quinta-feira, 26 de agosto de 2010

AUD e Irga reúnem centenas de produtores no Banhado

Mesmo com toda a chuva desta quarta-feira, mais de 200 produtores de arroz participaram do 2º Seminário de Arroz Irrigado de Camaquã e 10º Clico de Palestras AUD-IRGA. O evento, realizado no Núcleo 2 do Banhado do Colégio, reuniu também técnicos, empresas e lideranças do setor primário. Na abertura do encontro, pela manhã, estiveram o prefeito Ernesto Molon, e os presidentes do Irga, Maurício Fischer, e da AUD, Antônio Longaray.

A apresentação dos dados da safra 2009/20010, a meteorologia do tempo para 2010/11, assim como as perspectivas de mercado são alguns dos itens que compuseram os painéis do dia. Num dos painéis, empresas patrocinadoras apresentaram seus produtos.

Técnico da área de pesquisas e fertilizantes do Irga, o agrônomo Rodrigo Scheifeldt chamou a atenção dos produtores sobre uma negativa marca da lavoura de arroz de Camaquã. a baixa e má aplicação de adubos.

Responsável pela Planíce Costeira interna do Interna do Irga, que abrange Camaquã, o engenheio Carlos Nassif enalteceu a manutenção da média de produtividade e alertou para a necessidade da antecipação da semeadura para outubro.

Antônio Longaray defendeu o uso das ferramentas técnicas disponibilizadas para o aumento da lucratividade. Para Longaray, o serviço prestado pelo Irga em Camaquã é um exemplo deste respaldo.
Em relação às oscilações da comercialização do arroz, queixa permanente dos produtores, o presidente da AUD tem uma convicção: “enquanto houver essa dependência dos produtores pela armazenagem da indústria a nossa autonomia de comercialização sempre será comprometida”, completou Longaray.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg