segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

PÁ & BOLA (22 DE FEVEREIRO DE 2016)


NADA MUDA NA CESA CAMAQUà


O diretor comercial da CESA, Lúcio do Prado Nunes (foto) me garantiu em entrevista, no Alegrete, que não há previsão de mudança para a unidade Camaquã. Somente os engenhos deficitários é que estão sendo oferecidos pelo governo estadual para arrendamento. Portanto, os produtores da região podem encaminhar suas safras à CESA normalmente.  
Dentro da CESA, segundo o diretor, o trabalho liderado pelo gerente da unidade de Camaquã, Francisco Aguiar é ponto de referência sempre quando surge o assunto da viabilidade financeira da autarquia. .     

PARTICIPAÇÃO – Foi efetiva a participação de lideranças e produtores da região na 26ª Abertura da Colheita do Arroz, em Alegrete. Na quinta-feira, dois ônibus contratados pela Associação dos Arrozeiros de Camaquã partiram na madrugada. Os lavoureiros participaram das atrações técnicas do evento.   

HISTÓRIA –  Na reunião do Conselho do Irga, ralizado na manhã de sexta-feira (19), em Alegrete, o conselheiro Jorge Jaeger pediu apoio do Irga para que haja a retomada do Projeto de Irrigação da Costa Doce. As obras estão paradas em Arambaré há três anos, desde que a PF estourou a investigação para apurar irregularidades.



RESPALDO – O camaqüense Daire Coutinho é uma liderança discreta e efetiva na Federarroz. Estudioso dos números e das movimentações do arroz é de Daire o respaldo técnico para as fundamentações da entidade nas complicadas reuniões com os órgãos correlatos e encaminhamentos dos pleitos do setor.   

QUEBRA-GALHO – Tiago Camerine não esperou o desdobramento da liberação de recursos para reforma geral da Faixinha. De cara, o novo secretário da Infraestrutura autorizou uma operação tapa-buracos. É medida paliativa, mas necessária, já que a via perdeu totalmente sua capacidade de trafegabilidade.    



ENXAME 
Na viagem a Alegrete impressionou a ida e vindo de argentinos na BR-290. Na altura de Cachoeira e Pântano Grande, homens e mulheres nas margens da rodovia com placas de pousadas. 

Na volta, falei com uma família, que estacionou para pedir informações junto à Rabelândia, em Pântano. Viajavam  um casal e dois filhos desde às 7h da manhã, vindos de Buenos Aires. Acabaram pernoitando ali.





SEMENTES – Tem dois dias de campo com os sementeiros camaqüenses certificados, esta semana. Na quarta-feira (24) é o do Rancho King, a partir das 8h15min. Na quinta (25) é o da Terra Dura, a partir das 15h30min.


CONTABILISTAS – A Delegacia do CRC Camaquã convida para reunião mensal dos contabilistas de Camaquã, Chuvisca, Cristal e Dom Feliciano. Será nesta terça-feira 23, às 17h, no Sindilojas. A delegada Silvana Scherer Vieira pede para os colegas levarem 1kg de alimento ou material escolar para doação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg