terça-feira, 31 de agosto de 2010

Projeto Agroecológico tem reunião de apresentação a produtores

Representantes de 25 famílias de pequenos produtores participaram no dia 25 de uma apresentação sobre o funcionamento do projeto tecnologia social de Produção Agroecológica Sustentável e Integrada - PAIS promovido pelo SEBRAE, a Fundação Banco do Brasil e o Ministério da Integração Nacional. O coordenador geral do projeto Rogério Dalló e o engenheiro agrônomo e coordenador técnico Leo Giacomo Venzon com o apoio da Fundação Educação para o Associativismo explicaram as etapas e regras para participar.

O Sistema Pais integra técnicas simples de produção agrícola para minimizar impactos sociais e ambientais através de uma proposta que consiste na produção integrada de aves, hortaliças e frutas com aproveitamento cíclico. Para iniciar o empreendimento as famílias recebem o KitPais, consultoria técnica e monitoramento durante dois anos para a execução de todas as etapas, desde a escolha e preparo do terreno até a venda da sua produção. Em cinco anos, cerca de seis mil famílias aderiram e implantaram o Pais que tem como metas produzir alimento saudável para o sustento da família, incrementar a renda com a comercialização do excedente e ainda a preservação do meio ambiente.

O projeto com duração de 18 meses será implantado a partir de setembro em seis municípios do RS: Camaquã, Erechim, Alegrete, Jaguarão, Canguçu e Vale do Sol. “A idéia é ver como esta tecnologia se dá em diferentes realidades, terrenos e culturas”, explica Dalló. No dia 15 de setembro ocorre a primeira reunião de capacitação e nos três últimos meses do ano ocorre a instalação dos kits nas propriedades. Esta tecnologia social foi idealizada pelo engenheiro agrônomo angolano Aly N’Diaye, ele implantou esta idéia na Fazenda Palmeiras, do ator Marcos Palmeira do qual hoje é sócio.

O município de Camaquã foi escolhido pelo trabalho que já vem sendo desenvolvido na área, com a mobilização da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar - Fetraf.- Sul e do Sindicato da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar – Sintraf-Sul. O presidente do Sintraf-Sul, Denis Peglow afirma que a organização da Feira do Produtor foi ponto determinante para a escolha e que apresentou o projeto junto com o coordenador da Fetraf-Sul, Paulo Tavares.

Conforme a coordenadora da entidade em Camaquã, Marivone Tavares, o projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento é uma excelente oportunidade de diversificar a produção: “Um dos objetivos é trazer mais qualidade de vida para o pequeno produtor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg