sexta-feira, 31 de julho de 2015

COLUNA SEXTA-FEIRA, 31 DE JULHO DE 2015

 Não chega perto da metade disso

Beatriz Catta Preta, advogada dos réus da Lava Jato, ao anunciar em entrevista que está deixando o caso e a profissão, após ser intimidade por deputados da CPI da Petrobras. A metade que ela se refere é sobre os R$ 20 milhões, que dizem que ela teria recebido para fazer a defesa dos pilantras que aceitaram fazer a delação premiada.   


EXPEDIENTE REDUZIDO NOVAMENTE

O prefeito João Carlos Machado voltou a decretar expediente reduzido na prefeitura. Adotada no ano passado, a medida fez com que se diminuíssem os custos de operação da máquina administrativa. Não foram divulgados os valores economizados com combustíveis, energia e telefone. A alteração começa na segunda-feira, 3,  e vai até o último dia do ano.



Ao lado dos secretários Valter Luis de Barros (Fazenda); Elisete Peters (Administração); e Deoclécio Giongo (Especial de Governo); e do procurador Cristiano Fagundes, João Carlos detalhou as medidas, nesta quinta-feira, em entrevista coletiva no seu gabinete. 



Atendimento ao público:
Prédio da prefeitura: 9h e 13h30min.

Transportes e Infraestrutura: 7h às 13h.

Educação: 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

Escolas: expediente normal.

Saúde: 7h30min às 13h30min

Não terão alteração:
Atendimento aos portadores de necessidades especiais (Educação);
Aterro Sanitário;
Canil Municipal;
Casas 24 horas da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social;
Coleta Seletiva dos resíduos domiciliares;
Conselho Tutelar;
Corpo de Bombeiros Municipal;
Posto de abastecimento de combustível (galpão Santa Marta);
Escolas Municipais;
Transporte escolar.
Rodoviária Municipal;
Serviço de ambulância;
Serviço de Inspeção Municipal
Recolhimento de lixo na zona rural;
Vigilância dos prédios públicos e praças;
Serviços dos Cemitérios


...
DINHEIRO PARA O HOSPITAL

Após reunião entre o presidente da Câmara de Vereadores de Camaquã, Vinicius Araújo e com o diretor da Secretaria Estadual de Saúde do Estado, Rogério Nardeli Kohlrausch, intermediada pelo gabinete do deputado Estadual Alexandre Postal, foram liberados parte dos valores que estavam atrasados ao Hospital Nossa Senhora Aparecida. Sobre a UPA, o diretor disse que o Estado irá cumprir sua parte no que se refere aos compromissos financeiros.  Vinicíus é unha e carne com o secretário estadual da Fazenda, Giovani Feltes, para quem o vereador fez campanha em 2014 para deputado federal. Também trabalhou para Postal.



...
DÉFICIT ENERGÉTICO
Ainda sobre Vinicius, o homem está impossível: na sequencia, o vereador peemedebista, acompanhado pelo assessor parlamentar e presidente provisório do PSDB local Luciano Delfini, se reuniu com Lucas Redecker, secretário estadual de Minas e Energia, quando entregou documentação que contêm as principais carências de energia elétrica da área rural de Camaquã e locais onde existe a necessidade de instalação de rede trifásica.



...
RISCO DE DEMISSÕES

Falando em Giovani Feltes, ele está na vitrine. Infelizmente, não é pela melhor causa. Cofres minguados obrigaram a Secretaria da Fazenda a parcelar  salários de julho de servidores. O que pode acontecer ali ou depois e poucos falam, são demissões, caso os sindicatos comecem a entrar com ações na justiça pedindo a integralidade dos salários e o pagamento dos reajustes acertados pelo governo anterior. 

Existe um dispositivo legal que libera os governos a desligar servidores em estágio probatório, caso o custo com a folha de pagamento atinja o percentual previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Atualmente, a folha do Estado ultrapassa a casa dos 48%.

...
HERANÇA CHINESA  
Os chineses foram embora, mas nem tudo é perda. Empreendedores locais podem estar recebendo a área de 22ha que seria utilizada pelos estrangeiros para se instalarem. Na última segunda-feira, o prefeito se reuniu, no Centro Administrativo, um grupo de empresários que pede a doação do local, no Distrito Industrial. Seria um ha para cada um. Avanços devem acontecer na próxima reunião, marcada para segunda, dia 3 de agosto, às 18h, no Cine  Coliseu.




...
POLÍTICAS SOCIAIS
O vereador Marco Aurélio Pereira (PTB) esteve reunido recentemente com a secretaria municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josiane Alencastro Longaray. Dois assuntos estiveram na pauta da reunião, que teve a participação da assessora técnica da secretaria Sônia Maria Ribeiro e da assessora parlamentar Tereza Delfine: a casa de passagem de mulheres, que serve para acolher vítimas de maus tratos e violência; e os avanços para definição de políticas de defesa dos direitos dos autistas.
 ...

A BOA 




...
MIRANTE

CIDADÃO CAMAQUENSE - O produtor rural Mamedes Vargas será homenageado com o título de Cidadão Camaquense. Gente de primeira qualidade, Mamedes, é natural de Encruzilhada do Sul e pertence ao PDT, de onde partiu a iniciativa, através de projeto sugestão do vereador Neco.

CORTE - O posto de Saúde da frente do hospital não funcionará mais das 18h às 24h. Motivo: falta de dinheiro.  

MUDANÇA – O assunto está pululando em Arambaré como anú nas granjas: Alaor Pastoriza (PMDB) estaria indo para o PTB, por quem concorreria à Prefeitura em 2016 .

RAZÕES – O zum zum foi reforçado após a ausência do ex-prefeito em recente jantar dos companheiros com o secretário Márcio Biolchi, em Arambaré. Outra: Diego Chamorro quer ser o candidato do PMDB a prefeito.

BOATO - Tem gente trabalhando com a hipótese de que o ex-vice governador Beto Grill (PSB) concorra a prefeito em São Lourenço do Sul. É bobagem. O médico quer participar da eleição, mas em Camaquã.

DIVISÃO - A autonomia do secretário Robson Marques, segundo quem lida com a rotina da Secretaria da Saúde, é cada vez mais limitada, após a nomeação de Rubem Machado como adjunto da pasta.

RENOVAÇÃO - Começam as apostas: quem se reelege e quem vai para casa entre os vereadores de Camaquã, no ano que vem. O colunista aposta numa renovação de 30%.  

PARCERIA – O PSDB e o PTB têm tudo para andarem juntos em 2016 na eleição local. Como isso se dará e por que são outros quinhentos.

FUTEBOL- Jornada dupla neste final de semana: Fluminense x Grêmio, neste sábado, às 18h30; e Inter x Chapecoense, direto do Beira Rio, no domingo, às 16h. 

Um comentário:

  1. Alex, esta area que sera doada aos Empresarios Camaquense, acredito, , so deve ser Oficializada se Eles tiverem REALMENTE ALGUMA DESTINAÇÃO para a Area,, pois do contrario, correra o risco de ficar PARADA.

    ResponderExcluir

Leg