formas de perceber o lugar onde vivem e também é uma forma de valorizar o nosso município”, finaliza. A final do concurso no qual concorrem alunos do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio ocorre em novembro.

Projeto Agroecológico tem reunião de apresentação a produtores

Representantes de 25 famílias de pequenos produtores participaram no dia 25 de uma apresentação sobre o funcionamento do projeto tecnologia social de Produção Agroecológica Sustentável e Integrada - PAIS promovido pelo SEBRAE, a Fundação Banco do Brasil e o Ministério da Integração Nacional. O coordenador geral do projeto Rogério Dalló e o engenheiro agrônomo e coordenador técnico Leo Giacomo Venzon com o apoio da Fundação Educação para o Associativismo explicaram as etapas e regras para participar.

O Sistema Pais integra técnicas simples de produção agrícola para minimizar impactos sociais e ambientais através de uma proposta que consiste na produção integrada de aves, hortaliças e frutas com aproveitamento cíclico. Para iniciar o empreendimento as famílias recebem o KitPais, consultoria técnica e monitoramento durante dois anos para a execução de todas as etapas, desde a escolha e preparo do terreno até a venda da sua produção. Em cinco anos, cerca de seis mil famílias aderiram e implantaram o Pais que tem como metas produzir alimento saudável para o sustento da família, incrementar a renda com a comercialização do excedente e ainda a preservação do meio ambiente.

O projeto com duração de 18 meses será implantado a partir de setembro em seis municípios do RS: Camaquã, Erechim, Alegrete, Jaguarão, Canguçu e Vale do Sol. “A idéia é ver como esta tecnologia se dá em diferentes realidades, terrenos e culturas”, explica Dalló. No dia 15 de setembro ocorre a primeira reunião de capacitação e nos três últimos meses do ano ocorre a instalação dos kits nas propriedades. Esta tecnologia social foi idealizada pelo engenheiro agrônomo angolano Aly N’Diaye, ele implantou esta idéia na Fazenda Palmeiras, do ator Marcos Palmeira do qual hoje é sócio.

O município de Camaquã foi escolhido pelo trabalho que já vem sendo desenvolvido na área, com a mobilização da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar - Fetraf.- Sul e do Sindicato da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar – Sintraf-Sul. O presidente do Sintraf-Sul, Denis Peglow afirma que a organização da Feira do Produtor foi ponto determinante para a escolha e que apresentou o projeto junto com o coordenador da Fetraf-Sul, Paulo Tavares.

Conforme a coordenadora da entidade em Camaquã, Marivone Tavares, o projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento é uma excelente oportunidade de diversificar a produção: “Um dos objetivos é trazer mais qualidade de vida para o pequeno produtor”.

Camaquã sedia reunião pedagógica do Projeto Verde é Vida

A Prefeitura de Camaquã, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação sediou nesta quinta-feira, 26, reunião pedagógica do Projeto Verde é Vida, realizado pela Afubra em parceria com prefeituras e secretarias municipais de Educação. O objetivo é o de promover a preservação do meio ambiente. Coordenada pela equipe da Afubra, esta foi a primeira reunião do nono ano ambiental, iniciado no Dia do Meio Ambiente – 5 de junho, envolvendo cinco municípios da região: Camaquã, Dom Feliciano, Cristal, Chuvisca e Amaral Ferrador.

Os professores coordenadores do Projeto nos municípios e os coordenadores do Projeto nas escolas participaram da atividade durante todo o dia. A acolhida foi realizada pelas supervisoras da Secretaria Municipal de Educação Helma Bergmann e Maria Elizabeth Danelon, pela secretária municipal de Educação Marisa Albuquerque e pelo prefeito Ernesto Molon. Em Camaquã, a coordenação do Projeto Verde é Vida é feita pela professora Helma Bergmann e as escolas da Rede Municipal participantes são a E.M.E.F. 15 de Novembro, a E.M.E.F. João Beckel e a E.M.E.F. Alfredo Jacobsen
O prefeito elogiou o trabalho que classificou como muito importante para a comunidade escolar: “Iniciativas como estas vindas de empresas são muito louváveis, ainda mais voltadas para a preservação ambiental”, salientou.


Durante a programação, os participantes receberam o programa de ação socioambiental com o cronograma de atividades, normas e orientações para este ano. Além disso, foram debatidos temas como a pesquisa científica importante para a culminância do Projeto que encerra o ano ambiental com o Encontro Sul-Brasileiro Verde é Vida, realizado em Santa Cruz do Sul. “A pesquisa científica pode e deve ser trabalhada em todas as disciplinas, não apenas na de Ciências”, disse o coordenador pedagógico do Projeto José Leon Macedo Fernandes.

domingo, 29 de agosto de 2010

Já na Expointer

Já estou em Esteio, instalado na gabine da Rede Meridional, na Central de Imprensa do Parque Assis. Aos poucos, em meio a tempo abafado da pré-primavera, começo a me reambientar com a rotina da Expointer. Amanhã, pela manhã, transmito o primeiro boletim para Rádio Camaquense.

Não noto um público muito grande. Mas é até normal, já que o maior movimento mesmo se dá geralmente no último final de semana de feira, ou seja, no próximo. Mas não tenho dúvidas de que as visitações devem superar em muito as do ano passado, quando tínhamos aquele pavor instalado em função da Gripe A. Falando em gripe os porquinhos estão de volta, felizes da vida. Pobre dos porquinhos, estavam com saudade da agitação de Esteio.

Na chegada, da BR-116 até o portão 4, devo ter recebido uns dez panfletos de candidatos. Eles e seus cabos eleitorais cercam o parque. Não será diferente na parte interna nestes próximos dias. Afinal, é época disso.

Amanhã também faço ao vivo aqui de Esteio o Rádio Repórter. A partir das 14h40min, levarei ao ar entrevistas, comentários, números e as novidades aqui do parque.

Vamos lá, é mais uma Expointer.

sábado, 28 de agosto de 2010

A boa impressão de São Lourenço

Por sugestão do amigo e leitor deste blog Silvestre Klering, reproduzo lá embaixo, neste post, a coluna do jornalista Moisés Mendes, na edição de Zero Hora desta última sexta-feira.

Mendes, natural de Livramento, discorre sobre a decadência urbanistica de sua cidade. E isso, cá entre nós, é tarefa para lá de desprazerosa. Ao mesmo tempo em que aprsenta as prováveis causas da feiúra da fronteiriça Livramento, registra São Lourenço do Sul como exemplo de terra bonita.

Faz tempo que falo neste Blog sobre São Lourenço. Alguns conterrâneos de Camaquã até já me chamaram a atenção, em forma de critica, que falo demais da cidade vizinha, coisa e tal.

O fato é que passei a amar essa cidade e tenho muitos amigos ali. E sempre que posso, longe ou perto, falo com entusiasmo da metamorfose de conceitos - admistrativo e comunitário - que passa a aconchegante SLS.

Mas isso não se faz do nada. São pessoas como o amigo Silvestre, que se orgulham de viver neste pago luso-afro-alemão que fazem São Lourenço encher os olhos. Silvestre não tem cargo de confiança na prefeitura, ou seja, não está na folha de pagamento do município. Mas todos os dias do ano, ele reserva uma parte do tempo para pensar numa forma de aperfeiçoar uma das marcas da cidade: o Reponte da Canção. E toda a semana, faça sol ou chuva, ele está lá, reunido com os parceiros Noé, Simone, Maurício e outros colaboradores da organização. Objetivo: tornar melhor o maior evento de sua terra. O Silvestre e seus parceiros amam o Reponte. Amam sua São Lourenço.

E em nome deste amigo querido, da sua família, o titular deste Blog faz essa homenagem singela aos orgulhosos lourecianos, neste fim de semana.

Sobre Livramento, onde morei no final da década de 80 e onde fiz grandes amigos, acrescento que a cidade e seu povo são inesquecíveis.

Mas parou mesmo. Estive há dois ou três meses lá para trabalhar num jogo do Guarany de Camaquã. Observei aos meus amigos de jornada sobre como a cidade está velha, num contraponto chocante à comercial Rivera.

De Livramento, lembrei-me de uma figura que muito me marcou à época. Foi a do professor Ângelo. Uruguaio de Montevideo, era um paisano viúvo, aposentado e que sabia de tudo. Ele com mais de 70 anos, tranquilamente. Eu, nas convicções confusas dos meus 18 ou 19.

Conversávamos sobre tudo Ângelo e eu. Como tinha conhecimento aquele senhor magro, levemente corcunda e de cabelos branquinhos igual a algodão. A política e a história dos países do Mercosul eram os assuntos preferidos.

Foi num dos finais de tarde de verão, numa calçada da arborizada Silveira Martins (a mais bonita de Livramento), entre um mate e outro, que me foi apresentado "As Veias Abertas da Amérca Latina". E foi tão elucidador aquele livro em espanhol que me fora presenteado pelo Ângelo! Barbaridade.

Que saudade do amigo Ângelo. E parafraseando o texto do Mendes: por onde anda o Ângelo? Será que ele ainda anda?

Já com relação ao amigo Silvestre, obrigado pela oportunidade de lembrar. E como é bom saber que em breve poderemos estar juntos.

Eis a coluna de Mendes:

Por que uma cidade fica feia?

O argentino Lescano tinha uns 70 anos e comia ovos cozidos enquanto fazia caricaturas no meu tempo de Livramento. Levava um vidro com salmoura para o jornal, enfiava uma colher e ia devorando uma dúzia de ovos enquanto caricaturava alguém para as páginas de A Plateia. Nanquim no papel, traço vigoroso, limpo, esse traço clássico dos desenhistas platinos.

Lescano saía tarde da noite do jornal e ia jogar no cassino de Rivera, de terno de linho branco surrado, sempre silencioso, lento, com o olhar na calçada. Levava o vidro vazio sob o braço. Voltava no dia seguinte, o vidro cheio de ovos cozidos, os bolsos vazios.

Lembrei do Lescano, do Santamaría, João David, Basile, João Afonso, Gringo Alvim, do Martín Correa e do Pintinho quando estive em Livramento há pouco.

O mestre Basile morreu. Santamaría, Martín e Alvim eu sei por onde andam. Lescano estaria hoje com uns 105 anos. Teria durado tanto comendo ovos cozidos todos os dias? Ninguém soube me dizer, nem o Duda Pinto, que sabe tudo da cidade.

Claro que a Livramento por onde Lescano circulava, como se carregasse o caixão de Perón e toda a melancolia argentina dos anos 70 naquele vidro com ovos, não existe mais. Mas a cidade vista hoje por quem chega de fora é um desses mistérios que acionam uma pergunta incômoda: por que um lugar se degrada e se desfigura? Será por que os atrativos do freeshop de Rivera relegaram Livramento à condição de extensão do Uruguai?

Como deixaram a linha de fronteira que divide as cidades ser tomada pelos ambulantes, que fizeram sumir entre as barracas os galgos da praça dos cachorros? Que desatenção encascurrou casas e edifícios bonitos e transformou o belo Palácio Moyses Vianna da prefeitura num ambiente assustador? Que mecanismo paralisou Livramento?

Alguém disse, há muito tempo, que Livramento é a mais carioca das cidades gaúchas. É uma boa definição para um lugar em que a convivência de brasileiros e uruguaios resulta num tipo único, cordial, alegre, boêmio, festeiro. O santanense é o mais suave dos fronteiriços. Por que a cidade dessa figura faceira perdeu a graça?

*

Enrique Peñalosa, o ex-prefeito que civilizou Bogotá com ciclovias e espaços públicos de convivência, diz que as cidades não são bonitas e agradáveis por que são ricas. Quem for a São Lourenço, na zona sul, terá um exemplo do que Peñalosa pensa. A minúscula São Lourenço é uma cidade agradável, limpa, com prédios pintados, e não é rica. Percebe-se que cuidam de São Lourenço há muito tempo.

E o que se passa com Livramento? Pode ter sucumbido a uma crise de autoestima? O comércio do freeshop, que aos poucos também degrada Rivera, transformou a fronteira aberta entre as cidades gêmeas num cenário de invasores. Compra-se tudo e com voracidade, de azeitona à TV de LCD, do lado de lá. Livramento é só o ponto de passagem. O real forte e a classe média em expansão podem ser parte de uma explicação, ou podem também ser apenas uma desculpa.


(O texto acima foi escrito por Moisés Mendes -ZH 27/08/2010)

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Investimento zero, torneiras secas

Sugiro duas medidas para Corsan de Camaquã: uma delas é que comece a instalar bicas púbicas em pontos estratégicos da cidade. Sim, bicas. Também poderia voltar o carro pipa.

A segunda é que se venda a Corsan de Camaquã. Sim, pode ser só a de Camaquã. Esse é um caso típico no qual a privatização faria bem. Talvez ai sim, tivéssemos um serviço de fato descente, constante, responsável, de qualidade.

Nesta manhã de sexta-feira, ainda existem pontos na cidade nos quais ainda não voltou a água. São milhares de moradores com mais de um dia com as torneiras secas. No meu programa de ontem à tarde, na Camaqüense, o gerente local da Corsan comunicou à emissora que a previsão de volta do serviço era para às 21 horas de quinta.

Segundo ele, a bomba de captação tinha sido substituída. A segunda também havia dado problema e o pessoal esperando a terceira chegar. Calejado com esses atrasos, cantei a pedra: vamos dormir sem água. Não deu outra.

Estão de brincadeira com os usuários. A pior coisa é pagar por um serviço e não ter confiança nele. É duro dizer, mas a Corsan de Camaquã é inconfiável. Se faltasse água lá de vez em quando, tudo bem, até seria um exagero a nossa indignação. Mas não, existem lugares em que pelo menos uma vez por semana, tem histórico de falta d’água.

O sistema de abastecimento de água em Camaquã é falho porque é dependente de um equipamento único e obsoleto e de funcionamento prosaico. É um motor de captação de água na barragem. Se ele pifar, adeus tia Chica.

Não é de hoje isso essa deficiência. Nos planos de investimento do governo estadual, através de sua Secretaria de Habitação, a unidade local da Corsan parece não existir. Mas o que acontece? nós como população somos pouco merecedores de um serviço, bom? Os gerentes que por ali passam não sabem pedir, ou se articular, ou comunicar isso para o degrau de cima? Ou é descaso mesmo dos sucessivos governos?

Enquanto a Corsan de Camaquã operar com essa cacaria que dispõem padeceremos muito ainda deste mal.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

AUD e Irga reúnem centenas de produtores no Banhado

Mesmo com toda a chuva desta quarta-feira, mais de 200 produtores de arroz participaram do 2º Seminário de Arroz Irrigado de Camaquã e 10º Clico de Palestras AUD-IRGA. O evento, realizado no Núcleo 2 do Banhado do Colégio, reuniu também técnicos, empresas e lideranças do setor primário. Na abertura do encontro, pela manhã, estiveram o prefeito Ernesto Molon, e os presidentes do Irga, Maurício Fischer, e da AUD, Antônio Longaray.

A apresentação dos dados da safra 2009/20010, a meteorologia do tempo para 2010/11, assim como as perspectivas de mercado são alguns dos itens que compuseram os painéis do dia. Num dos painéis, empresas patrocinadoras apresentaram seus produtos.

Técnico da área de pesquisas e fertilizantes do Irga, o agrônomo Rodrigo Scheifeldt chamou a atenção dos produtores sobre uma negativa marca da lavoura de arroz de Camaquã. a baixa e má aplicação de adubos.

Responsável pela Planíce Costeira interna do Interna do Irga, que abrange Camaquã, o engenheio Carlos Nassif enalteceu a manutenção da média de produtividade e alertou para a necessidade da antecipação da semeadura para outubro.

Antônio Longaray defendeu o uso das ferramentas técnicas disponibilizadas para o aumento da lucratividade. Para Longaray, o serviço prestado pelo Irga em Camaquã é um exemplo deste respaldo.
Em relação às oscilações da comercialização do arroz, queixa permanente dos produtores, o presidente da AUD tem uma convicção: “enquanto houver essa dependência dos produtores pela armazenagem da indústria a nossa autonomia de comercialização sempre será comprometida”, completou Longaray.

Em nome do diálogo

Por quase duas horas, o prefeito Ernesto Molon (PMDB) se reuniu, ontem pela manhã, com a imprensa local. Numa conversa objetiva e produtiva, falou das atuais ações e planos, apresentou investimentos e também ouviu sugestões dos convidados.

Merece aplausos a iniciativa do Gabinete de abrir suas portas para o diálogo. Não é pouco o que o governo tem a mostrar. Também não é pouco o que os segmentos têm a dizer, a sugerir.

Falou-se de tudo um pouco neste café. De assuntos mais complexos ao mais simples. O trânsito, por exemplo, foi uma das pautas. Para tentar organizar o fluxo e, principalmente os estacionamentos do Centro da cidade, servidores passarão, a partir do mês que vem, a orientar motoristas. A medida é simples, mas deve ser eficaz, já que um das soluções do trânsito é justamente a reeducação dos motoristas.

Foram também anunciados por Molon números dos programas sociais mantidos pela prefeitura em parceria com as demais esferas governamentais, o melhor aproveitamento da Praça Zeca Netto nos finais de semana, a promoção do Nota Parceira em Camaquã, na qual alunos e escolas que reunirem cupons fiscais do comércio local receberão prêmios.

Registro também um ponto da conversa: o prefeito quer a história da imigração pomerana valorizada. Para isso pretende construir um memorial no marco de chegada destes imigrantes. Essa casa do imigrante seria construída na Santa Auta, sendo referência deste público e seus descendentes, que diga-se tem seu passado ainda pouco valorizado aqui.

Não se falou em emendas, projetos fantasiosos ou ações mirabolantes. Se falou no acessível, no praticável.

O primeiro ano e meio de governo Molon foi tenso, criticado e até instável. Isso é inegável. Mas ontem, me parece, houve um movimento notório na tentativa de reverter isso. Reconhecer quando e onde se erra, ouvir e aplicar sugestões é um gesto que deve ser compreendido como algo grande.

As reuniões matinais não ficarão restritas à imprensa. Foi anunciado que outros setores serão convidados a falar.

Todo o homem público quer deixar uma boa lembrança, uma marca positiva. Com Molon não é diferente. Ao promover o diálogo com a sociedade, Molon dá um grande passo para isso.

Manchetes da Gazeta Regional, edição 27 de agosto








Violência no trânsito da região faz novas vítimas
O caos do trânsito camaquense resultou em mais um acidente no centro da cidade. Desta vez a violência foi tanta, que o carro acabou capotando (foto). Já o último final de semana foi marcado por mais dois acidentes na BR-116. No mais grave, registrado na sexta-feira (20), duas pessoas morreram. No ano já são 17 mortes na região, enquanto todo ano de 2009 registrou 19.

Queimadas são registradas em Camaquã
Assim como vem acontecendo em outras regiões do país, as queimadas atingiram áreas de vegetação em Camaquã. Em três diferentes pontos, Bombeiros evitaram que as chamas se espalhassem

Especial
Caderno apresenta a cobertura do Aldeia Gospel 2010

Camaquã
Prefeito anuncia programas e investimentos

Esporte
Mesmo com superioridade Guarany fica no empate com Pelotas

Segurança
Novo presídio de Camaquã pode não sair do papel

Polícia
Suspeito de ser comparsa de Larroquinho é preso

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Prefeito realiza café da manhã com a imprensa

O prefeito Ernesto Molon PMDB) promoveu nesta quarta-feira, no gabinete da Prefeitura, um café da manhã com os representantes da imprensa em Camaquã a fim de expor alguns projetos e ouvir questionamentos e também a opinião dos jornalistas sobre diversos temas.

Molon afirma que o evento deverá ser realizado de maneira sistemática com diversos setores da comunidade a fim de discutir questões relativas aos diferentes setores do município. “É importante estreitar laços e debater as questões relativas a cada grupo”, destaca Molon sobre a importância destes encontros periódicos.

O próximo evento deverá ocorrer novamente dentro de quinze dias e contará com a participação dos vereadores. Os convidados puderam provar as delícias produzidas pela Padaria Comunitária do Centro de Geração de Renda da Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social, onde os alunos aprendem a profissão de padeiro e confeiteiro.

Entre os assuntos em pauta estavam a criação de um Memorial do Imigrante como atrativo turístico e de resgate cultural, o monitoramento do trânsito por uma equipe que fará o levantamento para o planejamento de ações futuras, o andamento do programa Família Cidadã, de espaços de lazer na cidade, entre outros.

Uma novidade é a criação do Nota Parceira, programa que visa estimular a compra no comércio local e também a nota fiscal. Através dele, notas serão trocadas por raspadinhas que também servirão de cupom para um grande sorteio ao final do ano.

“Este projeto representa um investimento de R$ 35 mil reais e que certamente trará bons frutos”, disse. Também foi divulgada a intenção de locar um prédio para ampliar o atendimento do Centro Multidisciplinar. Molon acredita que em no máximo 60 dias deva ocorrer a mudança de local, o que trará uma série de benefícios à comunidade escolar.

O preço da centralização

Assim como nos desastres de aviões, os quais, quando ocorrem, se dão por uma sucessão de motivos, está se dando o colapso do atendimento das emergências dos hospitais da Capital. Causas históricas e outras mais atuais, falta de previsibilidade e negligência administrativa do Estado estão por trás daquilo que o Sindicato Médico do RS – o Simers – classifica como “calamidade pública” essa atual crise de atendimento do sistema de saúde do estado.

Pacientes esperando por 12, 15, 20 horas para terem suas emergências atendidas, internações suspensas. Uma demanda de serviços como há muito não se via. Esse é o quadro da saúde na Capital, que pode se dizer, é a do estado neste momento.

Por que do Estado? Porque pelo menos a metade do atendimento dos hospitais de Porto Alegre é feitas a pacientes das cidades da região metropolitana e do interior. Ao não investir nas casas de saúde do interior como deveriam, os sucessivos governos que passaram pelo Estado e pelo Planalto provocaram essas caravanas diárias de gente em busca de atendimento fora de suas cidades. Hospitais quebrados no interior, hospitais abarrotados na Capital, sem a mínima qualidade de atendimento. Esse é quadro da saúde do Rio Grande do Sul, hoje.

E quando um sistema frágil, como é do saúde pública, qualquer onda de procura, como a que estamos observando em função da troca do clima ( e desta fuligem das queimadas), se desnuda a realidade. A falta de leitos (33% de redução) dos hospitais soma-se à greve dos 2 mil médicos residentes, que desfalcam o atendimento.

Algumas medidas emergenciais foram tomadas, ontem, pelo Ministério público e lideranças da saúde. Mas elas são apenas paliativas. Enquanto o Estado não começar a valorizar (e investir) de verdade a importância do bom funcionamento das casas de saúde do Interior e assim, descentralizar o atendimento, caravanas de ônibus carregando multidões de pacientes cruzarão diariamente as estradas do Estado, desembocando na Capital, provocando isso que estamos vivenciando agora: um verdadeiro colapso do sistema de atendimento.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Sacanagem

Criatividade e sacanagem pura: batizaram a primeira filhote nascida na Expointer de "Dilma". Detalhe: O bichinho é da raça bovina.

Mendes reúne mais de 1,5 mil pessoas em ato de mobilização na Capital

Uma grande mobilização, que contou com a presença de mais de 1,5 mil pessoas - muitas destas da Regi~so da Costa Doce - marcou o jantar promovido na noite desta segunda-feira, 23, pelo deputado federal Mendes Ribeiro Filho. Realizado no Clube Farrapos, o ato reuniu lideranças de oito cidades da Região Metropolitana e de Porto Alegre. O parlamentar chegou ao evento por volta das 20h45, acompanhado pelo senador Pedro Simon. Em seguida, chegaram os candidatos da majoritária, José Fogaça e Pompeo de Matos, o candidato ao Senado, Germano Rigotto, e candidatos a deputado estadual.

Com discurso emocionado, Mendes saudou os participantes. “Muito obrigado a cada um pela extrema gentileza de virem até aqui. Este carinho me motiva todos os dias a honrar com dignidade a amizade e a confiança de vocês”. Falou ainda de um Estado próspero, com união pelo desenvolvimento. “Sempre se discute se uma obra é deste ou daquele e acabamos não tendo obra nenhuma. Ou construímos em conjunto ou não faremos o Rio Grande crescer”.

Uma das presenças que mereceu destaque foi do deputado federal Luiz Carlos Busato, do PTB, que recentemente passou a integrar a lista de apoiadores da majoritária. “Estamos abrindo as portas para que o PTB apoie Fogaça, como já aconteceu na Região Metropolitana”, disse.

Biblioteca Pública de SLS festeja seus 68 anos

Há exatos 68 anos se abriam as portas a Biblioteca Pública Municipal Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, de São Lourenço do Sul. Um espaço que serviria de aquisição, produção e circulação de conhecimento, portando aos livros a missão de difundir por diferentes estratégias, a salvaguarda de materiais documentais e de fontes que exemplificam o registro de informações, prestando um serviço de difusão do saber a comunidade lourenciana.

As comemorações de aniversário foram feitas nesta terça-feira. A abertura oficial contou com a presença da coordenadora da Casa de Cultura do Município Joice Kaul.

Para a Coordenadora da Biblioteca Municipal, Maria Lucilia de Almeida Ely, estar comemorando os 68 anos da Biblioteca Pública é uma grande satisfação. “Trabalhamos sempre buscando proporcionar o conhecimento, para isso contamos com um acervo de mais de 30 mil exemplares diversificados entre volumes de literatura infantil, juvenil e adulto, literatura estrangeira, brasileira, livros didáticos para pesquisas, enciclopédias e acervo informático”, disse Maria Lucilia.

A Biblioteca Pública movimenta a retirada e devolução de livros e pesquisas diárias de aproximadamente 50 pessoas por dia, contabilizando em média 1000 visitas ao mês. A Biblioteca Publica Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco de São Lourenço do Sul já faz parte do Patrimônio Municipal e Cultural da Terra de Todas as Paisagens.

As atividades tiveram inicio com a apresentação da Banda Musical Municipal Luiz Carlos Colvara. O evento ainda contou com doação de livros para a Biblioteca Comunitária do Bairro Navegantes, participação de grupos de dança e apresentações teatrais e musicais de escolas, de grupos culturais e de entidades do Município. Também foram realizadas mostras folclóricas, exposição de artesanato e o Projeto Troca-Troca de Livros, onde foi construído um espaço aonde as pessoas efetuavam a troca de livros por outros exemplares que ainda não possuíam.

A atividade alusiva aos 68 anos da Biblioteca Publica Municipal, foi uma realização da Prefeitura Municipal através de sua Coordenadoria de Cultura e Biblioteca Pública Municipal.

Sensus: Dilma aparece com 46% e Serra com 28,1%

Pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) apontou nesta terça-feira (24) liderança de Dilma Rousseff (PT) na corrida presidencial. A petista registra 46% da preferência do eleitorado, enquanto José Serra (PSDB), seu principal adversário na disputa pelo Palácio do Planalto, tem 28,1%. A ex-ministra Marina Silva (PV), por sua vez, aparece com 8,1% dos votos, conforme o levantamento.

Os demais candidatos não pontuaram na pesquisa. Votos brancos e nulos somaram 5,1%, enquanto 11,7% não sabiam ou não responderam.

Na pesquisa anterior CNT/Sensus, divulgada no dia 5 de agosto, Dilma aparecia com 41,6%, Serra tinha 31,6% e Marina aparecia com 8,5% dos votos.

Encomendada pela Confederação Nacional do Transporte, a pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 22 de agosto, com dois mil entrevistados, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 18 de agosto de 2010, sob o número 24903/2010. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Ricardo Crespo toca em Camaquã

O cantor, compositor, violonista e tocador de gaita de boca Riccardo Crespo, gaúcho de Camaquã que está radicado há mais de onze anos em New Orleans (EUA), estará se apresentando no Teatro Coliseu em Camaquã em um único show, sexta-feira, dia 3 de setembro, às 20h.

O show marca o reencontro do músico com a comunidade camaquense. “A última vez que toquei em Camaquã foi no Teatro Coliseu e foi um show sensacional, inesquecível”, conta o músico que faz mais de 100 shows por ano nos Estados Unidos e desde 1994 não toca na cidade.

Riccardo Crespo tocará no show músicas de seu ultimo CD intitulado Milonga de New Orleans, que foi gravado entre a cidade do Jazz e em Porto Alegre. No repertório há músicas de seus outros dois CDs, composições inéditas que farão parte do próximo CD que está em faze de gravação entre as duas cidades, e terá ainda MPB e Músicas Gaúchas.

"Com certeza vou cantar no Show a música 'Rio Camaquã', parceria composta com meu saudoso Tio Renato Crespo e que venho cantando nos EUA desde que cheguei em 1999. Em 2000 lancei em New Orleans o CD intitulado 'Do Rio Camaquã ao Rio Mississippi', com excelente vendagem independente", comenta Crespo.

O show terá algumas participações especiais e os convidados serão uma surpresa do momento do show. Mais informações, reservas e ingressos pelo fone: 3692-2008. Ingressos a R$ 10,00.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Prefeito de Camaquã é um dos vencedores do Troféu JK

O prefeito municipal de Camaquã, Ernesto Molon, foi um dos vencedores do “Premio Êxito Administrativo – Troféu JK –Juscelino Kubitschek”, edição 2010. O Troféu será entregue somente para os “Cem Melhores Prefeitos do Brasil”, devido o grande destaque que a administração teve durante o ano de 2009 – 2010.

Os cem escolhidos receberão o troféu durante o 7º Encontro Nacional dos prefeitos que ocorre em Brasília do dia 12 a 15 de setembro. Para chegar aos 100 Melhores prefeitos destaques do Brasil, foi realizada uma profunda e confiável pesquisa junto aos ministérios, sites governamentais, leis de responsabilidade fiscais e indicações estaduais.

Chegada do Fogo Simbólico dá início às comemorações da Semana da Pátria

Dando continuidade aos preparativos para a Semana da Pátria 2010, que ocorre de 1º a 7 de setembro em Camaquã, na sexta-feira, 21, houve a 73ª Corrida do Fogo Simbólico com a participação de atletas do projeto Escolinhas Desportivas acompanhados do professor Marcelo Rosa. Em frente à Prefeitura a presidente da Liga de Defesa Nacional - Núcleo Camaquã, Adalgisa Bobrowski, entregou o archote com a centelha Eixo-Sul ao prefeito Ernesto Molon que acendeu a Pira da Prefeitura.
Em seu discurso, a presidente da Liga de Defesa Nacional comentou que a Corrida do Fogo Simbólico iniciou em 1938 e desde então se repete a cada ano como um convite a todos os camaquenses para que cultuem a Pátria e se unam neste amor ao nosso País. “É preciso trabalhar o sentimento de amor a Pátria, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil”, afirmou. O prefeito municipal, Ernesto Molon, pediu a participação de todos durante as atividades da Semana da Pátria e lembrou a importância de que este amor à Pátria se perpetue por todos os dias do ano.

A centelha está sendo levada a diversos municípios pelos Correios em uma parceria com a Liga de Defesa Nacional, o responsável pela comitiva Darci Martins da Rosa Filho expressou a felicidade deste momento: “É uma honra para nós receber esta missão pelo oitavo ano consecutivo, levar a centelha a 26 cidades do Eixo-Sul, o que mais nos emociona é a participação das crianças”, destacou.O evento contou também com a participação da Banda Marcial da Escola Bento Dias.

O lema da Semana da Pátria neste ano é: “Consciência Cidadã: ações que transformam e fazem a diferença”, criado pela professora da EMEI Irmãos Maristas, Maria Marlete Martins Machado, e a ilustração é uma criação do aluno da EMEF Sylvio Luiz, Leonardo Saraiva Fontoura.

A abertura oficial da Semana da Pátria ocorre no dia 1º de setembro, às 9h, na Praça Zeca Netto, quando será acesa a Pira da Pátria. No domingo, dia 5, às 13h, ocorrerá o tradicional Desfile Cívico pela Avenida Olavo Moraes. Em caso de chuva o desfile será no dia 7, terça-feira. As entidades, escolas e grupos que participam do Desfile deverão confirmar sua presença até o dia 27 de agosto, na Secretaria de Educação, encaminhando o texto de apresentação. O croqui do Desfile será organizado conforme a ordem de chegada dos textos. Para mais informações ligue 3671-3496.

sábado, 21 de agosto de 2010

Dilma já ganharia no primeiro turno, segundo Datafolha

Na primeira pesquisa Datafolha depois do início da propaganda eleitoral no rádio e na TV, a candidata a presidente Dilma Rousseff (PT) dobrou sua vantagem sobre seu principal adversário, José Serra (PSDB), e seria eleita no primeiro turno se a eleição fosse hoje.

Segundo pesquisa Datafolha realizada ontem em todo o país, com 2.727 entrevistas, Dilma tem 47%, contra 30% de Serra. No levantamento anterior, feito entre os dias 9 e 12, a petista estava com 41% contra 33% do tucano. Os que votam em branco, nulo ou nenhum são 4% e os indecisos, 8%.

Marina Silva (PV) oscilou negativamente um ponto e está com 9%. Nos votos válidos Dilma vai a 54%. Ou seja, teria acima de 50% e ganharia a disputa em 3 de outubro.

Entre as mulheres, Dilma lidera pela primeira vez. Na semana anterior, havia empate entre ela e Serra, em 35%. Agora, a petista abriu 12 pontos de frente nesse grupo: 43% contra 31% de Serra.

Outro número bom para Dilma é o empate técnico no Sul. Ela chegou a 38% contra 40% de Serra. Há um mês, ele vencia por 45% a 32%. Serra não lidera de forma isolada em nenhuma região. No Sudeste, perde de 42% a 33%. No Norte/Centro-Oeste, Dilma tem 50%, e ele, 27%. No Nordeste a petista teve uma alta de 11 pontos e foi a 60% contra 22% do tucano.

Houve também um distanciamento de Dilma na disputa de um eventual segundo turno. Se a eleição fosse hoje, ela teria 53% contra 39% de Serra. Há uma semana, ela tinha 49% e ele, 41%.

Na pesquisa espontânea, em que eleitores declaram voto sem ver lista de candidatos, Dilma foi de 26% para 31%. Serra foi de 16% a 17%.

(Fonte: Folha de São Paulo)

Acidente perto do Velhaco mata dois

A colisão entre um Gol, com placas de Santa Cruz do Sul, e um ônibus de linha da prefeitura de Rio Grande causou a morte dos dois passageiros do veículo de passeio na rodovia Porto Alegre-Pelotas (BR-116). O motorista Maiquel Fernando Tavares, 21 anos, e Luis Camilo Silva, 33 anos, morreram no local.

Oacidente ocorreu por volta das 16h30min no km 384 da rodovia, próximo à ponte sobre o Arroio Velhaco, a 10 quilômetros do município de Camaquã. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Camaquã, o carro circulava no sentido Interior-Capital quando teria invadido a pista contrária e atingido o ônibus. Ainda segundo os policiais que atenderam à ocorrência, o Gol tinha adesivos de uma empresa de engenharia de Santa Cruz do Sul.

Os 40 passageiros do ônibus, que voltava de Porto Alegre no momento do acidente, não sofreram ferimentos e retornaram para Rio Grande em outro veículo da empresa de transporte.

(Fonte:Zero Hora)

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Amadurecimento legislativo

Em oportuna matéria veiculada no jornal Gazeta Regional desta semana, os repórteres Cristian Yepsen e Rodrigo Guidotti trazem um balanço dos gastos da câmara de vereadores da região com o pagamento de despesas de viagens de seus integrantes. O assunto ganhou força quando a imprensa nacional denunciou, há duas semanas, a farra das diárias de diversas câmaras do país em seminários caça-niqueis.

Entre os dados apresentados na reportagem, surpreende a colocação do legislativo de Camaquã neste ranking. Mesmo sendo a maior cidade da Costa Doce, com a maior população e o maior orçamento, a Câmara camaqüense é apenas a sétima que mais gasta em diárias. Em 2009 o órgão gastou R$ 0,19 por cidadão neste tipo despesas. Já a pequena Amaral Ferrador teve um custo de R$ 9,54 por habitante. Camaquã teve um custo anual de R$ 11. 978,98. Amaral: R$ 62.974,16.

No geral, tirando Amaral Ferrador, os gastos de todos os municípios com diárias obedecem a uma normalidade. Mas o destaque vai para Camaquã por ter uma estrutura legislativa maior, com um poder de gasto também mais robusto. Amadurecimento dos vereadores, conscientização com o uso do dinheiro público? É provável. Mas isso também se deve ao poder de fiscalização dos próprios cidadãos e claro, ao trabalho da imprensa, do Ministério Público, da Justiça. Com isso, existe uma conseqüente preocupação dos políticos com a opinião pública.

O fato é que nesta atual legislatura – até pelo que acontecera antes - estamos experimentando sim um legislativo mais eficiente, com discussões mais objetivas e responsáveis. Digamos que a qualidade dos debates melhorou. Se o trabalho legislativo local precisa ainda de melhoras? Não tenho dúvida. Mas noto que excessos diminuíram. Noto também que as próprias discussões e até projetos são mais produtivos.

Os números dos gastos com diárias do legislativo camaqüense é um exemplo deste novo momento. Oxalá permaneça.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Gestão de resultados

Grêmio em 1983 e 1995. Inter em 2006 e agora. Em se tratando de Libertadores, agora está tudo igual.

Sobre o jogo do Beira Rio, ontem? Bom, foi uma baita partida. Nervosa, peleada e que valeu, sobretudo, pela capacidade de os bi-campeões colorados controlarem a ansiedade e fazerem valer sua qualidade, infinitamente superior a dos mexicanos.

Mexicanos ignorantes, é verdade. Antes e depois do jogo, deram lições explícitas de tudo aquilo que não se deve fazer no esporte. Pela falta de elegância, pela pouca qualidade, por tudo, mereceram perder.

Mas o titulo do colorado de tem outras nuances. Acima de tudo, ele representa a premiação de um trabalho responsável de gestão que a instituição Internacional implementou nesta última década. Um planejamento eficaz, a valorização de destaques oriundos das bases, a contratação correta de jogadores. Tudo isso e mais um pouco fortaleceu fora e dentro de campo o Sport Clube internacional. Ah, e o Inter também tem algo que o vem diferenciando em relação à concorrência: no comando do futebol, tem gente que de fato entende de futebol.

E quando se fala da eficácia colorada, não tem como não mencionar a figura do agora vice de futebol Fernando Carvalho. Hoje, o homem de bastidores mais reverenciado do Beira Rio. E também do futebol brasileiro. E com toda a justiça.

Profissionalismo real, comprometimento de resultados. Dos dirigentes aos reservas. Isso dá força, isso gera coleções de canecos.

Mendes Ribeiro faz roteiro na Zona Sul

O deputado federal Mendes Ribeiro Filho (PMDB) faz roteiro de campanha, hoje, pela região. Pela manhã, está em tapes, onde se reune com produtores rurais e participa de uma carreata no Centro da cidade. À tarde, tem outra carreata em São Lourenço do Sul. Mendes fecha a noite em Rio Grande, com o lançamento da candidatura à reeleição do deputado Sandro Boka, em Rio Grande.

Manchetes da Gazeta Regional, edição 20 de agosto








Região
Câmaras longe dos gastos abusivos
Ao contrário dos abusos que vem a tona em várias Câmaras de Vereadores do Estado, região tem gastos reduzidos nos legislativos. Em Camaquã, custo de R$ 0,19 por cidadão, em 2009, resultou em sobra de verbas que beneficiaram a população

Esporte
Uma bela estreia
Com vitória na primeria partida pela Copinha, Guarany está confiante para próximo compromisso

Cultura
Fé e música no palco
Aldeia Gospel acontece neste sábado (21), com expectativa de reunir pelo menos mil pessoas

Camaquã

R$ 3 milhões em investimentos
Câmara de Vereadores aprova projeto de Lei que prevê aquisição de equipamentos e veículos para vários secretarias

Camaquã
Instalado Instituto Médico Legal no Município

Polícia
Dois arrombamentos na mesma casa acabam em prisão dos ladrões

Esporte
Chelsea e Amigos Veteranos são os campeões do Citadino de Futsal em Camaquã

São Lourenço do Sul

Escritório Rural Tarumã leva a taça do Municipal de Futsal

Camaquã
Acima da média do Estado, Censo local já entrevistou 17,8 mil pessoas

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Interior recebe novas placas de sinalização

Esta semana foram colocadas as placas de sinalização no interior do município a fim de facilitar o acesso de turistas e motoristas às localidades. As placas indicativas foram confeccionadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo dentro do projeto de sinalização. A colocação foi da Secretaria Municipal dos Transportes/Divisão de Trânsito que disponibilizou os postes e a mão-de-obra para a realização do serviço.

Serra, Dilma e Marina elevam tom no debate da Folha

Foto: Fábio Braga/Folhapress
O enfrentamento entre os candidatos à Presidência da República marcou o debate promovido pela Folha e pelo UOL nesta quarta-feira em São Paulo.

Até a candidata Marina Silva (PV), que vem apresentando um discurso conciliador na campanha, partiu para o ataque contra o PT e o PSDB.

Ela criticou a gestão tucana na educação em São Paulo ("mesmo com 20 anos de governo do PSDB temos graves problemas na educação") e disse, numa referência à campanha de Dilma Rousseff (PT), que "estão tentando infantilizar o país", ao quer atribuir a maternidade ou a paternidade de programas do governo federal.

Dilma e Serra se confrontaram por diversas vezes e em diversos temas, e sempre divergiram.

Em embates diretos, debateram a posição de tucanos e petistas quando os partidos estavam na oposição, saneamento, carga tributária, Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), dentre outros temas. Trocaram farpas em todas as vezes em que se dirigiram um ao outro.

Leia mais
http://www1.folha.uol.com.br/poder/784921-enfrentamento-entre-presidenciaveis-marca-debate-folhauol-ate-marina-foi-ao-ataque.shtml

Camaquã terá serviço de necropsia

Para realizar mais uma conquista para o município de Camaquã, o prefeito Ernesto Molon, se reuniu em seu gabinete, na manhã de segunda-feira (16), com o diretor da divisão de perícias do interior, João Luis Corso, o perito médico legista, Marcelo Soares Gianechini, a auxiliar de perícias, Miriam Borges Almeida, o secretário adjunto da saúde, Robson Vieira Marques e o assessor de gabinete, Tiago Camerini, onde foi apresentada e estudada a instalação do Instituto Médico Legal (IML), na cidade.
Por exigência da Lei, todo cadáver tem que ser examinado pelo IML, com a falta do instituto no município, os corpos são levados aos legistas de Porto Alegre. Segundo o prefeito Molon, a instalação do IML irá beneficiar toda região e desafogar o IML de Porto Alegre. Ele acrescentou ainda que além das despesas, outro agravante ainda maior é a situação dos parentes das vítimas, que aguardam por horas e horas a liberação do corpo, para assim poderem providenciar os trâmites fúnebres necessários.
O IML é responsável pelas autópsias e laudos para Polícias Científicas do Estado na área de Medicina Legal vivo ou morto. Serviços de perícia legal de necropsia, criminalista, lesão corporal, balística, causas trabalhistas, DPvat, dosagem alcoólica, toxologia e violência doméstica serão oferecidos no IML de Camaquã.
Na reunião ficou acertado que o IML funcionará em Camaquã a partir do dia 18 de agosto, sendo que as necropsias ocorrerão no Hospital Nossa Senhora Aparecida, das 8h às 18h e as demais perícias serão realizadas na Secretaria Municipal da Saúde, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Mais informações na Secretaria da Saúde, localizada na rua Bernardo Vieira Dias, 485, Centro ou pelo telefone 3671-4840.

(Assessoria de Imprensa Prefeitura)

terça-feira, 17 de agosto de 2010

A hora dos roteiristas

Hoje começa-se a decidir a eleição. Entrou no ar às 7 da manhã o horário político gratuito do rádio e TV. Nos próximos 40 dias, ele lhe acompanhará no rádio às 7h e ao meio dia. E na TV, à 1h da tarde e às 8h30min da noite.

Gostem ou não, o horário eleitoral, criticado justamente por sua obrigatoriedade, tem sido sim balizador capital das últimas eleições. Não raro, têm sido responsável por reviravoltas e confirmações de tendências.

A última eleição estadual é um exemplo da influência direta que as pesquisas exercem sobre o voto das massas. Antes do início da exibição da propaganda, o então governador Germano Rigotto (PMDB) dividia com Olívio Dutra (PT) a liderança de todas as pesquisas na corrida ao Piratini. Cada um tinha 26% das intenções.

Pois bem, o primeiro turno terminou com Rigotto caindo para terceiro. Yeda Crusius (PSDB), que vencera as eleições de 2006, mas que estava lá atrás nas intenções, subiu, ficando na liderança do primeiro turno.

É verdade que o horário político se transformou em alguns casos, ou seja, naquelas campanhas mais abonadas, em milionárias superproduções. E elas, naturalmente, acabam por camuflar imagens e as próprias essências dos nomes que figuram como candidatos. No mundo da propaganda política do espaço reservado aos partidos, tudo é bonitinho, descente e milagreiro.

E ai talvez entre a verdadeira distorção do processo eleitoral nacional. De um lado temos uma imprensa que deve permanecer amarrada por conta da legislação. Não se pode falar em candidatos e não se deve emitir juízos, mesmo que esses venham a ser óbvios. De outro, uma maciça propaganda eleitoral que fabrica caras, discursos e consciências.

Mas a propaganda deste ano tem lá seus atrativos. Pegamos o exemplo da eleição presidencial. Será interessante ver como os principais candidatos à presidência irão agir. De um lado Serra (PSDB) tentando desqualificar sua principal adversária Dilma (PT), sem atacar a popularidade de Lula. Já Dilma, tentará colar mais ainda sua imagem na do presidente e compensar na sua cancha administrativa a sua inexperiência eleitoral. É uma briga boa.

E aqueles que pensam que a eleição já está definida, um aviso: Entre indecisos e volúveis, o Datafolha registrou na semana passada um percentual de 24%. Uma parte deste grupo não sabe ainda em quem votar. A outra já decidiu, mas pode mudar seu voto. E é em busca deste pessoal que marqueteiros e candidatos se esmerarão a partir de hoje. Enfim, a campanha começou.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Sou mais o Totó

E assim começamos mais uma semana. Com frio – ainda com frio. Mas o pessoal do tempo diz que as temperaturas se elevarão nos próximos dias, o que é um ótimo sinal. Tomara que acertem.

Outra notícia boa é que o Grêmio voltou a ganhar. Dois gols a zero contra o Goiás, em casa, na verdadeira estreia do técnico Renato. A de quarta-feira, vamos combinar, não valeu, já que ele chegou em cima da hora do jogo. Falando em Grêmio, soube agora pela manhã que a direção decidiu isolar o time, antecipando sua ida para o Nordeste, onde joga com o Ceará no final de semana. A intenção é não contaminar a equipe na semana que o Colorado se tornará Bi Campeão da América. Está bem, mas e o restante dos gremistas que não podem viajar?

Outra nota positiva é a de que o Guarany de Camaquã estreou com vitória na Copinha. Bateu no Sylvio Luis o Bagé por 2 a 0. Segundo me passou o Clóvis Bagé, que comentou o jogo, o time sobrou em campo. Legal. Muito bom!

Mas antes da comemoração do título do Internacional, na quarta-feira, teremos a abertura do horário político gratuito. Amanhã os candidatos a presidente, governador, senadores e deputados invadirão nossas TVs para tentar nos levar o nosso sagrado votinho. Admito que estou curioso para ver como se apresentarão Dilma, Serra, Tarso, Fogaça. Gosto destas superproduções. Olho elas como de fato as são: pura dramarturgia. Mas não sei não. A novela do Totó anda muito boa. Essa gente do botox eleitoral terá de se superar.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Projeto de sinalização turística da Centro-Sul é entregue na Setur

A presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce (AD Costa Doce), Stela Tolotti Machado, entregou, na última terça-feira, em Porto Alegre, na Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer, o projeto de sinalização turística da região Centro-Sul. O plano foi recebido pelo secretário da pasta, Heitor Gularte.

O projeto, desenvolvido pela AD Costa Doce, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Centro-Sul, prevê a sinalização de nove municípios: Arambaré, Barra do Ribeiro, Camaquã, Dom Feliciano, Guaíba, Mariana Pimentel, Sertão Santana, Sentinela do Sul e Tapes. “Acredito que até o final do ano, antes mesmo do natal, nós já tenhamos essas placas instaladas na região”, afirma Gularte. Segundo ele, a região da Costa Doce foi a primeira a encaminhar o projeto finalizado.

De acordo com Stela, das 112 unidades a serem instaladas, 13 contêm informações turísticas, divulgando a área, e 99 são placas informativas, nos acessos às cidades. O investimento total nesse projeto é de R$ 123,2 mil. “Esta medida vai mostrar o que cada município tem de melhor e mais bonito. Este é o primeiro passo que está sendo dado de sinalização na região Centro-Sul”, disse.

Os municípios irão participar o do financiamento da ação com contrapartida de R$ 15 mil, cabendo à Setur pagar os R$ 102,2 mil restantes. O projeto seguirá o mesmo padrão de sinalização que está sendo instalada na Zona Sul do Estado.

Inauguração e irrigação

Mais de cem pessoas participaram da inauguração do Comitê Zona Sul do deputado federal Mendes Ribeiro Filho.. Com palavras de incentivo, o parlamentar foi saudado por amigos, simpatizantes, militantes e correligionários.

A base eleitoral, localizada na Rua Wenceslau Escobar, bairro Tristeza, será mais um espaço disponível para que as pessoas tenham acesso a materiais de campanha e informações sobre o trabalho do parlamentar.

Para o deputado, a inauguração do novo comitê tem significado simbólico, pois a Zona Sul foi durante muito tempo a região onde viveu, na Capital.

Enquanto isso, mesmo em meio ao fogo cruzado da campanha, que tem ele como coordenador da chapa de José Fogaça, o deputado peemedebista comemora a assinatura da ordem de serviço que autoriza o início das obras do projeto de Irrigação da Costa Doce.

A iniciativa, que teve a ação direta do gabinete de Mendes nas negociações junto ao governo federal, consiste na instalação de estruturas que deverão transferir água da Lagoa dos Patos a três pontos entre Arambaré e Tapes. Com investimento de mais de R$ 40 milhões, a obra já deverá causar impacto nas safras de arroz de 2011 e 2012.

PT de Camaquã se abraça a Zelmute e Bohn Gass

Em jantar realizado nesta quarta-feira 11, o PT de Camaquã oficializou seus apoio aos nomes de Zelmute Oliveira enElvino Bohn Gass a deputados estadual e federal, respectivamente.
O evento, realizado na sede da cantina, contou com as presenças de lideranças petistas de Camaquã, Arambaré, Dom Feliciano, Sentinela do Sul, Tapes e São Lourenço do Sul.

Entusiasmado, o vereador camaqüense José Carlos Copes justificou o apoio local: “O Zelmute Oliveira atuou intensamente em benefício da região; já o Elvino, em seus três mandatos na Assembleia Legislativa esteve sempre ao lado da agricultura familiar e do desenvolvimento sustentável”.

Manchetes da Gazeta Regional, edição/13 de agosto








Animação para estreia de domingo
Entrosamento com o longo período de treinamentos e, principalmente a vitória no amistoso contra o atual campeão da segundona gaúcha, faz com que o clima seja de tranquilidade e confiança na equipe do Guarany que estreia neste domingo (15) na Copinha RS.

Polícia prende traficante com 191 pedras de crack
Homem foi levado ao presídio de Camaquã após ser pego com crack e arma de fogo. Ele é filho de senhora de 65 anos conhecida como “Vovó do Tráfico”, presa meses atrás.

Eleições 2010
Lista parcial dos mesários na região


Cultura

Teatro de bonecos é atração em Camaquã

Arambaré

Secretariado municipal passa por alterações

Camaquã
Entrega de Carteiras de Trabalho é normalizada

Polícia
Adolescentes são presos por tentativa de assalto

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Troca na administração de Arambaré

O governo Alaor Pastoriza Ribeiro (PMDB) teve mudanças em sua composição. Depois de seis anos à frente da Secretaria da Administração e da Fazenda, Renato Centeno solicitou seu afastamento. Em seu lugar assumiu Vacilio Ramos Loureiro, o Vasco, que vinha respondendo pela pasta do Planejamento. No lugar de Vasco, assume Marcelo Muniz, que até então assessorova a Câmara de Veereadores do município.

Zezé di Camargo comemora aniversário na Capital

No dia em que completa 48 anos de idade, Zezé di Camargo vai comemorar em terras gaúchas. Isso porque foi aberta uma sessão extra do show da dupla Zezé di Camargo & Luciano, na terça-feira, dia 17 de agosto, aniversário do cantor. Por conta desta data festiva, serão exibidas cenas do filme “Dois Filhos de Francisco”, enquanto a dupla canta “No dia em que saí de casa”.

Serão espetáculos com novidades nos cenários e no repertório, incluindo detalhes que estão sendo especialmente pensados. “É um show montado para teatro, com uma concepção diferente de casas de espetáculos e de rodeios ou exposições”, afirma Zezé. As duas apresentações (17 e 18 de agosto) fazem parte do projeto Alma Sertaneja, parceria do jornal Diário Gaúcho e H4/Hits Entretenimento. Os shows ocorrerão no Teatro do Sesi (Av. Assis Brasil, 8787 – Bairro Sarandi) e a censura é de 12 anos.

Os ingressos já estão à venda nas Lojas Multisom (Rua dos Andradas, 1001; Shopping Iguatemi e BarraShoppingSul); na rede Asun Supermercados em Porto Alegre (Av. Cavalhada, 2985 e Av. Bento Gonçalves, 68) e em Cachoeirinha (Av. Flores da Cunha, 952). Na bilheteria do Teatro do Sesi, somente nos dias de apresentação, a partir das 19h. Telentrega pelo Ingresso Rápido

Paulo Dora empresta nome a posto de saúde

A fim de homenagear o médico Dr. Paulo Cardoso Dora, homem público solidário e profissional dedicado da área da saúde que atuou por mais de cinqüenta anos na comunidade, o Posto de Saúde do bairro Carvalho Bastos passou a ser denominado “Posto de Saúde Dr. Paulo Cardoso Dora”. A cerimônia de homenagem foi realizada na terça-feira, 10, e contou com a presença de autoridades, amigos, familiares e profissionais da saúde.

A iniciativa através de um Projeto de Lei do vereador Rogério Duarte foi reconhecer o trabalho desempenhado: “O projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara, e é o mínimo pois o Dr. Dora merecia muito mais”, disse Duarte. A Lei Legislativa 1261 de 2009 denomina o local escolhido por ser a menina dos olhos do médico que se dedicava ao trabalho voluntário, principalmente voltado aos mais necessitados.

O secretário da Saúde, Reges Kulczynski, elogiou o desempenho do amigo como político e administrador: “Quando ele assumiu a Secretaria da Saúde a qualidade do atendimento em Camaquã melhorou infinitamente”, afirmou destacando que recebeu uma Secretaria perfeitamente organizada quando assumiu após a sua gestão. “Tento fazer alguma coisa parecida com o que ele fazia”.

O prefeito Ernesto Molon afirmou que Dora serve de exemplo ontem, hoje e sempre tanto na área profissional, como homem público e também como ser humano. “É uma satisfação para o poder público deixar um marco como lembrança para a sociedade do belo trabalho realizado”. A filha Luisa Bernadete Dora agradeceu em nome de toda a família pela homenagem: “Olhar para a saúde familiar e para as pessoas mais carentes representa bem o que foi o trabalho dele”, relatou emocionada.

sábado, 7 de agosto de 2010

Novo Ibope: Fogaça e Tarso oscilam. Yeda recua

Pesquisa Ibope sobre as eleições para governador, encomendada pelo Grupo RBS, indica que o candidato do PT, Tarso Genro, lidera a disputa ao Piratini com 37% das intenções de voto na modalidade estimulada — quando um disco com os nomes dos candidatos é apresentado aos entrevistados. José Fogaça, do PMDB, aparece em segundo lugar, com 31% das intenções de voto na mesma modalidade.

A governadora Yeda Crusius, do PSDB, que disputa a reeleição, ocupa a terceira posição, com 11%. O levantamento, realizado entre os dias 3 e 5 de agosto, indica empate técnico entre os dois primeiros colocados no limite da margem de erro — de três pontos, para mais ou para menos.

Em relação à pesquisa anterior do Ibope no Estado, realizada em julho, Tarso perdeu dois pontos (de 39% para 37%), enquanto Fogaça subiu outros dois (de 29% para 31%) e Yeda perdeu quatro (de 15% para 11%).

Na distribuição do eleitorado por idades, Tarso obtém seu melhor desempenho na faixa de 30 a 39 anos — com 42%, contra 29% do peemedebista e 10% de Yeda. Por gênero, Fogaça consegue o melhor resultado entre os homens, com 34% contra 37% do petista. Entre as mulheres, Tarso é o preferido por 38% do eleitorado, enquanto o peemedebista obtém 28% das intenções de voto.

Outro aspecto abordado pela pesquisa é o meio pelo qual o eleitor se informa ou pretende se informar sobre os candidatos. Dos entrevistados, em resposta múltipla, 63% espera pelo horário eleitoral obrigatório de TV, 57% pelos noticiários na TV e 40% por meio dos jornais impressos.

Instituto: Ibope
Solicitante: Grupo RBS
Período de campo: 3 a 5 de agosto
Tamanho da amostra: 812 eleitores
Margem de erro: três pontos percentuais, para mais ou para menos
Registro: no TRE, 35.561/2010, e no TSE, 21.914/2010

(Fonte: ZH)

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Seminário de Educação encanta educadores

O professor de hoje deve fazer a diferença na vida do aluno. Essa foi a frase mais repetida pelos palestrantes durante o 9º Seminário Nacional de Educação da Rede Municipal de Ensino de Camaquã realizado dias 5 e 6 de agosto, no auditório do Colégio Pastor Dohms.

O encontro contou com renomados profissionais com diferentes formações e experiências diversas que trouxeram aos educadores uma pausa para refletir sobre o ensinar e o aprender abordando o tema “Ressignificar a Educação: Desfazendo os Nós e Fortalecendo os Laços”.

No evento realizado pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação a palestra de encerramento do filósofo, teólogo, cantor e professor Adroaldo Lamaison mostrou a todos que é possível sim fazer a diferença não só na vida do aluno mas também nas demais vidas que nos cercam.

Intercalando músicas tocadas ao violão com conselhos e reflexões, Lamaison contou sobre a sua história de vida e sobre a importância que o professor tem na vida de cada aluno: “Meu professor de matemática fez a diferença na minha vida, graças a ele eu sou uma pessoa melhor hoje e cada pessoa tem o poder de ser um agente de mudanças”, enfatizou.

Entre os pontos destacados por ele, despertar o prazer pelo aprendizado, pela leitura, por fazer o bem e ser uma pessoa solidária são pontos chave para que o jovem de hoje esteja mais preparado para a vida no futuro: “Devemos educar para desenvolver a inteligência e não apenas a memória.

Com qual objetivo educamos nossos jovens hoje? Para o vestibular, para conseguir emprego, para ser rico ou para a vida?”, questionou. Para o filósofo a solução está muito na alegria e na paixão que o professor demonstra pela sua profissão e pela educação: “Motivação é contagiante e os alunos captam o estilo do professor já no primeiro dia de aula”.

Na abertura do evento, a palestra sobre o tema central com o bacharel e licenciado, mestre em Geografia Humana e doutor em Educação, Valther Maestro, prendeu a atenção dos participantes sobre como os recursos da modernidade afetam a educação.

Valther comparou as gerações como analógica e digital. “A geração atual, digital, gosta de por a mão na massa, gosta de saber do que se trata antes de ler sobre o assunto. Os jovens de hoje gostam do contato físico, vivem empoleirados, e gostam de usar as tecnologias.

Possuem foco no sucesso pessoal e, para isso, buscam referências. E essa referência deveria ser um professor. E nós temos todas as condições de voltar a ser referência, mas precisamos trabalhar para isto”, complementa.

Maestro seguiu o sonho de ser professor e trocou de curso antes mesmo de se matricular. Após ter passado em primeiro lugar para medicina no vestibular da USP, abriu mão do sonho de sua mãe e cursou a faculdade de Geografia.

Ele comenta que na escola existem três tipos de professor: “O dador de aulas, que só transmite o conteúdo, o que profetisa, e que é só ouvi-lo e segui-lo, e o educador, que é o que consegue transmitir a informação e transformá-la em conhecimento”.

(Gabriela Brito/Assessoria Imprensa Prefeitura de Camaquã)

Dilma elegante, mas nervosa demais

Assisti, ontem à noite, a um debate muito travado e pouco produtivo entre os candidatos à Presidência da República. Temas que gerariam um maior confronto entre os dois principais nomes da corrida foram deixados na gaveta e ambos pecaram pelo excesso de números apresentados. No debate da Bandeirantes, que apresentou em seu pico de audiência apenas cinco pontos percentuais na Grande São Paulo (acredito que no RS esses números devam ter sido maiores) serviu mais como um quebra-gelo.

Fotos: Fernando Donasci/Reuters
Chamou atenção o contraste das posturas de José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Macaco velho em debates e tribunas, Serra se prevalecia de sua experiência contra uma elegante, porém, nervosa Dilma. A comparação entre os governos Lula e FHC veio no segundo bloco, com o tema geração de empregos sendo provocado pela própria Dilma. Serra parecia não esperar a intervenção e foi um tanto quanto esparso.

Já com relação aos outros dois candidatos, Plínio de Arruda Sampaio (PSol) e Marina Silva (PV), eles cumpriram seus papéis. Plínio foi bem e angariou simpatia, já que tornou o encontro mais descontraído. Já Marina, com sua apelativa tentativa de buscar identificação popular pelo seu passado pobre, cansa. Perdoe-me os seus defensores, mas sua imagem frágil, que acentua mais ainda seu coitadismo estratégico, lembra muitos personagens, menos uma líder de nação.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Debate

Estou comentando pelo Twitter o debate da Bandeirantes. Ele começou a pouco e todos parecem muito nervosos. Inclusive os técnicos e o apresentador.

Manchetes do jornal Gazeta Regional/edição 1223








Perseguição acaba com morte de criminoso
Após assalto, perseguição e troca de tiros, jovem camaquense com extensa ficha criminal acaba morto, na noite da segunda-feira (02). Entre as acusações contra ele, assaltos, tráfico de drogas, furto e homicídio.

Uma noite de ações da BM
Equipe da Gazeta Regional acompanhou o policiamento pelas ruas de Camaquã, retratando parte do que acontece durante as noites nas ruas de diversos bairros da cidade e o trabalho dos policiais militares

Arambaré

Autorizadas as obras de irrigação pela Laguna dos Patos

Região
Daer anuncia entrega de obras em rodovias em até dois meses

Taça Zona Sul

Definido a calendário de jogos para o segundo turno

Cultura

Arambaré tem Feira do Livro com programação especial para crianças

Polícia

Camaquense é encontrado morto na BR-116 próximo a Cristal

Camaquã: abre hoje o Seminário de Educação

Inicia nesta quinta e sexta-feira, dias 5 e 6 de agosto o 9º Seminário Nacional de Educação da Rede Municipal de Ensino de Camaquã, no auditório do Colégio Pastor Dohms. Realizado pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação o evento abordará nesta edição o tema “Ressignificar a Educação: Desfazendo os Nós e Fortalecendo os Laços” com o objetivo de ampliar o entendimento dos educadores na questão.

A abertura do evento ocorre no dia 5, às 19h, com a palestra de Valther Maestro, bacharel e licenciado, mestre em Geografia Humana e doutor em Educação sobre o tema central. Na sexta (6) pela manhã são realizadas as mesas temáticas com temas diversos como Excelência no Trabalho, Primeira Infância, Aprendendo com as Diferenças e Bullying Escolar. À tarde, é a vez do filósofo, teólogo, cantor e professor Adroaldo Lamaison desenvolver a palestra “De Bem com a Vida para Motivar, Educar, e Desenvolver Pessoas”.

Programação
5 de agosto - quinta-feira

18h – credenciamento

19h – cerimônia de abertura

Palestra: “Ressignificar a Educação: Desfazendo os Nós e Fortalecendo os Laços” – Valther Maestro (SP) - bacharel e licenciado, mestre em Geografia Humana e doutor em Educação

6 de agosto - sexta-feira

8h30min – Mesas temáticas

1 – “A Excelência no Trabalho do Profissional da Educação” – Arno Arlindo Berger (RS) – teólogo, filósofo, educador e pós-graduado em Administração – Auditório Colégio Pastor Dohms

2 – “O Estímulo às Potencialidades Construtivas da Criança na Primeira Infância” – Edite Guilhon (Chile) – pedagoga, especialista em inteligências múltiplas, ensaio comparativo Montessori e inteligências múltiplas – Auditório Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social

3 – “A Escola Aprendendo com as Diferenças” – Rosângela Machado (SC) - pedagoga, mestre e doutoranda em Educação – Cine Teatro Coliseu

4 – “Bullying Escolar: a Prevenção Começa pelo Conhecimento” – Renata Lessa Sampaio (RS) – psicóloga, pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e mestre em Educação

14h – Palestra: “De Bem com a Vida para Motivar, Educar e Desenvolver Pessoas” - Adroaldo Lamaison (RS) - filósofo, teólogo, cantor e professor - Auditório Colégio Pastor Dohms

terça-feira, 3 de agosto de 2010

PUBLICIDADE

Registro indeferido

Deputada federal Maria do Rosário (PT) acaba de ter sua candidatura cassada pelo TRE. Ela foi candidata a prefeitura da Capital, em 2008.

Foi Maria do Rosário que articulou, ao lado do marido Eliezer Pacheco, a vinda da escola técnica federal para Região Centro-Sul.

Bebé volta a Camaquã

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com o Teatro Bebé traz a Camaquã neste fim de semana, em duas únicas apresentações, o espetáculo “Bebé, o Rei do Riso”. Será dias 7 e 8, às 20h30min, no Cine Teatro Coliseu. Ingressos limitados à venda no Coliseu.

Leg