quinta-feira, 29 de abril de 2010

Camaquã: secretário da Fazenda pede para sair

Napoleão Kasprzak (PP) não é mais o secretário da Fazenda de Camaquã. Ele se desliga do cargo após sete anos de atuação ininterrupta. A saída foi confirmada pelo prefeito Erneso Molon (PMDB), em entrevista à Rádio Camaquense na manhã desta quinta-feira. Ele foi nomeado a titularidade da pasta em 2001, pelo então prefeito João Carlos Machado (PP). Em 2007, quando assumiu o governo, Molon o manteve no cargo.

Responsável pela recuperação do equilíbrio e da credibilidade do setor de finanças do município, Kasprzak, bancário aposentado, vinha sofrendo pressões desde a posse de Molon. O PMDB forçava sua saída com a intenção de ocupar uma pasta considerada politicamente estratégica da administração.

Molon resistia, mas os ruídos entre os dois aumentavam – técnica e politicamente. Na medida em que aumentavam as insatisfações de Molon pelo fato de metas fazendárias não terem sido alcançadas na transição orçamentária de 2009-2010, Kasprzak mostrava impaciência com a forma de agir política do chefe.

A entrevista dada ao jornal Gazeta Regional há algumas semanas, na qual Molon criticava rispidamente a oposição e sua base no Legislativo, deixou a direção do PP e Napoleão indignados. A matéria foi veiculada uma semana depois de o PP convocar Molon, durante três horas num sábado de manhã. O encontro tinha o objetivo de orientar as ações do prefeito.

As críticas do secretário, feitas a interlocutores chegaram ao gabinete. Após uma conversa no início da semana com Molon, Kasprzak pôs seu cargo à disposição a um resignado Molon. Para o seu lugar, Molon convidou o primo Leonardo Lorenzetti , que atuou na tesouraria do Hospital Nossa Senhora Aparecida. Trabalhando em Canoas, Leonardo já foi convidado por Molon e deverá assumir o posto na próxima semana.

Em duas semana essa é a segunda baixa do governo. No dia 16, o professor Jorge Jardim tinha se despedido da Secretaria de Educação.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Guarany sofre, mas bate o 14 em casa

O torcedor do Guarany sofreu quase até final, mas acabou dando tudo certo. Com Gols de Flaviano (2) e Fábio, o Guarany bateu o surpreendente 14 de Julho, de Livramento. Todos os gols foram na segunda etapa, com o mandante abrindo o placar com o centroavante Flaviano. O 14, que teve um atleta expulso, empatou com Enzo e teve um pênalti a seu favor. Com uma estreia impecável, o goleiro André defendeu a cobrança.

O jogo permaneceu empatado até os 43 minutos, quando Fábio fez de cabeça. Logo depois, Flaviano ampliou. o Guarany, que agora vai a 12 pontos, jogou com vários desfalques. O meia Bi, que perdeu o pai na noite de terça-feira foi um deles. O capitão Luciano Correia, machucado, foi outro.

Os camaquenses, que permanecem ativamente na disputa da vaga para a próxima fase com 12 pontos, jogam domingo, em Rio Grande, contra o São Paulo. Nesta noite jogam Bagé x Rio Grande. Amanhã, o Guarany de Bagé pega o São Paulo. Ambos os jogos são em Bagé.

Prefeitura e Lions entregam óculos

Na quinta-feira, 22, aconteceu a cerimônia de entrega dos óculos da tradicional Campanha da Visão da Unidade Móvel do Lions Club.

A campanha em Camaquã, foi realizada através de uma parceria do Lions Club Camaquã com a Secretaria Municipal de Educação, que contou com o apoio da Ótica Ponto de Vista.

A Campanha da Visão existe em Camaquã há 10 anos e é um projeto permanente do Lions Internacional que ajuda à crianças carentes com problemas visuais, com o objetivo de destacar a importância de erradicar a cegueira evitável e melhorar a visão.

Através do projeto, crianças carentes da rede municipal de ensino que possuem algum problema de visão passam por uma triagem e são encaminhadas para uma consulta oftalmológica na Unidade Móvel do Lions e constatada a necessidade recebem os óculos.

Nesse ano, cerca de 150 crianças foram selecionadas pelas Escolas Municipais e passaram pela triagem do Centro Multidisciplinar que escolheu as 80 crianças atendidas e beneficiadas pela Campanha. Os atendimentos foram realizados nos dias 16 e 17 de março.

Destes, 80 necessitaram de óculos. E Osbeneficiados compareceram na cerimonia de entrega, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, para receberem a doação, que neste ano foi a principal atividade do Lions que completou 50 anos, no dia 19 de abril.

PPV realiza Oficina de Fotografia para estudantes

O Programa de Prevenção a Violência (PPV) realizou uma nova atividade, na qual foi oferecida aos alunos da Escola Municipal Marina de Godoy Netto, no bairro Getúlio Vargas, área de atuação do PPV, uma Oficina de Fotografia.

O curso é ministrado por oficineiros da CUFA - Central Única das Favelas, que é uma organização nacional que surgiu através de reuniões de jovens de várias favelas do Brasil. A oficina incluiu mais duas aulas nos dias 26 e 30 de abril.

Participam 22 crianças e adolescentes com idade entre 09 e 14 anos. Eles tiveram noções básicas sobre a arte da fotografia, sua história, funcionamento dos equipamentos e palestras educativas.

A iniciativa tem por objetivo despertar o gosto pela fotografia em crianças e adolescentes, e dar uma visão diferente, trabalhando a prevenção da violência. A consultora Estadual do PPV em Camaquã, Fabiane Jorge da Silva, ressaltou que quanto mais próximos as crianças e jovens estiverem de oportunidades que os afastem de situações negativas, mais longe estarão do contato com a violência.

Estudantes disputam fase municipal do JERGS

O Ginásio Municipal de Esportes sediou na última quinta-feira, 22, a abertura dos Jogos Escolares do RS, envolvendo a participação de 21 escolas municipais e estaduais nas modalidades vôlei, futebol e handebol.

A partida inauguram de vôlei foi entre as equipes das escolas Otto Laufer e Sete de Setembro na categoria infantil masculino. Os jogos vão até o dia 14 de maio. Dias 26 e 27 foi disputada a modalidade handebol e 28 e 29 futsal.

O evento é uma promoção das Secretarias Municipal de Educação e Desporto e Juventude e professores de Educação Física e tem por objetivo integrar as escolas estimulando a prática da atividade física de crianças e adolescentes.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Covatti sempre quis

Há cerca de oito meses, escrevi neste espaço que Vilson Covatti, deputado federal do PP, trabalhava nos corredores com um objetivo: fazer o filho ser seu sucessor na Câmara e a esposa deputada estadual. Dentro do próprio PP, teve quem disse que este colunista delirava.

Pois bem, agora Covatti se declara. Ontem, colocou seu nome à disposição para ser vice da governadora em sua corrida à reeleição. Aspiração que este blog também havia antecipado.

E deverá ser. Mais cedo ou mais tarde PSDB e PP fecham. Para o público, o empecilho é a condição pepista de aliança na proporcional. Até é também, mas as exigência vão além disso, tendo a ver com maior participação de filiados do PP no bolo dos cargos de confiança.

João Carlos desistiu. O caçapavano Otomar Vivian, cuja postura se assemelha a do camaquense, também não quer ser candidato a nada. Qual será o próximo homem sério a não concordar radicalmente com a condução fisiológica pré-campanha da direção estadual do PP?

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Fogaça mostra intimidade com o Sul

O candidato ao governo do PMDB, José Fogaça esteve na Região Sul sexta e sábado. Com o vice Pompeo de Mattos (PDT), com o coordenador de campanha, deputado federal Mendes Ribeiro Filho (PMDB) e com o deputado estadual Sandro Boka (PMDB), o ex-prefeito da Capital esteve em Rio Grande na sexta-feira e no sábado em Pelotas.

Visitas
Nas reuniões com os apoiadores regionais, Fogaça mostrou familiaridade com a realidade e com as consequentes necessidades do Sul do Estado. Em Rio Grande, Fogaça andou de barco e visitou o Super Porto, além de passear pelo Calçadão,como mostra a foto de Nabor Goularte. Em Pelotas, a parada foi no Café Aquárius, com almoço no CTG Domingos José Almeida.

Fim do pesadelo
O ex-secretário estadual da Agricultura, João Carlos Machado (PP), anunciou publicamente, na semana passada, sua desistência de concorrer à uma cadeira da Assembleia Legislativa. Acima de tudo, foi o fim de um conflito pessoal que lhe atormentava.

Perfil
Na verdade, nunca se mostrou entusiasmado com a idéia de ser deputado – nem federal nem estadual. Numa conversa que tive com ele no início do ano, o então secretário foi de uma franqueza reveladora: “Não é meu perfil estar numa Casa (Legislativa) onde muito se discute e pouco se pode fazer”.

Pressão
Pressionado pelo partido e por apoiadores locais e estaduais, existia ainda a possibilidade do sacrifício pessoal - tanto que ele se desligou da secretaria no prazo estipulado pela Lei Eleitoral. A postura do PP nas negociações para campanha, no entanto, o fizeram desistir de vez do sonho que nunca foi seu.

Gota d’água
O leilão promovido pela Executiva do PP para vender seu apoio foi o argumento que João Carlos precisava para desembarcar da canoa de uma campanha legislativa, cujas chances de serem exitosas eram enormes.

Rio Grande
O jogo não foi bom em Rio Grande. Não só porque o Guarany perdeu, mas falo em qualidade mesmo de espetáculo. Em resumo, o Guarany foi com uma proposta de não perder. O Rio Grande não teve competência de atacar. O Guarany teve chance de marcar, mas não teve força. Um gol no segundo tempo definiu a história.

Rodada
Nenhuma surpresa na rodada da chave do Guarany. O Guarany de Bagé venceu de goleada o 14, em Livramento. O São Paulo matou o Bagé, em Rio Grande, também com escore alto. A tabela permanece sem alteração. O problema é que os adversários do Guarany pela vaga fizeram saldo.

Justo
Belo Grenal. Jogo pegado como há muito não se via. O resultado foi justo. O Grêmio foi superior na maior parte do tempo. Os 2 x 0 afirmaram Silas de vez e tornaram a reversão de resultado quase inviável.

Mudança de conceito
Chutado por Lula da corrida presidencial, ex- ministro Ciro Gomes (PSB) não detesta mais José Serra (PSDB) como antes. Para ele, “Serra é o mais preparado para administrar o País”. Política não é coisa séria mesmo para alguns. Não, para muitos.

Sondagem
O auxiliar legislativo do PMDB, Paulo Mecca não deve estar nenhum pouquinho a fim de novos desafios, além de folgado no pila. Segundo informação repassada pela assessoria da Bancada, o professor foi “sondado” para assumir a vaga de Jorge Jardim (PMDB), mas declinou.

Tá legal
O professor Mecca então preferiu se manter como assessor de vereador a ser secretário de Educação do seu município? Hahãm. Tá bem! O Mequinha não precisava dessa. Pensando bem, nem o vereador Ludgero precisava.

sábado, 24 de abril de 2010

Transmissão de Rio Grande e Guarany começa às 18h30min

Na cabine no Arthur Lawson, a partir da esquerda: Celiomar Garcia, Alex Soares, Silvio Pereira e Enon Cardoso
_______________
A correria impediu uma atualização mais ágil deste espaço desde o meio da semana. Porém, vamos lá. Já estou com os colegas da Rádio 1420 AM em Rio Grande, onde daqui a pouco, às 16h30min deste sábado, daremos início a mais uma transmissão da campanha do Guarany de Camaquã na Série B do Gauchão 2010.

O tempo em Rio Grande, assim como acredito esteja em toda região costeira da Lagoa, é feio, com a temperatura baixa. E o vento que sopra do mar deixa o outono com mais cara de inverno ainda.

E é nessa Rio Grande que o Guarany entra no gramado do Arthur Lawson, a partir das 19h. A principal missão: dar manutenção a boa fase de duas vitórias consecutivas. Na chave mais competitiva da atual fase, O Guarany enfrenta o lider Rio Grande, que com apenas um ponto (10) a mais do que o Guarany (9) lidera o grupo.

O Guarany, pelo que já soube, vem com uma mudança no ataque. Ao lado de Flaviano, joga Caçapava, que sempre tem entrado bem quando é chamado.

Uma vitória aqui coloca o Guarany na liderança absoluta da chave. Mas um empate não é um resultado ruim.

Para acompanhar a partida, escolha um dos programas ao lado e ouça o jogo ao vivo pela Tapense.

Bom jogo para todos nós!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Insistente, Guarany dobra o lider

Foi a melhor apresentação do Guarany desde que se profissionalizou. Não tenho dúvida alguma disso. E também a pior arbitragem de todas que acompanhei nos jogos da Segundona. Essas são as principais chamadas do jogo de ontem, entre Guarany de Camaquã e Rio Grande.

Foi convincente a vitória do Bugre ontem, no Silvio Luiz, porque o adversário era forte. O líder desta segunda fase. E isso é o que valoriza o desempenho do time camaqüense. Mesmo levando um gol bobo, aos 33 minutos de jogo, depois de um rebote gerado pela batida de uma falta, o Guarany em nenhum momento deixou de dominar.

E o Guarany atacou. Atacou sem piedade. A proposta do técnico do Rio Grande de fechar o meio campo, neutralizando o adversário na sua saída de bola, se mostrou insuficiente diante da qualidade de jogo demonstrada pelo Guarany.

Embalado pela numerosa torcida, que invadiu o Silvio Luiz numa tarde de feriado, o Guarany atacou, atacou e atacou. Não deu trégua. No primeiro tempo, predominantemente pela direita. E foi Kleiton, jogando como terceiro homem, as principais jogadas de fundo. Ele chamou o jogo, foi ousado e de seus pés nasceram as principais jogadas de ataque dos mandantes no primeiro tempo. No segundo cansou, foi substituído por Rodrigo e saiu aplaudido.

No segundo tempo, a pressão continuava, na medida que o Rio Grande se acorvardava. Prevendo que o colega de Rio Grande reforçaria seu setor direito de defesa, o técnico Geraldo Delamore decidiu modificar suas jogadas de ataque, apostando nas subidas de Silveira e na articulação de Ivan Lima pelo meio e na qualidade de Flaviano na frente.

Com meio campo mais solto, a postura ofensiva se acentuou. Aos 12 minutos, depis de cinco escanteios pró-Guarany, Flaviano marcou de cabeça. Ai começou a aparecer o juiz Eder Zanella. O gol foi anulado, depois de um primeiro tempo também de péssima arbitragem. Cinco minutos depois, ele marcou pênalti em favor do Guarany. O mesmo Flaviano bateu. Errou e Zanella, que viu o goleiro adiantado mandou repetir. Depois da pressão dos atletas do Vovô, que teve um deles expulso, Flaviano bateu bem e empatou.

Enquanto o juiz se complicava mais o Guarany continuava fiel à sua postura, não dando trégua à defesa do Rio Grande. Aos 35, Rodrigo virou, depois de jogada confusa dentro da área. O Guarany ainda foi para cima, mas acima de tudo administrou a vantagem. Estava derrubada a invencibilidade do líder da chave. E melhor, com o resultado, o Bugre passa a disputar as primeiras colocações da chave.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Nova batalha

Daqui a pouco comentou a nova nova batalha do Bugre camaquense na Segundona do Gauchão. A partir das 15h, a 1420 AM começa a transmissão de Guarany x Rio Grande. O jogo é no Estádio Silvio Luiz. Se vencer, o Guarany encosta nos líderes. O Vovô, como é conhecido o RG, é o cabeça da tabeça com 10 pontos. O Guarany é o quarto, com 06.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Stela Machado prega a participação da região em eventos turísticos nacionais

Camaquã sediou na quarta-feira, 14, mais uma reunião da Agência de Desenvolvimento da Costa Doce – AD Costa Doce. Participaram do encontro representantes de municípios da região, entre eles, o vice-prefeito de Pelotas, Fabrício Tavares, que manifestou o desejo o retorno da participação ativa de Pelotas na entidade.

No encontro, promovido no Teatro Coliseu, a presidente Stela Maris Tolotti Machado, secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer de Tapes, expôs os eventos importantes nos quais a presença da entidade seria imprescindível - como Expotchê (Brasília) e o Salão de Turismo (São Paulo).

Stela sugeriu a adoção de um sistema de núcleos regionais: “Isso facilitaria nossa comunicação e o trabalho seria mais ágil”, justificou. Stela agradeceu o atual secretário de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul, Gilmar Pinheiro, pela permanência da secretária-executiva da entidade, Simone Porepp, no cargo. Simone é servidora da prefeitura de SLS, atuando na Secretaria de Turismo.

“São Lourenço é um município que sempre se doou muito pela AD Costa Doce, sempre esteve na ponta incentivando e agora nossa agência fica um pouco em Tapes e um pouco em São Lourenço até o fim do ano”, destacou a presidente.

Camaquã comemora com bolo seus 146 anos

Uma grande festa na Praça Zeca Netto marcou a comemoração do aniversário de 146 anos de Camaquã, nesta segunda-feira, 19. A Prefeitura organizou o evento com a colaboração de parceiros com diversas atrações, incluindo o Projeto Comunidade Unida.

O evento, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e colaboração das demais Secretarias, marcou também o lançamento da Campanha do Agasalho do Macam, em parceria com a Secretaria do Trabalho e Ação Social.

A abertura do evento teve a participação do prefeito Ernesto Molon, secretários municipais e parceiros. O “Parabéns pra Você”, acompanhado do bolo de 17 metros, confeccionado pela Viviana Alimentos e suco, brindou o município.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Bola fora

O prefeito de Pelotas, Adolfo Fetter Jr (PP) perdeu excelente hora de ficar quieto, quando estimulou a candidatura ao executivo de um concorrente da esposa.
A ideia de Fetter de ter João Carlos Machado (PP) como vice de Yeda Crusius (PSDB) seria nobre, se Yeda Crusius não fosse zebra da eleição e a senhora Fetter não fosse candidata à deputada na mesma região que o ex-prefeito de Camaquã buscará votos para o mesmo cargo.

Meta alcançada
O deputado federal Eliseu Padilha (PMDB) enfim tirou seu time de campo no sonho de concorrer ao Senado. Na verdade, Padilha nunca quis ser senador e sempre soube que suas chances de ter seu nome aprovado pelo partido eram mínimas. Mas como boa raposa fez o que queria: chamou atenção, conturbou o processo e se valorizou na penca. Será candidato a deputado de novo.

Caminho aberto
Germano Rigotto é o candidato preferencial do PMDB ao Senado. O ex-governador esteve no fim de semana em roteiro pelo Interior com o candidato ao governo José Fogaça e com o coordenador da campanha, Mendes Ribeiro Filho.

Sem sentido
Ernesto Molon (PMDB) anunciou o nome substituto de Jorge Jardim na Educação. É Marisa Albuquerque. Tecnicamente, a expectativa do seu desempenho é uma incógnita. No campo político, chama a atenção que a escolha do prefeito contraria frontalmente a necessidade básica de reverter a crescente fragilização do seu governo.

Uma vitória na hora certa

Foto: Divulgação/A Plateia
Chegamos de Livramento no início da madrugada desta segunda-feira. Saímos por volta das 19h da Fronteira. Viemos rápido até, fazendo apenas duas paradas rápidas na estrada. E com vitória, sem dúvida, o astral da viagem é outro.

A equipe da Rádio Tapense, comandada por Enon Cardoso, que tem o Celinho Garcia, o Silvio Pereira e eu, ontem, tinha o humor semelhante ao do pessoal do Guarany. Ganhar, sobretudo ganhar fora de casa, tem outro sabor.

Nossa relação com os integrantes desta turma do Geraldo Delamore e com os diretores é algo que honra cada um de nós. Uma parceria construída à cada semana, à cada jogo. Acima de tudo nos respeitamos. E essa base favorece o restante das reciprocidades. Entendemos que estamos aprendendo juntos. Todos.

Quando na última quarta-feira, o Guarany levou quatro do São Paulo de Rio Grande (mas fez três) não concordamos com as vaias sofridas pelo técnico. E foi unânime a opinião do nosso time da 1420 de que tal manifestação era inoportuna, precipitada. E isso foi dito no ar.

Essa confiança, entretanto, está longe de significar qualquer tipo de omissão em relação a eventuais falhas que vêm a ser cometidas pelo time. Ao contrário. Em todos os jogos, o que mais fizemos é isso: analisamos o conjunto, observamos os equívocos e torcemos para que estes sejam corrigidos. E com a mesma ou maior proporção, ressaltamos os acertos.

Uma cena que testemunhei, ao final do jogo de ontem traduz o escrito acima. Após bater o 14 de Julho por 2 x 1, os atletas de Camaquã fizeram um círculo no campo, numa demonstração de necessidade de união. Tudo captado pelo microfone ágil do veterano Enon Cardoso.

Na sequencia, o mesmo Enon reuniu Delamore e Alex Silveira para uma entrevista, ainda em campo. Silveira tinha sido o centro de uma polêmica que se arrastara por toda a semana. A saída de Silveira – que é de Camaquã – do time provocou uma série de reações, com uma parte da torcida ficando contra o técnico.

Pois enquanto Silveira, que marcou um gol em Livramento, se redimia com seu professor, que por sua vez retribuía gentil e autenticamente a manifestação, ao meu lado na cabine, Celinho deixava transbordar a emoção do momento indo às lágrimas.

Olhada de forma isolada, a cena pode até parecer estranha. Mas de exagerada, a emoção do meu companheiro não teve nada. Celinho vive o futebol amador de sua terra desde piá. Passou por todas as etapas. Ele sabe o que significa esse momento do esporte em Camaquã. E por conviver rotineiramente a realidade do Guarany, ele sabia o que representava de positivo aquele gesto.

Sabia também as conseqüências que viriam caso os ruídos internos não fossem congelados. O nosso narrador é amigo de Alex Silveira e também do treinador. Conhece futebol. Celinho quer ver o Guarany forte. E sabe que para isso, é fundamental ter um treinador na mesma condição.


Diferencial

Sobre o jogo em si, que comentei, quero registrar o que achei de mais valioso e que teve influência direta no resultado em Livramento: a estreia do volante Bi. Ele deu uma dinâmica completamente diferente para o esquema de Delamore e sua meia-cancha. O primeiro gol, que começou com jogada dele, tem a ver com isso. O Guarany passa a ser outro a partir de ontem. Registrem isso e me cobrem em caso de não confirmação.

CLASSIFICAÇÃO
RIO GRANDE 10
SÃO PAULO 9
GUARANY-BG 6
GUARANY-CM 6
BAGÉ 3
14 DE JULHO 1

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Pressionado, Jorge Jardim cai

O professor Jorge Jardim (PMDB) não resistiu ao fogo amigo e caiu da Secretaria de Educação. Nesta quinta-feira, ele foi comunicado (por telefone) pelo prefeito Ernesto Molon (PMDB) que hoje, sexta-feira, seria seu último dia no governo. O alinhamento do secretário com a opção dos diretores de escolas, que sugeriram feriado inteiro na rede municipal no dia 19 de abril foi a motivação final. A determinação de Molon foi pelo funcionamento em meio-turno das escolas.

Mas esse ruído em torno do ponto facultativo foi apenas o argumento que faltava. No dia a dia da administração era explícita a campanha intensificada pelo vereador Ludgero Marques (PMDB) para derrubar Jardim. Mordido com o professor desde que este lhe substituíra na Secretaria de Meio Ambiente do governo João Carlos Machado (PP), Ludgero passou a ter Jorge como alvo. Sua nomeação no novo governo também nunca fora digerida pelo vereador.

É cedo para dizer se foi correta ou não a decisão de Molon. O fato é que sai um raro colaborador que combinava técnica e política com a mesma desenvoltura. Internamente, Molon até pode ganhar num primeiro momento, ao abafar algumas insatisfações.

No atacado, porém, as conseqüências podem ser outras. Além de perder um secretário consciente das implicações políticas que cada ação da pasta significa publicamente, Jardim foi um dos mais fieis secretários do atual governo.


A saída de Jorge pode também ter outras significâncias futuras. Por exemplo, pode se tornar uma oportunidade para Molon se penitenciar com alguns fantasmas que ficaram para trás. Setor cobiçado, o cargo de chefe da educação é um presente que nenhum aliado rejeitaria. Vereador da base, o ex-secretário Milton Pereira (PP) sempre se mostrou desiludido com Molon, por este não ter carimbado o nome de seu indicado - Deoclécio Giongo para o cargo.

A nomeação do diretor da Escola Ana César, ligado também ao PMDB, seria a mais coerente neste momento. Além de ter alguém de profissionalismo educacional e administrativo reconhecido ao lado, o prefeito faria as pazes com um dos vereadores aliados menos entusiasmados com sua administração e não ficaria mal com suas bancadas parceiras na Câmara.

Já no caso de Molon batizar alguém ligado ao mesmo vereador que derrubou Jorge – no caso o atual assessor de Ludgero – passará a perigosa, porém ilusória imagem de que quem manda não é ele, mas sim seu líder de governo.

Molon tem até segunda para anunciar seu novo secretário de Educação. Acertada, matará várias marrecas com um tiro. Em caso de equívoco, os prejuízos são imensuráveis.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Mendes e João Carlos terão voto casado

Mesmo de partidos diferentes, Mendes Ribeiro Filho e João Carlos Machado deverão ter seus nomes associados na eleição de outubro. A dobradinha, que ficará limitada ao conceito do eleitorado regional, começa a se dar fundamentalmente por, hoje, ambos serem os homens públicos mais identificados com o público e com as demandas de Camaquã e das cidades vizinhas.

A natural combinação é a culminação da força conquistada pelos dois nomes na última década. Enquanto o peemedebista Mendes Ribeiro ampliava, à cada eleição, seu poder de votos na Costa Doce, João Carlos, do PP, subia de degrau em degrau a escada que lhe levara a um reconhecimento estadual.

Pelas inúmeras demandas assumidas e pelos milhões de reais conquistados de recursos federais, Mendes Ribeiro se legitimou como representante da região na esfera federal. Já João Carlos passou a ser a referência estadual deste mesmo público desde sua ascensão na política de classe com a Farsul, e na partidária com o PP. Sua nomeação – e gestão - na Secretaria de Agricultura reforçou esta referência.

Em Camaquã, Mendes tem uma boa entrada no PP, assim como João Carlos tem no PMDB. A posição pró-Mendes assumida pelo vice-prefeito pepista, Nelson Devantier, é um indício claro desta união informal e prática a ser estabelecida. Devantier também será eleitor de João Carlos.

O deputado federal e o ex-prefeito de Camaquã deverão ter uma série de candidatos partidários de fora anunciando dobradinhas com eles. Com a exceção do âmbito partidário, elas não passarão de imaginárias, com pouca significância no grosso do resultado.

Quem decide votação mesmo é um universo bem maior. É gente isenta de paixões partidárias, que faz sua opção pelo que vê e pelo que sente. É independente de arranjos convenientes a este ou aquele segmento.
___________________
Perda
Os sentimentos deste colunista à grande figura de Luiz Fernando Barreto, o “Barretinho”. Ele perdeu nesta manhã, em acidente na estrada de Arambaré, o filho Luiz André – com apenas 26 anos. Ao proprietário da Fazenda Sanguinha e sua família, fica aqui a solidariedade deste espaço.

Aniversário
A quarta-feira foi de festa para o ex-prefeito de Camaquã, José Cândido de Godoy Netto. O último caudilho registrou 81 anos de idade, com churrasco entre amigos de sua terra. Trabalhei por um período com Zé Cândido e aprendi muito sobre o núcleo e a órbita política. Sobre ele, saliente-se: é uma figura singular o octogenário Zé Cândido.

Desespero
Aos peemedebistas amigos de Eliseu Padilha, cabe registrar: o deputado está conseguindo conturbar o ambiente da sigla num período delicado. Seus movimentos desesperados, no entanto, começam a ganhar um tom de ridículo. Padilha se debate num pântano no qual ele fez de tudo para estar.

Apoio majoritário
Constatação de Eduardo Silva, um dos cabeças petistas de Camaquã: “Zelmute Oliveira conseguiu a proeza de unir pelo menos 80% do partido local em torno de seu nome”. Zelmute também deverá ganhar bons votos para deputado estadual do PDT, que em Camaquã é parceiro de longa data dos petistas.

Em jogo eletrizante, a primeira derrora em casa

Parecia ser uma tarde perfeita, quando nos primeiros movimentos, o estreante Flaviano abriu o placar de cabeça, após receber a bola cruzada pela esquerda de Márcio Silveira. Mas não foi. As duas horas seguintes foram de preocupação, insatisfações e superação do time de Camaquã.

Guarany e São Paulo RG foi uma memorável partida. O 4 x 3 contra do placar, se por um lado possa ter parecido injusto diante de tanta luta, por outro foi um castigo fatal pelos erros cometidos pelo time na primeira etapa. E o primeiro e mais grave deles foi o posicionamento equivocado do time – especificamente o do meio-campo.

Menos mal que alguns tabus e algumas convicções que se mostravam erradas foram derrubadas. A principal: a contribuição do camisa 10 Itamar está muito longe de ser positiva. Depois de muira displicência e cinco passes errados, o volante irritou a todos e foi sacado no intervalo. Delamore colocou em campo Caçapava, a meia-cancha começou a fluir e a produção aumentou.

A entrada de Flaviano, que agora forma a dupla de ataque com Klaiton, deu nova cara aos avanços e conclusões do bugre. Flaviano é centroavante nato. E mais do que isso, é homem de buscar jogo, de elaborar jogadas - tudo com muita qualidade. Fez um gol e deu o passe para o segundo. É, sem dúvida, o reforço de ouro do Guarany para esta segunda fase. Ainda sobre os outros reforços, o ala Teda esteve bem melhor do que na partida anterior. Já Klaiton, foi lutador, mas apenas regular tecnicamente.

Mas a boa atuação da segunda etapa não penitenciou o time da casa, que no final encerrou a rodada sem nova pontuação. Terá de vencer fora de casa o 14 de Julho para não ficar isolado na lanterna. O mesmo 14 que ontem empatou com o Rio Grande em Livramento. Difícil? Bastante. Mas se o time fizer na fronteira o que fez ontem no segundo tempo, pode sim voltar com três pontos de lá.

Nas outra partida da rodada, o Guarany BA venceu o clássico local contra o Grêmio Bagé em partida tumultuada (para variar) e foi para 6 pontos.

A classificação ficou assim
Rio Grande 07p
São Paulo 06p
Guarany BA 06
Bagé 03
Guarany CQ 03
14 de julho 01

terça-feira, 13 de abril de 2010

Governo Molon doa equipamentos para o IFSUL

Vinte computadores e dez impressoras foram doados pelo governo de Camaquã ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). A entrega, feita na quinta-feira, 8, faz parte da contrapartida da prefeitura à instação do instituto na cidade.

No ato de entrega dos equipamentos, estiveram presentes o reitor do IFSul, Antônio Carlos Barum Brod, o prefeito Ernesto Molon e os administradores da unidade Camaquã - o diretor-geral do Campus Camaquã, Ricardo Pereira Costa, o chefe do Departamento de Ensino, Carlos Jesus Anghinoni Corrêa e o chefe do Departamento de Administração, Henrique Ziglia Maia, além de vereadores e secretários municipais. M

O prazo de inscrições para o processo seletivo para os cargos de professor e técnico-administrativos foi prorrogado até o dia 23 de abril. O processo seletivo para os alunos será no meio do ano para os cursos técnicos de ensino médio (integrado ao profissionalizante) em Automação Industrial, Controle Ambiental e Manutenção e Suporte em Informática.

Prendas doam peças

As prendas Mariane Mauss dos Santos de Tapes, Tamires Longaray Vencatto de Camaquã, Josiane Silveira de Souza, Laís Baptista Laquiman, Agnes Maria Ferreira Mattos, Eduarda Porepp de São Lourenço do Sul, Vitória Lopes e Helena Verneth representaram a 16 ª Região Tradicionalista na 22ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul – FECARS, realizada em Caxias do Sul no dia 21 de março deste ano nos Pavilhões da Festa da Uva.

No ebento, elas apresentaram o trabalho “Indumentária gaúcha feminina da mulher e da criança através dos tempos”, a qual fizeram a doação para ficar em exposição no Memorial da 16ª RT, situado na Secretaria de Cultura e Turismo de Camaquã, no Forte Zeca Netto. O trabalho das meninas alcançou o prêmio de segundo lugar, tamanha originalidade do projeto.

A doação foi formalizada através da visita da prenda Tamires ao Memorial, na semana passada: “É motivo de orgulho que este trabalho esteja aqui exposto”, conta. O conjunto da obra chama a atenção dos visitantes pela delicadeza, pois são prendinhas de pano com a vestimenta de época e mini-guarda-roupas com as peças. Tudo feito à mão com muito amor pela tradição.

AUD transfere terreno para o município

Representantes da AUD – Associação dos Usuários do Perímetro do Arroio Duro estiveram no gabinete do prefeito Ernesto Molon na última quarta-feira, 7, para a assinatura do registro de transferência de uma área de 76 hectares para o município de Camaquã. Este passo era fundamental para a conclusão da última etapa de execução da Barragem do Passo do Maria Ulguim, referente à retirada da vegetação nativa o que permitirá a alagação.

A obra de construção da Barragem é uma parceria entre a AUD e a Prefeitura, parte da área havia sido desapropriada pelo município e outra parte adquirida pela Associação que havia se comprometido em fazer a doação. Participaram da assinatura além do prefeito, o procurador do município Fúlvio Sans Lessa da Rosa, o secretário Especial de Governo, Marco Aurélio Sperotto e representando a AUD o Presidente, Antonio Longaray, o gerente de operação e manutenção, João Viegas, o gerente administrativo, Rubens Reimer, e io secretário, Arnei Bartz.

ZH destaca Mostra de Camaquã

É sempre bom ver a cidade da gente em destaque. Quando isso se dá por um bom motivo, por uma bela sacada, no topo da capa de um jornal de circulação nacional, é melhor ainda.

A Zero Hora desta terça-feira propicia isso. No topo da capa e na página 32 do jornal da RBS, a edição destaca a iniciativa do setor cultural da prefeitura de promover um resgaste dos antigos matrimônios de casais camaquenses. Como o de Ênio e Ivone Szrotyka, que se uniram em 1963, como mostra a foto.

Se você não conseguiu ler a ZH de hoje, clique no link abaixo deste texto e veja a matéria assinada por Guilherme Mazui (Sucursal de Rio Grande), a qual também contêm algumas fotos que estarão na mostra no Jardim do Forte, em maio - mês das noivas.

Ao pessoal do setor de Cultura da Prefeitura - e em especial à diretora de divisão Jaqueline Maia e à Tuli Borges -, fica aqui a saudação pela criativa promoção.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Geral&newsID=a2870954.xml

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Roteiro de visitas

Na última semana, a presidente da AD Costa Doce, Stela Machado, começou, como havia anunciado, uma série de visitas a prefeitos e secretários dos municípios que compõem a agência. Ao lado da secretária executiva da AD Simone Porepp e deste jornalista, Stela esteve em Arambaré, Barra do Ribeiro e Guaíba. Na foto, a visita feita à secretaria de Turismo, Desporto e Cultura de Guaiba, Claudia Mara Borges.

Conferência
Além de receber as informações sobre as ações que nortearão a gestão de Stela, os anfitriões foram convidados a participar da Conferência da Costa Doce, promovida pela AD Costa Doce, em parceria com a prefeitura de Tapes e Rádio Tapense 1420, a ser realizado no início de maio.
Reunião
Nesta próxima quarta-feira, a AD se reúne em Camaquã. Assuntos gerais serão tratados a partir das 14h no Teatro Coliseu.

Presente de grego
Louvável a iniciativa do prefeito de Pelotas, Adolfo Fetter Junior (PP) de lançar o camaqüense João Carlos Machado como candidato a vice-governador da reeleição de Yeda Crusius (PSDB). A sugestão teria mais legitimidade se a primeira-dama de Pelotas Leila não estivesse de olho nos votos da região para se tornar deputada em outubro.


Chances
João Carlos Machado é incontestavelmente o nome mais forte da região na corrida à Assembleia Legislativa. Circunstancialmente tem dez vezes mais chances de se tornar o representante da Costa Doce no parlamento do que ocupar o Palacinho em 2011. A candidatura da majoritária, no entanto, pode ser uma boa alternativa se quiser sair de cena.

Oportunismo?
Chega a ser comovente a preocupação do grupo RBS com o PMDB e os desdobramentos internos da candidatura ao Senado. Coincidência ou não, é a mesma empresa de comunicação de origem da comunicadora Ana Amélia Lemos (PP), que quer se tornar senadora este ano.
Rodízio
A RBS de fato é apartidária. No rodízio de sua representação no Senado, a idéia é trocar Sérgio Zambiasi (PTB) pela pepista.

Alijado 1
Alijado da coordenação da campanha de José Fogaça (PMDB) ao governo, o deputado Eliseu Padilha tumultua o início da caminhada eleitoral do partido. Ataca em duas frentes ao forçar uma candidatura utópica para o Senado e tentando ganhar espaço no comando da campanha de Fogaça.

Alijado 2
Ao não digerir a opção de Fogaça pelo nome de Mendes Ribeiro Filho para coordenar sua campanha, Padilha decidiu mobilizar o grupo de parceiros que ainda mantêm dentro do partido.

Alijado 3
Seu raciocínio de menino mau não é difícil de decifrar: “Ou me dão atenção ou esculhambo tudo”. Seu alijamento no processo, porém, tem apenas um culpado. E não é o PMDB – que aliás, até lhe foi muito “Solidário”.

Caravana
Zelmute Oliveira e Tarso Genro estiveram juntos na última semana, em roteiro por Pelotas, Canguçu, Piratini e São Lourenço do Sul. Os pré-candidatos do PT à Assembleia Legislativa e ao governo estadual visitaram bases e recolheram sugestões para o programa de governo petista.

Os encontros reuniram empresários, veículos de comunicação, lideranças comunitárias, estudantes, professores, sindicatos, movimentos sociais, trabalhadores urbanos e rurais. Na foto, encontro no Salão Paroquial da Igreja Matiz em São Lourenço do Sul.

Uma boa ideia
Projeto que resgata o registro dos casamentos dos meados do século passado de Camaquã está repercutindo além dos limites da região. Sua originalidade chamou a atenção da imprensa estadual, que vem abrindo espaços para a iniciativa da diretora da divisão de Cultura da prefeitura, Jaqueline Maia.

Polícia
Nesta quinta-feira, a Associação Comercial e Industrial de Camaquã (ACIC) promove reunião-almoço, tendo como palestrante o delegado de Camaquã, Luciano Dias Pering. Ele fala sobre a atuação da Policia Civil no município.

Respeito

O ex-presidente do Grêmio Fábio Koff foi reeleito presidente do Clube dos 13 nesta segunda-feira. Foram 12 votos a oito do ex-presidente do Flamengo, Kléber Leite – candidato da CBF e da Rede Globo. Ou seja, o gaúcho derrubou gigantes. O clubes reafirmaram o respeito à postura sempre responsável de Koff.

domingo, 11 de abril de 2010

Hidrovia do Mercosul será debatida em São Lourenço

A Hidrovia do Mercosul será o centro dos debates da manhã da próxima terça-feira (12), em São Lourenço do Sul, durante o seminário que o Ministério dos Transportes vai promover na escola Mariana Vargas, a partir das 9horas. O evento, que conta com o apoio da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), terá a presença do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio de Oliveira Passos; dos diretores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luis Antônio Pagot e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Fernando Antônio Brito Fialho; do deputado federal Henrique Fontana, além de prefeitos e secretários da região.

Conforme o prefeito de São Lourenço do Sul, José Sidney Nunes de Almeida, os investimentos em dragagem, derrocamento, sinalização e recuperação de portos, anunciados no último mês de março, pela então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, durante o lançamento do PAC 2, estarão no centro da pauta de discussões e análises proposta pela coordenação do evento. A expectativa é de que as melhorias ocorram nas lagoas Mirim, Patos, e nos rios Jacuí e Taquari, que formam um grande complexo hidroviário.

“A Hidrovia do Mercosul deverá trazer um impacto enorme no transporte, ao permitir a entrada e saída de cargas oriundas de toda a região do entorno da hidrovia, através do Porto do Rio Grande e de Estrela, ligando ao modal ferroviário ao centro do país", considerou o prefeito Nunes.

Guarany leva 2 em Bagé

Comentei para 1420 AM - Rádio Tapense o jogo dos Guaranis, na tarde deste sábado, em Bagé. Uma jornada que infelizmente foi negativa para o clube representante da Costa Doce na competição. Levou 2 x 0 do time da casa.

O resultado final foi o preço pago pela desatenção inicial. Tivesse, entretanto, terminado a parte empatada ou mesmo com uma vitória do Guarany, nada de estranho e de injusto haveria. O problema é que os gols aconteceram logo cedo. Aos sete minutos, os bajeenses já tinham feito o escore. Duas bobeiras da zaga definiram o resultado, que seria o definitivo.

E reside na capacidade de o Guarany de Bagé ter preservado resultado a razão do placar ter se mantido até o fim. Depois do susto, o Guarany de Camaquã conseguiu aos poucos se compor. Reorganizado, buscou emparelhar o escore até o fim. Em campo, porém, encontrou um bloqueio muito bem armado dos adversários. Com uma zaga bem postada e um meio de campo recuado, o Guarani da casa bloqueou as jogadas de área do homônimo camaquense. E assim foi até o fim.

No segundo tempo, isso se tornou mais explícito ainda. Com uma forte marcação, o ataque do GC não conseguiu produzir o que sabe. A entrada do centroavante Valdir no lugar de Rafael, no intervalo, deu mais mobilidade ao time e as descidas até ficaram mais promissoras. Assim como foi válida também a entrada de Belmonte (Fábio), avançando assim a meia-cancha. Mas repito: o paredão formado pelo time bajeense foi implacável.

A estréia dos reforços – Teda e Claiton - se não foram positivas como se esperava, não comprometeram. Teda é um ala técnico, que avança e mostra boa mobilidade. Mas o problema da ala direita é de cobertura. Corrigir isso tem se constituído a principal tarefa de Geraldo Delamore. Claiton correu, se esforçou, é capaz. Chegou a chutar uma bola na trave no segundo tempo. Mas o gol não saiu. Mas é bom ponderar: são estreantes e estão se adaptando ao esquema e aos companheiros.

Um 2 x 0 fora de casa é normal em qualquer competição. Na segundona, mais ainda. E é bom que se registre: quando uma equipe leva 2 x 0 com menos de dez minutos, é
forte a tendência de a maionese ir azedando ao longo do jogo. A moral cai e o esquema tem de ser remontado. E o ônus do desespero geralmente são as ampliações de placar.

Mesmo saindo derrotado de Bagé, o Guarany mostrou uma interessante virtude: o da personalidade. Em nenhum momento se acomodou ou se intimidou com o resultado. Faltou a jogada final. Mas isso, os anfitriões é que souberam evitar.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Predisposição

A governadora Yeda Crusius (PSDB) tem mesmo vocação para o desgaste. Mesmo tendo toda a prerrogativa de ficar longe do Caso Eliseu Santos, a tucana decidiu ontem falar sobre o assunto. Claro que o pau comeu depois.

Risco

Para fazer o que fez o Ministério Público do Estado deve estar muito convicto de suas afirmações. Agora, se não tiver, se tudo foi no achômetro como até agora está posto, a imagem da instituição sofrerá um abalo daqueles de difícil recuperação.

Cautela

A óbvia parceria se confirmou: PSDB e PP estão fechados para outubro. O PMDB, eu já tem o PDT na mão, preferiu não assediar os pepistas por respeito à Yeda Crusius. E acima de tudo, para preservar as relações com as futuras prováveis parcerias para o segundo turno.

Debates
Em pleno andamento os preparativos para a 1ª Conferência Regional de Desenvolvimento da Costa Doce. Será em Tapes, no dia próximo 7 de maio. A iniciativa é da AD Costa Doce e Rádio Tapense, em parceria com a Câmara e Prefeitura de Tapes.

Estreia
Hoje à tarde tem jornada esportiva na Tapense. A partir das 15h30min tem Guarany e Grêmio Bagé, diretamente do Estádio Sylvio Luis, em Camaquã.

1ª Blitz Contra Dengue reúne ações educativas

Na quarta-feira, 31, houve a 1ª Blitz Camaquã Contra a Dengue realizada pela RBS TV em parceria com a Prefeitura, através das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, com o apoio do comércio local. Das 10h às 16h, na Esquina Democrática, uma equipe de agentes de campo distribuiu folhetos informativos além de imãs de geladeira com informações simples para evitar água parada, local onde a fêmea do mosquito transmissor da doença coloca seus ovos.

A bióloga do Departamento de Vigilância Sanitária, Helena Alves, comenta que o evento teve um resultado muito positivo: “As pessoas estão interessadas, param e pedem informações”, explica. A equipe também montou em um quiosque as dicas demonstradas na prática, como o vaso com areia no prato, lata de lixo bem fechada e garrafas vazias cm o gargalo para baixo: “São medidas simples mas que fazem muita diferença”.

O público também pode conferir de perto as larvas de mosquito que estavam em dois vidros: “É importante para as pessoas reconhecerem”. E foram elas que chamaram a atenção de Patrícia Ribas de Alencar e da filha Katiane, 4. Elas gostaram das orientações: “É bom sempre relembrar, a gente acompanha na tevê, mas ao vivo é melhor”.

Muitas escolas participaram do evento como a EMEF Mahatma Gandhi que reuniu uma turma de alunos na esquina democrática. Eles trouxeram cartazes com mensagens educativas que foram exibidos aos motoristas e pedestres. Também a EMEI Irmãs Bernardinas realizaram durante o dia atividades em sala de aula sobre o combate à dengue.

Projeto reúne registros de casamentos de meados do Século passado

O projeto “O Amor Faz a História em Camaquã” tem recebido diversas doações de material para o seu acervo. Idealizado pelo Departamento de Cultura e Turismo de Camaquã, o projeto está resgatando o registro de casamentos feitos na região nas décadas de 40, 50 e 60.

Fotografias, depoimentos e outros registros que vêm sendo reunidos ficarão em exposição no próximo mês de maio – mês das noivas.

Aqueles que desejem contribuir com a mostra deverão entra em contato com o setor de cultura, pelo (51) 3671-5288, ou se dirigirem ao Forte Zeca Netto.

Na foto ao lado estão os noivos Oswaldo Lessa da Rosa e Zelma de Sans Lessa da Rosa, que se casaram na manhã de 19 de janeiro de 1957, na Igreja Nossa Senhora da Luz, em Pelotas. A união foi celebrada pelo padre Malomar, com o casamento civil registrado no Cartório de Registro Civil de Pelotas.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Que venha o segundo turno

O Guarany de Camaquã conseguiu sua classificação em Rio Grande, contra o São Paulo. Está vencida a primeira fase desta nova etapa da vida do clube camaquense. Um 2 x 0 amplamente comemorado e com justiça.

Pode se dizer que o já classificado São Paulo não foi um time que ofereceu grandes resistências. Jogou em sete titulares, com a ideia de poupar os pendurados e machucados para a segunda fase. Mas nem por isso o significado da vitória pode ser minimizado.

O goleiro Diego, o zagueiro Ícaro e o volante Luciano Correia foram os mais importantes do jogo – cada um em um determinado momento da partida.

O Guarany, classificado na rabeta da chave, agora vai para o hexagonal fortalecido como grupo. Reforços são fundamentais para seguir adiante e eles devem chegar com a desclassificação dos times da 1ª Divisão.
____________
Caso Eliseu
Ministério Público deverá apresentar justificativas bastante convincentes para explicar as prisões realizadas, na quinta-feira, dos supostos envolvidos na morte do petebista Eliseu Santos. Ao meio dia tem coletiva dos promotores.

Imagem aranhada
Se de fato o MP mostrar que a morte de Santos foi encomendada, a Polícia Civil está a um passo de ter sua credibilidade amplamente abalada. A mesma Civil que tinha se fortalecido com as investigações do Caso Becker e do próprio assassinato do ex-secretário da Saúde de Porto Alegre.

Amadorismo
Se de fato for confirmado homicídio planejado, o amadorismo prevaleceu – dos mandantes e da própria polícia. Chama a atenção o número de pessoas envolvidas. Já com relação à PC, a pressa em fechar o inquérito pode ter sido fatal.

Liderança
Pesquisa do Datafolha, do fim de semana, confirma favoritismo e derruba mitos. José Fogaça (PMDB-31%) e Tarso Genro (PT-30%) dividem a ponta na estimulada Yeda Crusius (PSDB) tem 8%.


Terceira Divisão

Beto Albuquerque (PSB) e Augusto Lara (PTB) têm 3% cada um. Já aqueles que sonhavam em ver o “Cavaleiro da Ética” Paulo Feijó (DEM) sendo premiado pelas trairagens explícitas, se estrepou. O vice de Yeda não passa do 1% nas intenções da estimulada. Na espontânea, nem aparece.

Serra melhor no RS
Para Presidência da República, José Serra (PSDB) dá banho na candidata do governo Lula. Serra aparece com 45%, enquanto Dilma Rousseff (PT) tem 27%. Na espontânea, Dilma tem leve vantagem: 13% contra 11%. A super exposição explica este último número.

Parcera informal

O apoio do PMDB de Camaquã ao aliado João Carlos Machado (PP) para deputado estadual deve passar necessariamente por uma maior intereção entre o ex-prefeito e o deputado federal Mendes Ribeiro Filho (PMDB). Porém, associada a Mendes, a candidatura pepista ganha bem mais.

Assessor responde

CARO AMIGO ALEX
GOSTARIA DE RESPONDER UMA COLOCAÇÃO FEITA NESTE CONCEITUADO BLOG A RESPEITO DO PMDB DE CAMAQUÃ, COMO ACONTECE EM TODOS OS PARTIDOS POLÍTICOS NO MUNDO E ACREDITO QUE ESTA SEJA UMA DAS FUNDAMENTAÇÕES DOS PARTIDOS É O DEBATE E A DIVERGÊNCIA DAS IDEIAS EM RELAÇÃO AS SUAS ADMINISTRAÇÕES, POIS COMO SE DIZ TODA UNANIMIDADE É BURRA.

O PMDB DE CAMAQUÃ TEM FEITO O DEBATE A RESPEITO DAS AÇÕES QUE SÃO IMPORTANTES PARA NOSSO MUNICÍPIO E ISTO GERA ALGUMAS DIVERGÊNCIAS QUE MUITO LOGO VEREMOS QUE ERAM IMPORTANTES E MUITAS VEZES NESCESSÁRIAS, ESTAS DIVERGÊNCIAS EXISTEM EM TODOS OS LUGARES, INCLUSIVE PRESENCIAMOS ENTRE A GOVERNADORA DO ESTADO E SEU VICE-GOVERNADOR E ISTO NÃO DESCARACTERIZOU A ATUAÇÃO DE SEUS PARTIDOS.

E JÁ PRESENCIAMOS ESTAS DIVERGÊNCIAS INTERNAS TAMBÉM AQUI EM CAMAQUÃ EM PARTIDOS FORTES E QUE FAZEM PARTE DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, ALGUMAS SILENCIOSAS OUTRAS PÚBLICAS, POIS ENTENDEMOS QUE A POLÍTICA MUDOU E O HOMEM PÚBLICO TEM POR OBRIGAÇÃO PRINCIPAL SER HONESTO COM SEUS ELEITORES E QUE CONCHAVOS DE GABINETE ESTÃO SENDO CADA VEZ MAIS REPUDIADOS E NÃO EXISTE ENFRAQUECIMENTO DO PARTIDO (PMDB) EM CAMAQUÃ E SIM UMA REESTRUTURAÇÃO.

O PMDB ATRAVÉS DE SUA DIREÇÃO A QUAL FAÇO PARTE QUE TEM COMO PRESIDENTE O VEREADOR RENATO DILMANN JUNTAMENTE COM O VEREADOR LUDGERO MARQUES E O SECRETÁRIO VINICIUS ARAUJO, DIREÇÃO ESTA QUE TEM FEITO UM TRABALHO DE AGREGAR AO PARTIDO PRINCÍPIOS SÓLIDOS.

O PMDB É O PARTIDO COM MAIOR RESPALDO E REPRESENTATIVIDADE NO GOVERNO FEDERAL E COMO CONSEQUÊNCIA TEM REPRESENTAÇÃO EXPRESSIVA EM VÁRIOS LUGARES DO BRASIL, INCLUSIVE EM PORTO ALEGRE, ONDE FEZ UMA ADMINISTRAÇÃO A QUAL ESTÁ LEVANDO O EX PREFEITO JOSÉ FOGAÇA A CONCORRER AO GOVERNO DO ESTADO. E AQUI NO MUNICÍPIO TEMOS GRANDES LÍDERES E ENCONTRAM-SE NO NOSSO QUADRO PESSOAS MUITO QUALIFICADAS E COM CERTEZA COMPROMETIDAS COM O DESENVOLVIMENTO DE NOSSSO MUNICÍPIO, MAS UMA COISA QUE NOS NORTEOU ATÉ AGORA E NÃO ABRIMOS MÃO DA PRÁTICA ADMINISTRATIVA CORRETA E VOLTADA A TRANSPARÊNCIA APESAR DE NÃO SER ESTE O PRINCÍPIO DE MUITOS E VAMOS CONTINUAR COMBATENDO TUDO QUE NÃO VIER DE ENCONTRO COM A TRANSPARÊNCIA E O RESPEITO QUE NOSSO POVO MERECE. TEMOS GRANDES EXEMPLOS DA EXPERIÊNCIA POLÍTICA AQUI NA NOSSA REGIÃO INCLUSIVE A ATUAÇÃO DE NOSSO DEPUTADO MENDES RIBEIRO QUE NÃO MEDE ESFORÇOS PARA TRAZER PARA NOSSA COMUNIDADE RECURSOS E INVESTIMENTOS.

TEMOS DIVERGÊNCIAS SIM, MAS O PARTIDO NÃO ESTÁ SE DESMANCHANDO, AGORA NÃO NOS PEÇAM PRA CALAR DIANTE DE PRÁTICAS NÃO CORRETAS E O MAIS IMPORTANTE, PARTIDO É CONJUNTO E NÃO É FEITO DE ESTRELAS, E AO PARTIDO PERTENCE OS MANDATOS E OS CARGOS DE TODAS AS ESFERAS DO GOVERNO. CABE SALIENTAR QUE A RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL MESMO TENDO COMO RESPONSÁVEL DIRETO O PREFEITO MOLON(PMDB ) É DE IGUAL TAMANHO DOS PARTIDOS QUE COMPÕEM A ADMINISTRAÇÃO COMO O PP QUE DETÉM AS PRINCIPAIS PASTAS COMO SECRETARIA DA FAZENDA, SECRETARIA DA ADM, SECRETARIA DA SAÚDE E SECRETARIA DA AÇÃO SOCIAL ENTRE OUTRAS, O DEMOCRATAS QUE DETÉM AS PASTAS DA SECRETARIA GERAL DO GABINETE E A PROCURADORIA DO MUNICÍPIO E O PTB QUE DETÉM A COORDENAÇÃO POLÍTICA ENTÃO REGISTRA-SE A RESPONSABILIDADE DE TODOS ESTES PARTIDOS E NÃO SÓ DO PMDB, INCLUSIVE PORQUE O SEGUNDO NOME DO GOVERNO HOJE O DO VICE-PREFEITO PERTENCE AO PP ESTANDO TODOS OS PARTIDOS INCLUÍDOS NO BÔNUS E NO ÔNUS DA GESTÃO MUNICIPAL.
ESTA MATÉRIA SERÁ TAMBÉM PUBLICADA EM TODOS OS JORNAIS LOCAIS PRESTANDO A NOSSA COMUNIDADE UMA VERSÃO CLARA DOS FATOS.

E CABE SALIENTAR QUE TODOS QUE FAZEM OU FIZERAM PARTE DESTA ADMINISTRAÇÃO DE FORMA DIRETA OU INDIRETA SÃO IGUALMENTE RESPONSÁVEIS INDEPENDENTE DE POSIÇÃO QUE OCUPAM NA FUNÇÃO PÚBLICA E NA ADMINISTRAÇÃO.
MUITO ABRIGADO PELO ESPAÇO.

E OBRIGADO POR SUA COLABORAÇÃO DANDO ESPAÇO COM IMPARCIALIDADE AS MAIS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES MOSTRANDO SERIEDADE DE SEU TRABALHO.

CARLOS ALBERTO BAPTISTA
ASSESSOR PARLAMENTAR E SECRETÁRIO ADG DO PMDB CAMAQUÃ

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Decisão em Rio Grande

Neste sábado pela manhã, estarei indo para Rio Grande, juntamente com a equipe esportiva da Rádio Tapense 1420, para comentar São Paulo x Guarany de Camaquã. A transmissão da derradeira partida desta primeira fase da Segunda do Gauchão começa às 15h30min.

O Guarany vai para o enfrentamento com o São Paulo com o pensamento único: o da vitória. No primeiro jogo, em Camaquã, entre as duas equipes, o placar fechou sem gols.

Condições o clube camaquense tem todas para voltar à cidade com a classificação. Mesmo jogando com o lider, o Guarany tem grupo e tem técnico para isso.

Classificação
SÃO PAULO 23
BAGÉ 21
RIO GRANDE 19
GUARANY-BG 18
14 DE JULHO 16
GUARANY-CM 15
FARROUPILHA 13
BRASIL-PEL 13

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Fator Aécio

Aos que já dão como certa a vitória de Dilma Rousseff (PT) em outubro, um aviso: o PSDB não vai vender barato a eleição presidencial.




A desencompatibilização do governador mineiro Aécio Neves põem as lideranças petistas em alerta. Aécio pode ir para o Senado, mas e se decidir ter um rompante partidário e se tornar candidato a vice de José Serra?

O patrimônio político conquistado por Aécio não é pequeno. Governador reeleito de Minas, sai do Palácio da Liberdade com altos índices de aprovação. O neto de Tancredo fez um governo redondo.

Com Aécio, a chapa tucana encabeçada por Serra teria uma simpatia bem maior num dos principais colégios eleitorais do país. Além disso, mesmo sendo ainda pouco conhecido no Brasil, Aécio possui núcleos de admiradores em todo o território.

A entrada de Aécio na disputa emprestaria outra imagem à candidatura tucana, que sete meses antes da eleição, se mantêm com dez pontos percentuais à frente da petista nas pesquisas de intenção.

Leg