sexta-feira, 26 de junho de 2015

COLUNA SEXTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2015

            
“O que estamos pedindo é simples. É algo assim como você, que troca de carro todo o ano, em 2016 não trocar. Será que os outros poderes não podem dar uma colaboração?” 

Deputado Alexandre Postal (PMDB), líder do governo Sartori, pedindo a colegas deputados para segurar futuras emendas ao Orçamento.



AS VERDADES DE CUBA



Acabo de concluir a leitura de “A Vida Secreta de Fidel”, livro escrito pelo seu ex-segurança particular Juan Reinaldo Sánchez. O militar o acompanhou por longos 17 anos, privando da mais absoluta intimidade do comandante. Quando pediu para se aposentar dois anos antes do previsto, Fidel, desconfiado de que ele poderia abrir seus arquivos, o mandou para cadeia, onde permaneceu por dois anos e saiu quase morto. São muitos os trechos marcantes do documento de Sánchez, que se exilou nos EUA após fugir da ilha. Um deles relata em detalhes a rota do tráfico de drogas Colômbia-Cuba-EUA, com o total envolvimento dos irmãos Castro. Descoberto, tratou de eliminar por fuzilamento seu principal general, a quem o culpou de forma injusta para se safar.

A riqueza de Fidel é algo que chama atenção. Enquanto a população cubana não come o que e quanto se quer, sofre pela falta ou racionamento de tudo, não tem acesso a materiais básicos de higiene, Fidel vive (ou vivia) de ma maneira bem diferente nas suas tantas mansões Cuba afora. Tudo passava por ele, todas as decisões políticas e jurídicas, e também o destino do dinheiro que ia “para o fundo da Revolução”.  
Numa das suas viagens a Angola, no início da década de 90, Sánches chegou antes portando uma mala com 250 mil dólares para despesas de hospedagem e outros custos. “El Chefe” decidiu então não ficar em hotel, mas sim comprar uma casa. Foi feito. Gasto de toda brincadeira de uma semana: 2 milhões de Dólares.


O livro traz outras várias passagens até então obscuras do Castrismo, uma ditadura deteriorada dentro dum regime ultrapassado e extremamente cruel à Cuba e à sua população. Assim como o engenheiro João Viegas fez comigo, repasso a recomendação da leitura de “A Vida Secreta de Fidel”, uma rica contribuição à história sulamericana, que tende a endeusar esses  verdadeiros criminosos chamados irmãos Castro.

-------

PERDA















Faleceu esta semana o ex-secretário da Indústria e Comércio de Tapes, Erni Cardoso. Figura de fino trato, deixou sua marca como homem público e empreendedor. Fica aqui minha solidariedade à família do seu Erni, que sofreu muito ao final da vida com sua doença.

 ...
SAMU
O serviço da “Samu Avançada”está para ser eliminado de Camaquã. Razão: falta de repasses do Estado, cujas torneiras orçamentárias foram fechadas pelo governo Sartori. O secretário municipal da Saúde, Robson Marques, entretanto, garante que haverá poucos prejuízos ao serviço de remoções e urgências, já que as demais equipes e UTIs móveis serão mantidas.

 ...
ÓLEO DE PEROBA
É muito cara de pau mesmo o ex-presidente Lula. Ao sentir que a água está batendo no queixo já que a lava Jato chega cada vez mais perto dele, e vendo os índices de rejeição do governo Dilma baterem recorde em cima de recorde, decidiu fazer uma auto-crítica aos petistas, que ele criou, e que segundo ele, só querem agora “cargos e dinheiro”. O pior é que tem gente que ainda cai na ladainha. É campeão  na arte de dissimilar.

...
ARROZ
Ministra Kátia Abreu veio a Porto Alegre, segunda-feira, mas frustrou os arrozeiros que esperavam dela o anúncio do preço mínimo do arroz, que alavancaria as cotações neste pós-safra.  Para acalmar os ânimos, na quarta-feira, no Centro-Oeste, Kátia Abreu afirmou que até o dia 2 de julho os recursos do Plano Safra já estariam a disposição nos bancos. O pessoal está n expectativa.

...

LUZ NO CAMPO
Entre os assuntos a serem debatidos, neste sábado, no Conexão Rural, estará o abastecimento de energia elétrica no campo. Esta semana, os vereadores puxaram o tema na Câmara e prometeram empenho para instalação da rede trifásica no interior. O vereador Vinícius Araújo é um dos convidados.


...
GAÚCHO DA MÍDIA
A morte de Nico Fagundes mexeu com a turma da bombacha. E com toda razão, afinal foi Nico quem deu voz e imagem ao tradicionalismo, até então marginalizado, a partir dos espaços que ganhou na TV Gaúcha e na Rádio Gaúcha. Niko era antes de tudo um estudioso, mas também original. Ontem, quando a RBS fazia uma bela homenagem ao seu colaborar, me lembrei de algumas passagens que tive com ele. Numa dela, “reboquei" Nico pelo ombro, no parque do Sindicato Rural, do palco ao seu carro, após uma apresentação da sua família de artistas.



Noutra, lembro dele e de Paixão Cortez dormindo sob os chapelões, após um Galpão Crioulo em homenagem a Barbosa Lessa, na extinta  churrascaria do Vilson Dobner, na Prainha. Em alguns festivais que cobri lembro dele lendo nas horas de folga. Lia muito, sabia muito o Nico. Na última vez que estive com ele, o entrevistei num programa que fizemos na Rural. Ele, o Bagre, o Neto e o Ernesto. Durante a entrevista, antes da apresentação, Nico, mesmo afetado pelo AVC, não se fez de rogado e deu um talagasso num cauboizinho que ele tinha pedido pro nosso pessoal.

...
O BRASIL QUE NÃO FUNCIONA
Nelson Egon Geiger
Advogado


                A Operação LAVA-JATO da Polícia Federal está cercando cada vez mais o descalabro da corrupção no País. Mais uma vez se destaca que a palavra corrupto, para sua formação lingüística perfeita contém o dígrafo PT, sem o qual a palavra não pode ser escrita: corruPTo. Questão de linguagem.

                Pois bem, no recente seminário da Fundação Lula parece que o ex Presidente de mesmo nome fez um desabafo aos companheiros. Seu partido perdeu o rumo. Acho que não porquanto o PT nunca apresentou um projeto de governo. Sim um projeto de poder. O poder a qualquer custo. E acima de tudo os cargos para a “companheirada” assunto, aliás, destacado pelo ex Presidente ao falar na reunião de sua fundação. O assunto está espalhado na imprensa atual. A ZH do dia 23, nas páginas 08 e 09.

                Pois os grandes empresários da Oldbrech e OAS detidos no final de semana em prisão provisória determinada pelo Juiz Sérgio Moro, já anunciaram que: “ou o assunto se resolve ou .....”.

                Já disse aqui, a corrupção tem diversas formas. Passiva e ativa. E entendo que essas empreiteiras, embora tendo participado do esquema, e portanto, da corrupção, porque repassaram dinheiro para funcionários e políticos corruptos, prejudicando a PETROBRAS, no famigerado “petrolão”, em verdade foram também vítimas de extorsão, que é um delito muito maior. Quer dizer: “ou paga, ou não tem contrato”.

                Esse é o Brasil que não funciona. Não adianta o ex Presidente querer jogar a culpa na atual Presidente porque o modelo de seu partido foi ele quem organizou. Aliás, naquele tempo a atual Presidente, morando no Rio Grande do Sul nem mesmo era PT. Pertencia ao PDT, tendo sido Secretária de Energia do Governo Collares.

                O que aconteceu é que o PT não pretendeu fazer um modelo do governo. Estava embasado nas idéias retrógadas e ditatoriais da esquerda esquizofrênica da Venezuela, do Irã, da Coréia do Norte e de Cuba. Com a diferença que o último País citado já está se esquivando dessa esquerda podre e derrocada. Esquerda festiva já deu conta de sua incompetência. Leiam-se URSS e seus satélites como Alemanha Oriental, Polônia, Ucrânia. Enquanto o capitalismo consciente, não o selvagem, demonstrou competência no Mundo afora. E não se cite os Estados Unidos, sim o Canadá, a Inglaterra, Alemanha, França e Itália.

                Pois bem, enquanto na semana passada cuidei aqui nesse mesmo espaço do Brasil que funciona. Tenho de voltar às velhas e cansativas críticas ao Brasil que não funciona: o de Lula e da Presidente Dilma.

Publicado originalmente no Jornal Tribuna (26 de junho de 2015)

­­­­­­­­­______________________

MIRANTE

PLÁTANO – Agora, vamos ser bem coerentes, né: tem coisa mais importante na cidade para se preocupar do que uma árvore podre no Centro da cidade.  


COMÉRCIO – O Sindilojas se reuniu nesta terça-feira, 23 de junho. Tendo como convidado o vereador Éverton Clarão (PSB), o presidente da entidade Luciano

TRANSPORTES – Clayton Dworzecki vai acumular as funções de secretário municipal dos Transportes e de diretor de Trânsito.  

PRÉ-  Vereador Neco (PDT) é pré-candidato a prefeito de Camaquã para eleição de 2016.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg