segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

A IMPORTÂNCIA DA FOTOGRAFIA PARA A SOCIEDADE


A fotografia mudou a história e a forma de enxergar o mundo. Podemos considerar a fotografia como o meio mais perfeito para gravar e reproduzir manifestações culturais. A fotografia é a responsável pelo surgimento do cinema e da televisão.

 Outros dois grandes meios de comunicação importantíssimos para a sociedade. O grande inventor Leonardo da Vinci, por volta do ano de 1554, já conseguiu descobrir o princípio básico da câmera escura, onde uma luz é refletida por um objeto e projeta fielmente sua imagem dentro de uma câmera escura a partir de apenas um orifício para a entrada da luz. Esta ideia ajudou cientistas a desenvolverem equipamentos mais robustos e fiéis nos séculos seguintes.

A fotografia é tão importante para a sociedade que fica quase impossível imaginarmos uma família ou um conglomerado de pessoas que não tenham sido fotografadas. Assim que a fotografia foi inventada principiou a mudar a história do mundo, proporcionando a todos um instrumento importante na busca da própria identidade. É através da fotografia que captamos um momento, um "flagra" do que acontece, momento este único, que jamais se repetirá. A foto nada mais é do que a testemunha ocular do fato é a existência contida na imagem comprovando o que realmente ocorreu naquele instante.

É através do ato de fotografar (registro fotográfico) que proporcionamos comunicação, revelando milhares de possibilidades de interpretações, mesmo sendo sobre um momento congelado e guardado para todo o sempre. Um antigo provérbio chinês já diz tudo sobre a fotografia: “Uma imagem fala mais do que mil palavras”. 

De fato assim é, porque graças ao segundo registrado, que é possível “voltarmos ao tempo” e recordar aquele momento. A fotografia é mais do que um registro é um bem precioso quando está relacionado a um fato histórico. Nos ajuda a entender o mundo em diversas óticas. Uma vez que a fotografia possa ser utilizada como recurso de registro ou até mesmo como arte, sendo de suma importância para o jornalismo e para a publicidade.

“A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém incapaz de pensar”. 
Arnold Newman (1918-2006 – respeitável fotógrafo americano)


Fonte: Artigo por Colunista Portal - Dia A Dia E Estética 



2 comentários:

  1. A cópia de conteúdo da internet é considerada crime, este artigo foi copiado do seguinte site: http://www.portaleducacao.com.br/marketing/artigos/53756/fotografia-e-a-sua-importancia-para-a-sociedade

    Solicitamos excluir ou dar créditos ao autor

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Leg