segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

CAR: CAMAQUÃ É O MUNICÍPIO GAÚCHO QUE MAIS CADASTROU

Camaquã tem o maior número de propriedades rurais  inscritas no Cadastro Ambiental Rural (CAR) do Rio Grande do Sul. Até a tarde desta segunda-feira (22), tinha sido executado o cadastro de 55,8 mil hectares, ou 682 unidades rurais.  Isso significa cerca de 60% da área rural local.

Destes 682 estabelecimentos rurais registrados, 487 foram realizados pela Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD). A entidade, gerenciadora das águas da Barragem do Arroio Duro, que irrigam as lavouras da área de várzea, contratou no ano passado uma empresa especializada com a finalidade de oferecer suporte aos seus associados para realização do cadastro.

Essas informações estão disponíveis no site do próprio CAR-RS (http://www.car.rs.gov.br/), oferecido pela Secretaria Estadual de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O acesso é aberto. A título de comparação, municípios territorialmente bem maiores que Camaquã, como Uruguaiana, o cadastro atingiu até agora 24 mil ha, enquanto em Cachoeira do Sul o total chega a 38 mil ha.

O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais. O objetivo é integrar as informações ambientais referentes a APPs, áreas de reserva 
legal, florestas, vegetação nativa e áreas consolidadas.


O prazo final para o registro é o próximo 6 de maio de 2016. Caso a propriedade não seja registrada no CAR, o proprietário está sujeito a sansões, como por exemplo, ficar inapto a acessar financiamentos bancários agrícolas.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg