sábado, 7 de agosto de 2010

Novo Ibope: Fogaça e Tarso oscilam. Yeda recua

Pesquisa Ibope sobre as eleições para governador, encomendada pelo Grupo RBS, indica que o candidato do PT, Tarso Genro, lidera a disputa ao Piratini com 37% das intenções de voto na modalidade estimulada — quando um disco com os nomes dos candidatos é apresentado aos entrevistados. José Fogaça, do PMDB, aparece em segundo lugar, com 31% das intenções de voto na mesma modalidade.

A governadora Yeda Crusius, do PSDB, que disputa a reeleição, ocupa a terceira posição, com 11%. O levantamento, realizado entre os dias 3 e 5 de agosto, indica empate técnico entre os dois primeiros colocados no limite da margem de erro — de três pontos, para mais ou para menos.

Em relação à pesquisa anterior do Ibope no Estado, realizada em julho, Tarso perdeu dois pontos (de 39% para 37%), enquanto Fogaça subiu outros dois (de 29% para 31%) e Yeda perdeu quatro (de 15% para 11%).

Na distribuição do eleitorado por idades, Tarso obtém seu melhor desempenho na faixa de 30 a 39 anos — com 42%, contra 29% do peemedebista e 10% de Yeda. Por gênero, Fogaça consegue o melhor resultado entre os homens, com 34% contra 37% do petista. Entre as mulheres, Tarso é o preferido por 38% do eleitorado, enquanto o peemedebista obtém 28% das intenções de voto.

Outro aspecto abordado pela pesquisa é o meio pelo qual o eleitor se informa ou pretende se informar sobre os candidatos. Dos entrevistados, em resposta múltipla, 63% espera pelo horário eleitoral obrigatório de TV, 57% pelos noticiários na TV e 40% por meio dos jornais impressos.

Instituto: Ibope
Solicitante: Grupo RBS
Período de campo: 3 a 5 de agosto
Tamanho da amostra: 812 eleitores
Margem de erro: três pontos percentuais, para mais ou para menos
Registro: no TRE, 35.561/2010, e no TSE, 21.914/2010

(Fonte: ZH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg