quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Em nome do diálogo

Por quase duas horas, o prefeito Ernesto Molon (PMDB) se reuniu, ontem pela manhã, com a imprensa local. Numa conversa objetiva e produtiva, falou das atuais ações e planos, apresentou investimentos e também ouviu sugestões dos convidados.

Merece aplausos a iniciativa do Gabinete de abrir suas portas para o diálogo. Não é pouco o que o governo tem a mostrar. Também não é pouco o que os segmentos têm a dizer, a sugerir.

Falou-se de tudo um pouco neste café. De assuntos mais complexos ao mais simples. O trânsito, por exemplo, foi uma das pautas. Para tentar organizar o fluxo e, principalmente os estacionamentos do Centro da cidade, servidores passarão, a partir do mês que vem, a orientar motoristas. A medida é simples, mas deve ser eficaz, já que um das soluções do trânsito é justamente a reeducação dos motoristas.

Foram também anunciados por Molon números dos programas sociais mantidos pela prefeitura em parceria com as demais esferas governamentais, o melhor aproveitamento da Praça Zeca Netto nos finais de semana, a promoção do Nota Parceira em Camaquã, na qual alunos e escolas que reunirem cupons fiscais do comércio local receberão prêmios.

Registro também um ponto da conversa: o prefeito quer a história da imigração pomerana valorizada. Para isso pretende construir um memorial no marco de chegada destes imigrantes. Essa casa do imigrante seria construída na Santa Auta, sendo referência deste público e seus descendentes, que diga-se tem seu passado ainda pouco valorizado aqui.

Não se falou em emendas, projetos fantasiosos ou ações mirabolantes. Se falou no acessível, no praticável.

O primeiro ano e meio de governo Molon foi tenso, criticado e até instável. Isso é inegável. Mas ontem, me parece, houve um movimento notório na tentativa de reverter isso. Reconhecer quando e onde se erra, ouvir e aplicar sugestões é um gesto que deve ser compreendido como algo grande.

As reuniões matinais não ficarão restritas à imprensa. Foi anunciado que outros setores serão convidados a falar.

Todo o homem público quer deixar uma boa lembrança, uma marca positiva. Com Molon não é diferente. Ao promover o diálogo com a sociedade, Molon dá um grande passo para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg