quarta-feira, 20 de maio de 2015

COLUNA QUARTA-FEIRA, 20 DE MARÇO DE 2015

Atualizações segundas, quartas e sextas-feiras
....
                                                                                                                             
A senhora não faz política sindical, faz política partidária e esse que é problema” 

Vereador Marco Aurélio Pereira (PTB), na tensa sessão de segunda-feira (18) da Câmara, se dirigindo a presidente do Sindicato dos Municipários, Carla Simone, filiada ao PSB.

...

VAI EM PAZ ZÉ

Conheci o Zé Inácio no antigo Xis do Tio Chico, ali ao lado da prefeitura. Lembro dele com o Arcíbio Golveia e mais uns dois ou três discutindo política. Ele falava alto, dava com as mãos, era incisivo nas colocações. Isso lá por 1993, 1994. Depois, por força do trabalho, fomos nos cruzando. Eu na rádio e no jornal, Zé na assessoria do PMDB na Câmara Municipal.  Ele sempre tinha uma sacada nova, uma notícia bombástica e era tudo sempre criativo. E quando falava, gesticulava muito e dava risada. Conhecia política e seus bastidores e ajudou uma cacetada de políticos de Camaquã e da região a verem como as coisas funcionavam. E também deu mão a um mundarél de gente que precisava de um contato, de um telefonema, de um encaminhamento para ser ajudado por algum órgão ou pessoa pública. 

Um dia ele, que respondia pela Secretaria da Saúde de Chuvisca, entrou no Jornal A Visão. Com uma caixa pequena nas mãos, entrou rindo. Da caixa tirou um termômetro e sugeriu me medir a temperatura, pois achava que eu estivesse com febre, já que tinha criticado na edição anterior do jornal a administração do seu chefe Nelino Venske.

Da minha parte, o "Chatinho" - como muitos o chamavam – só tenho coisas boas para falar. Nunca me prejudicou. Aliás, sempre que pôde me incentivou, me promoveu e me ajudou. O Zé calculou mal o efeito de algumas opções impulsivas, o que produziu prejuízos pessoais depois. Por exemplo: o rompimento com o amigo Nelino foi uma cara bobagem.

Depois, passou pela Assembleia Legislativa e teve um cargo na Trensub. As notícias que vinham dele desde o ano passado não eram boas, sinalizavam para um quadro de penúria.  Há uns meses atrás, o irmão dele, o André, um cara fora de série, me mandou mensagem de Santa Catarina dizendo que o seu mano precisava de sangue e estava internado no Hospital Vila Nova, de Porto Alegre.

A última vez que vi o Zé Inácio foi no restaurante da esquina de Tapes, na época da campanha eleitoral do ano passado. Dilmista, ele estava na companhia de outro cabo eleitoral e estavam indo a Tapes “articular”. Amante de um papo longo, desta vez ele tinha pressa, a qual entendi como sendo defesa dele para não entrar em detalhes da vida. Estava magro, com aparência cansada.

Confesso que a informação sobre sua morte, nesta segunda-feira, aos 57 anos,  me deixou meio arriado. E num outono de ganhos e perdas, foi embora mais um amigo querido. E como me ensinou, na prática, Mendes Ribeiro Filho, mesmo que meio mundo conteste um amigo teu, se ele é teu amigo é teu amigo. Bom descanso, Zé!      

 
...

FAZ PARTE 




















O roteiro se repete: Sindicato dos servidores querendo mais do que irão ganhar, o prefeito fazendo um esforço para pode dar o máximo que consegue. Na última segunda-feira (18) teve reunião entre os lideres sindicais e João Carlos. O índice de reajuste não foi anunciado pelo governo e os servidores ficaram insatisfeitos e ameaçaram parar. Depois, foram para sinaleira e, à noite, à Câmara.


CHOQUE
Em sinal de contrariedade à postura de alguns vereadores de oposição,  sindicalistas viraram as costas para o parlamento municipal, durante a sessão legislativa. Indignado, Marco Aurélio Pereira (PTB) foi para o choque e abriu o verbo contra a presidente do Simuca, Carla Simone, a quem acusou de misturar política sindical com partidária. Ato contínuo, o ex-prefeito foi acusado de assédio moral pelos manifestantes e pelo colega Éverton Clarão (PSB).  


COM SAL
Concordem ou não com o ex-prefeito, Marco Aurélio Pereira  é o único membro da atual legislatura ligado a situação que defende suas posições de forma clara, sem firulas ou medo de se queimar. 


...
EM BUSCA DA HARMONIA 

   


















Na última segunda-feira (18) o vereador Leomar Boeira (PMDB) esteve com s coordenadores do Sine, Pâmela Araújo e Gildo Silva. Visitou as salas, conheceu o trabalho e tomou um cafezinho com o pessoal. Leomar se surpreendeu com alguns dados e serviços oferecidos, os quais ele não sabia detalhes. Com seu jeito singular de falar, Leomar afirmou Que não viu nenhuma hostilidade na relação dos coordenadores. Pâmela é do PMDB e Gildo filiado ao PSB.   


ENTRETANTO
E sempre tem o entretanto – tem líder peemedebista camaquense questionando a razão de Gildo não estar atuando em Guaíba, onde era para ser a coordenação regional do órgão. Ai não dá para entender. Lutam para que Camaquã seja polo de um monte de coisas e quando é não querem. Deixa o homem onde ele está. Aliás, é o próprio PMDB e sua indicação que ganham com a experiência de Gildo, que tem como uma das principais marcas a mediação.   
 ...

BEM MELHOR

Ela é um charme e o Jornal Nacional está muito melhor com essa graça ai. Agora, só ando pela meteorologia do JN, com a Maria Júlio Coutinho.


















... 
PUBLICIDADE CORTADA 
Impressionante como de uma hora para outra o Estado ficou tão violento para RBS. À cada cinco notícia do Jornal do Almoço, quatro são de editorial de polícia. E todas com alarmantes manchetes contra o governo. O RS está sangrento há horas, o problema é o olhar dúbio da empresa, que às vezes enxerga com olhar analógico a realidade e, quando quer, faz isso digitalmente. Só que estrategiazinha chatôbriana é bem manjada.  Até aqui, Sartori está aguentando bem a pressão,

...
QUASE PRONTA
A famosa UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Viegas está próxima da sua conclusão. Quem informa é o vereador Vincius Araújo (PMDB), que visitou as obras nesta terça-feira (19), quando estavam sendo pintadas as paredes do prédio.

...

PRESENTE DE GREGO
Com relação à UPA até aqui está tudo bom, tudo bem, mas para ela funcionar serão outros quinhentos. Tem prefeito que nem quer ouvir falar no nome. O custo operacional é alto demais e o governo federal fechou a torneira de recursos para irrigá-las. Sem dinheiro, muitos governos municipais pararam as obras das que estão sendo feitas. Já as prontas estão ameaçadas de fechar.


...

MAPEAMENTO DA ÁGUA
Os dados levantados até aqui pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã foram apresentados numa reunião, realizada no auditório do IFSul, na quinta-feira (14). Informações que foram expostas pelo engenheiro Eduardo Lanna, técnico da empresa contratada para o vasto trabalho  de mapeamento dos mananciais de água da região. Presentes estiveram o prefeito João Carlos Machado, o presidente da Câmara de Vereadores de Camaquã, Fulvio Lessa e o presidente do Comitê Camaquã, engenheiro Renato Zenker. A condução da reunião foi de responsabilidade do vereador Gledison Nunes, de Arambaré.

...

E AI, VAI ENCARAR?

Olha o anúncio que está caindo nas caixas de entrada de emails:

“Seja Vereador em 2016. Não perca essa Oportunidade! Curso e Assessoria 24 horas”



 PREFEITO EMPOSSA EM TAPES
O prefeito Silvio Rafaeli empossou os novos representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tapes para os próximos dois anos. A soleinidade foi no Cras municipal. Quatro destes conselheiros são adolescentes mesmo, que devem contribuir na construção de um plano público para o setor. A presidente do conselho é Vera Barbosa, reeleita ao posto.



...



A TODO VAPOR

Fiz o registro das patrolas trabalhando na Estrada dos Galpões, nesta terça-feira. Olha que o secretário Clayton Dworzek ainda vai fazer muitos pessimistas mudar de ideia.




------------------------------------


MIRANTE

QUALIDADE - Vitor Hugo Martinez Pereira é o palestrante do 35º Seminário da Fundasul, que ocorre a partir das 19h desta quarta-feira (20). Ele pertencente ao Conselho técnico da Gadolando e o homem responsável pela qualidade dos produtos Santa Clara Alimentos. A entrada é franca. 

AZEDUME – O tempo de Felipão se esgotou no Grêmio. Como repórter de jogos, não vou sentir nenhuma falta. Tampouco ele de mim e dos colegas. Mais do que mal humorado, Scolari chega a ser agressivo com a imprensa.  

LIBERTADORES – Colorado, hoje, na Colômbia contra o Santa Fé. Amanhã, River x Cruzeiro. Minha aposta é de que inter e River é quem irão para final. Jornada na Meridional começa às 21h40min.

NEGÓCIOS – Dia de Negócios da Afubra, nesta quinta-feira, a partir das 9h, no Ginásio do Clube Camaquense.

CULTURA – Seminário de Cultura com a presença do secretário estadual Vitor Hugo. Nesta sexta-feira (22), na Fundasul, a partir das 8h30min da manhã. A promoção é da Secretaria Municipal da Cultura.  






---------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg