segunda-feira, 25 de maio de 2015

COLUNA SEGUNDA-FEIRA, 25 DE MAIO DE 2015

Atualizações segundas, quartas e sextas-feiras

...
                                                                                                                             
“Se não tem verba, que se use o verbo”
Lula, o messias petista e ex-presidente da República, na sua frase mais batida ultimamente, sugerindo que o governo Dilma reaja  ao desgaste causado pelo engessamento da economia, provocado, diga-se, pelo próprio governo.


...
LIMINAR DO IPTU REPERCUTE 
Impressionante a repercussão que deu a nota postada neste Blog, na tarde da última sexta-feira(22), que informou sobre a liminar concedida pela Justiça local a um contribuinte camaquense que suspendeu o pagamento do reajuste do IPTU 2015. Entre às 18h de sexta e mesmo horário de sábado as visitas ao Blog alcançaram três vezes o número médio diário. A ação foi elaborada pelo Escritório Gama Advogados, de Camaquã, que preferiu não divulgar o nome do cliente.

... 
NOVO COMANDO












O Partido Progressista de Camaquã está com nova Executiva. O empresário Cláudio Cruz é o novo presidente da sigla, em substituição ao produtor rural e ex-vereador Cecy Ulguim. A escolha acalma os ânimos de parte dos progressistas, que vinham reclamando de acomodação e apatia da direção do partido. Segundo os inconformados, a executiva mostrava pouco interesse na sucessão eleitoral municipal do ano que vem.
 ...
DIRETRIZ
Com Cruz no comando, e com a força de promissora revelação pepista, o jovem Vitor Azambuja, o PP começará a trabalhar de forma incisiva na construção de uma candidatura própria em 2016. Progressista. 
Para cabeça de chapa ao Executivo Municipal o grupo já tem o nome do escolhido: é o do secretário municipal da Saúde. Robson Marques.


 ...
GRANDE CECY
Após grande contribuição ao PP e à sociedades, através das entidades comandadas por ele – como Sindicato Rural e CTG Camaquã -, Cecy Ulguim anunciou no final de semana o seu desligamento das funções de comando das atividades sociais e políticas. Aos 70 anos, Cecy diz que “o espaço precisa ser aberto para lideranças mais jovens, com mais energia e que naturalmente pedem passagem”. O ex-vereador, que começou do zero e hoje é respeitado produtor de arroz, representa um modelo de postura comunitária a ser seguido. 
 ...
DIVISÃO      
Enquanto isso persiste o impasse no PSDB camaquense. Com as convenções municipais e estaduais adiadas pelo diretório nacional, coube aos diretórios municipais apresentar uma comissão provisória de transição. O problema é que o PSDB está rachado em Camaquã. Assim, duas chapas temporárias foram configuradas: uma encabeçada por Paulo Souza, outra por Luciano Delfini. Agora está nas mãos do diretório estadual a decisão sobre qual dos grupos irá conduzir o partido até a escolha de uma executiva permanente.   
 ...
IMPASSE
Está cada vez mais declarada a guerra no PSB local. De um lado o grupo ligado a Beto Grill, que deseja sua candidatura a prefeito em 2016. Do outro, o vereador Éverton Clarão, que não abre mão de sua candidatura ao mesmo cargo. Clarão alega que tem a palavra de Grill, que lhe garantiu essa condição no ano passado. Grill não nega isso, diz que não volta atrás na palavra e que só será candidato se todo o partido assim optar. Furiosos, os apoiadores do ex-vice-governador fazem de tudo para convencer Clarão a abandonar a ideia e tentar se reeleger ao Legislativo.

...
INDIGNAÇÃO
A fúria maior daqueles que lutam para que Beto Grill dispute a prefeitura é contra o assessor parlamentar de Clarão, Endrigo Ribeiro. Segundo eles, a forte a influência de Endrigo nas decisões do chefe é a responsável pelo impasse. Para PSBistas como Carlos Martins, Jorge Jardim e Flávio Barbosa, a ingerência de Endrigo tem a ver com seu desejo de ser candidato a vereador no ano que vem. 
...
PISCICULTURA 


Um dos assuntos do Conexão Rural do último sábado foi a formação da “Aqua-Camaquã”, denominação para Associação dos Aquicultores de Camaquã.  A iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura reúne 30 produtores de peixes e alevinos e tem parceria com o escritório local da Emater. A partir do apoio público a produção de alevinos, filetagem e comercialização de peixes, os piscicultores querem se estruturar para poder organizar remessas regulares ao mercado. Segundo o secretário Zeca Dorneles, durante as reuniões, foi ventilada inclusive a possibilidade da utilização da Barragem do Arroio Duro como local para instalação de viveiros.

...     
BOLSAS PRESERVADAS 
Outro assunto que esteve na pauta do Conexão foi o corte do orçamento dos ministérios da Agricultura e o do Desenvolvimento Agrário. Entre os debatedores, inconformidade pelo fato de o governo federal ao mesmo tempo em que corta verbas para órgãos fomentadores da produção mantêm intacto o orçamento de programas sociais de intenção meramente político-eleitoral.

...
 FUTEBOL
Ao final do jogo do Grêmio contra o Figueirense, que fizemos sábado, pela Meridional, entrevistei Marcelo Grohe, Giuliano, Felipe Bastos, Mamute e Rodolfo.  Mas a melhor delas foi a do goleiro do Grêmio e da Seleção Brasileira. Sempre sereno, Grohe encheu a bola de Brian Rodrigues, autor do único gol do jogo. "Só ele e nós sabemos o que ele (Brian) vem passando".  Brian vinha sendo duramente criticado pela imprensa e torcedores por ter feito apenas um gol em 13 jogos. Ao sair em defesa do colega, Grohe mostrou que não pensa só em si, e que mesmo que o tricolor esteja passando uma fase complicada, existe solidariedade no ambiente tricolor. Mas que Marcelo é um baita sujeito, isso não se tem dúvidas.

...

E ELES TÊM TEMPO


 E IMAGINAÇÃO...


­­­­­­­­­______________________

MIRANTE

EFEITO DOMINÓ – Expectativa é se com a decisão da 2ª Vara Civil de Camaquã, que determinou suspensão do pagamento de reajuste de IPTU, haja uma enxurrada de novas ações com o mesmo pedido.   

SERVIÇO – No fim de semana mesmo os irmãos Valtencir e Clairton, que se especializou em Direito tributário, foram consultados sobre futuras ações.

PÚBLICO – Postagem em rede social, no final se semana, de integrante do PSB pró-Beto Grill escancarou os atritos internos da sigla neste ano pré-eleitoral.   

AGRICULTURA – Depois de muita cancha adquirida no Norte do Pais, agrônomo Vilmar Klein empresta agora esses conhecimentos à Secretaria Municipal da Agricultura. Além da experiência, um exuberante entusiasmo. Sua contratação é um dos acertos da gestão de Zeca Dorneles.  

CORTES - Têm estatais que serão mexidas pelo governo Sartori, dentro do pacote de medidas para recuperar o Estado. Mexidas que significam extinção e venda.


GOLEADA - Presidente da AL, deputado Edson Brum (PMDB) tenta essa semana em Brasília desatar os nós que trancam a aprovação dos novos cursos protocolados pela Fundasul. Se conseguir fará um golaço pela educação superior regional. Um não, vários.  

PESQUISA - Está longe ainda de começar a campanha política, mas tem partido ou candidato já fazendo pesquisa. Sexta-feira tinha gente nas ruas de Camaquã fazendo levantamento. Nas perguntas, tudo certinho, até o entrevistador querer registrar o nome do entrevistado. Isso não pode, Arnaldo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg