terça-feira, 12 de janeiro de 2016

É SÓ CLICAR: "PERCEPÇÃO DA FOTOGRAFIA"

Por Ana Bede 
“EU FOTOGRAFO PORQUE ATRAVÉS DA MINHA LENTE, O MUNDO É MUITO, MUITO MAIS INTERESSANTE, PERTURBADOR E INSTIGANTE!”
A criatividade é inerente ao ser humano, quando entendemos e praticamos a inteligência emocional e espiritual, nossa vida passa a se expressar de uma forma mais clara, a comunicação melhora, percebemos que sendo criativos podemos ser brilhantes, geniais; mas para sermos geniais temos que sair de nossa zona de conforto, o contentamento com a mesmice não enquadra-se,os hábitos, o cotidianoprecisa “experimentar” outras aptidões, ampliar nossa percepção.
Alguns tipos de criativos:
 1- VISIONÁRIO
VISIONÁRIO que tem o poder de criar imagens, consegue criar imagens em sua mente, e estas imagens se tornam molas propulsoras de ideias geniais, você utiliza esse poder todos os dias, você consegue imaginar o ultimo arremesso do seu time, ou como sua sala ficaria pintada de outra cor. Os visionários são orientados pelas imagens em sua mente, visualizam em grande detalhe, mantém essas imagens no decorrer do tempo dimensionando-as.Mozart era um visionário e ele descreve numa frase genial por sinal:“quando sou completamente eu mesmo inteiramente sozinho e me sentindo a vontade, o tema embora possa ser grande aparece quase por completo e concluído na minha mente eu posso observá-lo num relance de olhos.”
2- OBSERVADOR
Os observadores absorvem os detalhes do mundo que os circunda e os reúnem para formar um novoconceito, os observadores pesquisam seu ambiente em busca de informações interessantes e utilizam esses dados para criar avanço.Quando Walt Disney levou sua filha para brincar no parque, percebeu que os adultos pareciam entediados, os brinquedos estavam quase parados e os operadores não eram simpáticos, ele pensou: não seriam agradáveis onde crianças e adultos pudessem se divertir juntos? Precisa dizer mais?
3- ALQUIMISTA
O alquimista reúne dons, técnicas separados, diferentes prismas, disciplinas ou sistemas de raciocínio e os conecta de um modo único para desenvolver ideias avançadas, eles são motivados a criar uma ampla gama de interesses e levam vidas que unem trabalho e atitude. Assim como humanos, o processo criativo está em plena evolução e  ebulição, compreendermos como é nossa criação nos torna uma pessoa melhor e consequentemente um fotógrafo genial…
O olhar do fotógrafo deve escapar do que poderia ser descrito como a tirania do pensamento fotográfico tradicional. Temos a obrigação, primeiro como seres humanos, depois como profissionais de juntar estas três criatividades e coloca-las em nossa fotografia, não somos retratistas, não enxergamos mais nem melhor que ninguém, apenas enxergamos, somos indivíduos ricos em paciência, em “time” de uma situação, feeling para o fato em si, sensitivos e sensibilizados para conseguir transmitir uma determinada ideia préconcebida ou apenas expontânea.


A fotografia abrange pessoas, fatos história... integração das pessoas, dos fotógrafos, tornamo-nos melhores fotógrafos quando observamos mais as pessoas, lugares ,coisas outros fotógrafos...fotografia é uma arte e cabe a nós distribuí-la com todos aqueles que estão dispostos a ver a vida com um olhar mais iluminado. Que o encontro das criatividades, projetos e sensações eleve nossas mentes a buscar o supra sumo que só a fotografia pode emanar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg