sexta-feira, 8 de maio de 2015

COLUNA SEXTA-FEIRA, 8 DE MAIO DE 2015


A decisão de ter um filho é algo muito sério. É, antes demais nada, ter para sempre o coração fora do corpo”

Frase de E. Stone, proferida pelo diretor acadêmico da Fundasul, Milton Silveira Pereira, durante homenagem da instituição às mães acadêmicas.  


FIM DO MISTÉRIO
Após uma série de especulações, o prefeito João Carlos Machado anunciou, ontem, três novos titulares de pastas administrativas. Envolto em mistério, as mudanças contemplam a fidelidade do PPS e do PMDB, confirmam a aprovação do prefeito com relação ao trabalho do seu diretor do Trânsito e também a  sua decepção com o comando do Meio Ambiente.  



Das três escolhas, uma foi via indicação partidária. As outras, pode ser dizer, são convicções do próprio João Carlos. Para Secretaria do Planejamento, o PPS emplacou o veterano advogado e contador Aylton Fabres. Com isso, o partido retoma espaço no governo, perdido com a saída de Paulo dos Santos – o Paulinho Bicicletas - dos Transportes.


Para o Meio Ambiente, o prefeito chama a competente Isabela Mendes Garcia para substituir João Batista Caldasso, que ao longo destes dois anos e quatro meses de governo não conseguiu impressionar o chefe positivamente. João Carlos tenta corrigir o equivoco nomeando a sua ex-colaboradora, agrônoma e advogada pós-graduada em Direito Ambiental. A escolha, acertada diga-se, derruba o discurso de que ex-integrantes dos governos anteriores não seriam convocados. O princípio foi violado em nome da necessidade e da extrema confiança que João Carlos tem em Isabela.
...
MAIOR DESAFIO
Dos três nomeados, o desafio mais espinhoso é do advogado Clayton Dworzecky. Com uma invejável moral com o prefeito, após comandar com firmeza as mudanças do trânsito da área central, Clayton tem a missão de repetir o mesmo nos Transportes, pasta responsável por uma das maiores malhas de vias vicinais do Estado e que mexe diretamente com interesses dos cidadãos da área rural. Pesa contra ele o fato de ser homem da cidade, pouco íntimo com as questões do interior. A favor: é um sujeito focado, organizado e que impõem metas práticas para si e para equipe. Além disso, já tem certa familiaridade com a rotina do setor, já que a Divisão do Trânsito é ligada aos Transportes.
...
NECESSIDADE DE ARTICULAÇÃO
Para mostrar serviço Aylton Fabres terá se virar nos 30. Com as torneiras dos recursos federais fechadas por causa da miudinha do governo Dilma, Fabres terá de ser criativo na elaboração de novos projetos e conseguir boas parcerias para aprová-los. Pasta do Planejamento que aliás, João Carlos imaginou que seria abraçada durante o mandato pelo seu vice Paulo Mecca. Não aconteceu.
ENGENHARIA POLÍTICA
Para promover as mudanças, o prefeito teve que pensar na questão administrativa, mas levou muito em conta os efeitos políticos das nomeações. Para continuar aliado, o PPS teria de ganhar uma secretaria. Ganhou. O mesmo vale para o PMDB, que perdeu uma pasta, mas ganhou outra. Mesmo sendo mais técnica do que política, Isabela Garcia é ligada ao PP.    

...
IMPACIÊNCIA
Vereadores aliados do prefeito se mostraram descontentes por não terem sido informados dos nomes dos novos secretários antes da oficialização. Marco Aurélio Pereira externou isso publicamente: “Só para defender o governo que somos chamados”, desabafou. 

...
CRISTAL, 27 ANOS

















Sob o comando da sempre empolgada prefeita Fábia Ritcher, O dia 29 de abril marcou a festa dos 27 anos de emancipação de Cristal. Foi na Praça Os Pioneiros, com grande presença de público, apresentações de artistas locais e da Banda Municipal, atividades de cidadania, mateada, brinquedos e bolo de aniversário.
A Vila do Cristal, então 7º Distrito de Camaquã, realizou o plebiscito emancipatório em 1988.

...   
BALANÇO APROVADO

Os balanços patrimonial, contábil e de ações pedagógicas contidos no relatório 2014 da Fundasul foram aprovados, na semana passada, pelo Conselhos Curador, Diretor e Deliberativo da Fundasul de Ensino Superior da Região Centro Sul (Fundasul). As reuniões foram realizadas na semana passada, com maciça presença dos conselheiros.  Nos encontros, o presidente Rubem Carlos Serafini Machado, o diretor acadêmico, professor Milton Silveira Pereira e o contador Ilo Vieira dos Santos apresentaram dados e números, acompanhados das respectivas explicações técnicas.

...
NOVOS CURSOS
Além dos números relacionados às contas da instituição, os conselheiros também foram informados sobre o estágio atual da tramitação dos novos cursos requeridos, os quais aprovados e implantados significarão novo fluxo positivo de caixa. Os cursos que esperam autorização são Graduação em Enfermagem; Graduação em Fisioterapia; Curso Superior Tecnólogo em Logística e o Curso de Ensino à Distância. Após concluir todas as etapas exigidas, a Fundasul, agora, aguarda que o MEC autorize a liberação destes cursos.  

...  
TRANSPORTE SEGURO  
















A Secretaria Municipal da Educação e a Divisão de Trânsito realizaram no dia 21 de abril vistoria nos veículos que fazem transporte escolar em Camaquã. Dos 49 veículos vistoriados, 16 apresentaram irregularidades. Eles tiveram que ser substituídos pelas empresas por outros até que os reparos fossem feitos.

 ...
MARIA ULGUIM
A primeira remessa das  8 mil mudas nativas doadas pela Prefeitura para a recomposição da Barragem do Passo do Maria Ulguim foram plantadas esta semana. Serão necessárias 13 mil mudas para fazer a compensação.
 ...
CULTURA
A Secretaria Municipal da Cultura e Turismo estará promovendo, no dia 22 de maio, o Fórum de Cultura de Camaquã.  Será na Fundasul. O evento servirá para a formação do Conselho Municipal de Cultura.

...
É MUITA CRIATIVIDADE



BOA 






­­­­­­­­­______________________
...
MIRANTE

POSTURA - Mesmo sendo preterido, João Batista Caldasso manteve a postura e compareceu ao ato de posse da substituta, ontem.  
NÃO CONFIRMADO –  Até o final da tarde de ontem era forte a conversa de que Tiago Camerine (Desporto e Juventude) trocaria de posto com Deoclécio Giongo (Secretaria Geral). 

PARCERIA - Mesmo sem vereador, já que o acordo aliado é uma secretaria para cada vereador, o PSDB se mantêm no governo municipal com a Secretaria da Agricultura.

ARTESANATO Feira Livre de Artesanato de Camaquã, que sempre acontece no segundo domingo do mês na Praça Sylvio Luiz, será realizada neste sábado, dia 9, das 14h às 19h, por causa do Dia das mães.

COLORADO - Só se algo extraordinário ocorrer para o Internacional não passar às oitavas da Libertadores. Futebol colorado da quarta foi convincente. 

JORNADA - Rádio Meridional abre suas transmissões do Campeonato Brasileiro, neste domingo, com Atlético Paranaense e Inter, a partir das 15h30, do domingo.

Neste sábado, acompanhem o Conexão Rural, na Meridional FM, a partir das 7h da manhã.


---------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg