sexta-feira, 22 de maio de 2015

COLUNA SEXTA-FEIRA, 22 DE MAIO DE 2015

No que depender de mim, todos os esforços serão feitos para contribuir com o crescimento da nossa Fundasul”

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum (PMDB) 




NOVOS CURSOS A CAMINHO


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum (PMDB) recebeu na manhã desta quinta-feira (21), o presidente da Fundasul, Rubem Machado e o diretor Acadêmico da Instituição, Professor Milton Silveira Pereira. Na pauta, o processo de solicitação dos novos cursos da Fundasul, encaminhados ao MEC e que aguardam aprovação. Futuras parcerias com o Estado e outros convênios também foram discutidos. Também participou da audiência o professor Cláudio Osmã. Esse colunista testemunhou o encontro e o classifica como promissor  para o futuro da instituição.

...

CULTURA É DEBATIDA EM CAMAQUÃ



Esta sexta é dia de se falar em Cultura. É o Forum Municipal da Cultura, que tem como sede a Fundasul, durante todo o dia. Com o tema “Cultura para o Desenvolvimento”, o evento é aberto à comunidade e terá entre seus participantes o secrtário estadual da Cultura, Victor Hugo. Além do secretário, o presidente do Conselho Estadual da Cultura, Neidimar Roger Alves também será palestrante.
.
No Forum, os envolvidos com cultura poderão se manifestar com sugestões, que poderão ser inseridas  no plano de cultura para os próximos anos. A secretária da Cultura e Turismo, Marla Lessa Crespo acredita que o evento tem tudo , os participantes receberão certificados com carga horária de 10 horas, uma forma de valorizar ainda mais este grande momento cultural de Camaquã.


PROGRAMAÇÃO FÓRUM DE CULTURA

MANHÃ
·  8h30min – Recepção: Escola de Circo Parangolés - Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social
·  9h – Abertura: Marla Lessa Crespo – Secretária Municipal da Cultura e Turismo
·  9h30min – “Cultura para o desenvolvimento”: Profª Roberta F. Pedroso - Secretaria Municipal da Cultura e Turismo
·  10h – “Cultura do Estado do Rio Grande do Sul na atualidade”: Victor Hugo – Secretário Estadual de Cultura
·  10h30min  “Avaliação da I Conferência de Cultura”: Profª Fernanda R. Torino - Secretaria Municipal da Cultura e Turismo
·  12h – Intervalo almoço

TARDE

·  13h30min – Apresentação da Orquestra de Câmara Getúlio Vargas - Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social
·  14h – “Criação dos Conselhos Municipais de Cultura”: Neidimar Roger C. Alves – Presidente do Conselho Estadual de Cultura
·  15h30min – “Mitos e verdades sobre o investimento cultural na zona sul”: Luiza Pires – Produtora Cultural
·  16h10min  “Os meios de comunicação no desenvolvimento cultural” - Fabiane M. Ferreira – Diretora Executiva da Rede Meridional
·  17h – Encerramento

... 

CALÇADA CIDADÃ

O vereador Vinícios Araújo (PMDB), protocolou na Secretaria do poder Legislativo, solicitando que seja encaminhado ao Poder Executivo Projeto de Lei Sugestão que “institui o programa “Calçada Cidadã”. O objetivo é fazer com que os moradores sejam estimulados pelo poder público a cuidar das duas calçadas. Melhorando a qualidade dos passeios.

...


LUANA CADA VEZ MELHOR  


















Diante de um grande público, a cantora Luana Fernandes deu mais um show de interpretação. Desta vez foi no auditório do SESC, na sexta (15). Luana apresentou o show “Lua de Outubro”, com filmagem de Luis Claudio Silva, cenário assinado por Guel Fernandes e Claudia Reyes, e a produção de Catullo Fernandes.


...

ÁFRICA

A Secretaria Municipal de Educação realizou no Cine Teatro Coliseu,  encontro com os bibliotecários, supervisores escolares e professores de história e geografia, da Rede Municipal de Ensino. A reunião deu continuidade à formação em história e em cultura afro-brasileira, africana e indígena. O encontro teve a  palestra de Lucia Regina Brito Pereira, doutora em História, Adiles da Silva Lima, especialista em Estudos da Cultura Africana e Afro-brasileira e de Frederico Matos Alves Cabral, vice-coordenador da Rede Interdisciplinar e Multidisciplinar de Estudos Africanos da UFRGS.


ELETRICISTA RURAL

Cerca de 15 produtores participaram nesta semana do curso de Eletricista Rural promovido através da parceria entre a Secretaria de Agricultura, Senar, Sindicato Rural e Associação dos Arrozeiros de Camaquã. Com 24 horas de duração, divididas entre a parte teórica e prática, os alunos aprenderam conceitos básicos em eletricidade, componentes básicos em instalações elétricas, instalações em linha aberta, tipos de instalações de condutores, manutenção das instalações elétricas e motores elétricos, entre outros.




...


­­­­­­­­­______________________
...
MIRANTE

SEPARA  – Peleia das brabas entre vereadores de Chuvisca. Foi na última segunda-feira, entre os vereadores Valdir E Juliano.   

DETRAN – Advogado Nelson Geiger Filho assumiu, nesta quinta, a chefia de gabinete do diretor-geral do Detran-RS. Boa sorte, irmão!

LIBERTADORES – Se passar -e deverá passar – o Inter vai pegar na semi final da competição o Cruzeiro, que além de ganhar ontem, mostrou um baita futebol na argentina.  

NEGÓCIOS – Sucesso de público e bons acordos fechados em mais um Encontro de Negócios da Afubra.

BRASÍLIA – Vice-prefeito Paulo Mecca estará em Brasília, na semana que vem, participando da Marcha dos Prefeitos e visitando ministérios e gabinetes em nome dos interesses de Camaquã.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg