sábado, 28 de agosto de 2010

A boa impressão de São Lourenço

Por sugestão do amigo e leitor deste blog Silvestre Klering, reproduzo lá embaixo, neste post, a coluna do jornalista Moisés Mendes, na edição de Zero Hora desta última sexta-feira.

Mendes, natural de Livramento, discorre sobre a decadência urbanistica de sua cidade. E isso, cá entre nós, é tarefa para lá de desprazerosa. Ao mesmo tempo em que aprsenta as prováveis causas da feiúra da fronteiriça Livramento, registra São Lourenço do Sul como exemplo de terra bonita.

Faz tempo que falo neste Blog sobre São Lourenço. Alguns conterrâneos de Camaquã até já me chamaram a atenção, em forma de critica, que falo demais da cidade vizinha, coisa e tal.

O fato é que passei a amar essa cidade e tenho muitos amigos ali. E sempre que posso, longe ou perto, falo com entusiasmo da metamorfose de conceitos - admistrativo e comunitário - que passa a aconchegante SLS.

Mas isso não se faz do nada. São pessoas como o amigo Silvestre, que se orgulham de viver neste pago luso-afro-alemão que fazem São Lourenço encher os olhos. Silvestre não tem cargo de confiança na prefeitura, ou seja, não está na folha de pagamento do município. Mas todos os dias do ano, ele reserva uma parte do tempo para pensar numa forma de aperfeiçoar uma das marcas da cidade: o Reponte da Canção. E toda a semana, faça sol ou chuva, ele está lá, reunido com os parceiros Noé, Simone, Maurício e outros colaboradores da organização. Objetivo: tornar melhor o maior evento de sua terra. O Silvestre e seus parceiros amam o Reponte. Amam sua São Lourenço.

E em nome deste amigo querido, da sua família, o titular deste Blog faz essa homenagem singela aos orgulhosos lourecianos, neste fim de semana.

Sobre Livramento, onde morei no final da década de 80 e onde fiz grandes amigos, acrescento que a cidade e seu povo são inesquecíveis.

Mas parou mesmo. Estive há dois ou três meses lá para trabalhar num jogo do Guarany de Camaquã. Observei aos meus amigos de jornada sobre como a cidade está velha, num contraponto chocante à comercial Rivera.

De Livramento, lembrei-me de uma figura que muito me marcou à época. Foi a do professor Ângelo. Uruguaio de Montevideo, era um paisano viúvo, aposentado e que sabia de tudo. Ele com mais de 70 anos, tranquilamente. Eu, nas convicções confusas dos meus 18 ou 19.

Conversávamos sobre tudo Ângelo e eu. Como tinha conhecimento aquele senhor magro, levemente corcunda e de cabelos branquinhos igual a algodão. A política e a história dos países do Mercosul eram os assuntos preferidos.

Foi num dos finais de tarde de verão, numa calçada da arborizada Silveira Martins (a mais bonita de Livramento), entre um mate e outro, que me foi apresentado "As Veias Abertas da Amérca Latina". E foi tão elucidador aquele livro em espanhol que me fora presenteado pelo Ângelo! Barbaridade.

Que saudade do amigo Ângelo. E parafraseando o texto do Mendes: por onde anda o Ângelo? Será que ele ainda anda?

Já com relação ao amigo Silvestre, obrigado pela oportunidade de lembrar. E como é bom saber que em breve poderemos estar juntos.

Eis a coluna de Mendes:

Por que uma cidade fica feia?

O argentino Lescano tinha uns 70 anos e comia ovos cozidos enquanto fazia caricaturas no meu tempo de Livramento. Levava um vidro com salmoura para o jornal, enfiava uma colher e ia devorando uma dúzia de ovos enquanto caricaturava alguém para as páginas de A Plateia. Nanquim no papel, traço vigoroso, limpo, esse traço clássico dos desenhistas platinos.

Lescano saía tarde da noite do jornal e ia jogar no cassino de Rivera, de terno de linho branco surrado, sempre silencioso, lento, com o olhar na calçada. Levava o vidro vazio sob o braço. Voltava no dia seguinte, o vidro cheio de ovos cozidos, os bolsos vazios.

Lembrei do Lescano, do Santamaría, João David, Basile, João Afonso, Gringo Alvim, do Martín Correa e do Pintinho quando estive em Livramento há pouco.

O mestre Basile morreu. Santamaría, Martín e Alvim eu sei por onde andam. Lescano estaria hoje com uns 105 anos. Teria durado tanto comendo ovos cozidos todos os dias? Ninguém soube me dizer, nem o Duda Pinto, que sabe tudo da cidade.

Claro que a Livramento por onde Lescano circulava, como se carregasse o caixão de Perón e toda a melancolia argentina dos anos 70 naquele vidro com ovos, não existe mais. Mas a cidade vista hoje por quem chega de fora é um desses mistérios que acionam uma pergunta incômoda: por que um lugar se degrada e se desfigura? Será por que os atrativos do freeshop de Rivera relegaram Livramento à condição de extensão do Uruguai?

Como deixaram a linha de fronteira que divide as cidades ser tomada pelos ambulantes, que fizeram sumir entre as barracas os galgos da praça dos cachorros? Que desatenção encascurrou casas e edifícios bonitos e transformou o belo Palácio Moyses Vianna da prefeitura num ambiente assustador? Que mecanismo paralisou Livramento?

Alguém disse, há muito tempo, que Livramento é a mais carioca das cidades gaúchas. É uma boa definição para um lugar em que a convivência de brasileiros e uruguaios resulta num tipo único, cordial, alegre, boêmio, festeiro. O santanense é o mais suave dos fronteiriços. Por que a cidade dessa figura faceira perdeu a graça?

*

Enrique Peñalosa, o ex-prefeito que civilizou Bogotá com ciclovias e espaços públicos de convivência, diz que as cidades não são bonitas e agradáveis por que são ricas. Quem for a São Lourenço, na zona sul, terá um exemplo do que Peñalosa pensa. A minúscula São Lourenço é uma cidade agradável, limpa, com prédios pintados, e não é rica. Percebe-se que cuidam de São Lourenço há muito tempo.

E o que se passa com Livramento? Pode ter sucumbido a uma crise de autoestima? O comércio do freeshop, que aos poucos também degrada Rivera, transformou a fronteira aberta entre as cidades gêmeas num cenário de invasores. Compra-se tudo e com voracidade, de azeitona à TV de LCD, do lado de lá. Livramento é só o ponto de passagem. O real forte e a classe média em expansão podem ser parte de uma explicação, ou podem também ser apenas uma desculpa.


(O texto acima foi escrito por Moisés Mendes -ZH 27/08/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg