quinta-feira, 15 de abril de 2010

Mendes e João Carlos terão voto casado

Mesmo de partidos diferentes, Mendes Ribeiro Filho e João Carlos Machado deverão ter seus nomes associados na eleição de outubro. A dobradinha, que ficará limitada ao conceito do eleitorado regional, começa a se dar fundamentalmente por, hoje, ambos serem os homens públicos mais identificados com o público e com as demandas de Camaquã e das cidades vizinhas.

A natural combinação é a culminação da força conquistada pelos dois nomes na última década. Enquanto o peemedebista Mendes Ribeiro ampliava, à cada eleição, seu poder de votos na Costa Doce, João Carlos, do PP, subia de degrau em degrau a escada que lhe levara a um reconhecimento estadual.

Pelas inúmeras demandas assumidas e pelos milhões de reais conquistados de recursos federais, Mendes Ribeiro se legitimou como representante da região na esfera federal. Já João Carlos passou a ser a referência estadual deste mesmo público desde sua ascensão na política de classe com a Farsul, e na partidária com o PP. Sua nomeação – e gestão - na Secretaria de Agricultura reforçou esta referência.

Em Camaquã, Mendes tem uma boa entrada no PP, assim como João Carlos tem no PMDB. A posição pró-Mendes assumida pelo vice-prefeito pepista, Nelson Devantier, é um indício claro desta união informal e prática a ser estabelecida. Devantier também será eleitor de João Carlos.

O deputado federal e o ex-prefeito de Camaquã deverão ter uma série de candidatos partidários de fora anunciando dobradinhas com eles. Com a exceção do âmbito partidário, elas não passarão de imaginárias, com pouca significância no grosso do resultado.

Quem decide votação mesmo é um universo bem maior. É gente isenta de paixões partidárias, que faz sua opção pelo que vê e pelo que sente. É independente de arranjos convenientes a este ou aquele segmento.
___________________
Perda
Os sentimentos deste colunista à grande figura de Luiz Fernando Barreto, o “Barretinho”. Ele perdeu nesta manhã, em acidente na estrada de Arambaré, o filho Luiz André – com apenas 26 anos. Ao proprietário da Fazenda Sanguinha e sua família, fica aqui a solidariedade deste espaço.

Aniversário
A quarta-feira foi de festa para o ex-prefeito de Camaquã, José Cândido de Godoy Netto. O último caudilho registrou 81 anos de idade, com churrasco entre amigos de sua terra. Trabalhei por um período com Zé Cândido e aprendi muito sobre o núcleo e a órbita política. Sobre ele, saliente-se: é uma figura singular o octogenário Zé Cândido.

Desespero
Aos peemedebistas amigos de Eliseu Padilha, cabe registrar: o deputado está conseguindo conturbar o ambiente da sigla num período delicado. Seus movimentos desesperados, no entanto, começam a ganhar um tom de ridículo. Padilha se debate num pântano no qual ele fez de tudo para estar.

Apoio majoritário
Constatação de Eduardo Silva, um dos cabeças petistas de Camaquã: “Zelmute Oliveira conseguiu a proeza de unir pelo menos 80% do partido local em torno de seu nome”. Zelmute também deverá ganhar bons votos para deputado estadual do PDT, que em Camaquã é parceiro de longa data dos petistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg