quarta-feira, 27 de maio de 2015

COLUNA QUARTA-FEIRA, 27 DE MAIO DE 2015

Atualizações segundas, quartas e sextas-feiras
                                                                                                                             
Eu, junto do Rodrigo Caetano (executivo ex-Grêmio), que é um excelente profissional, um dos melhores com quem já trabalhei,  simplesmente não éramos ouvidos. Quem resolve as coisas do futebol no Flamengo é o grupo de gestor, que não sabe absolutamente nada do assunto

Do agora desempregado Vanderlei Luxemburgo, botando a boca na direção do Flamengo, que  assim como o Grêmio foi enrolado pelo homem dos mil ‘Projetos’ e nenhum título. 

...

BANCADA DO PT SEPULTA REFORMA POLÍTICA 













Mas é lógico que não ia dar em nada. Assim como continuará não dando em nada a reforma política e todas as demais reformas institucionais deste país. E sejamos justos: o PMDB tentou, queria mudança, mas a irresponsabilidade petista foi mais forte, derrubando o principal dos itens desta tentativa de reforma política: o sistema de eleição de deputados e vereadores. O modelo “Distritão” caiu por vontade dos deputados do PT, que queriam impor uma derrotinha básica ao aliado PMDB, autor da proposta, para dar uma lição a Eduardo Cunha, presidente da Câmara, não foi cabresteado pela máquina do Planalto. Derrotaram mais que o PMDB, deram um tapa na cara da população, que queria ver com mandato, com justiça,  apenas os mais votados. Queria!

CONTINUA A DISTORÇÃO  
No distritão se elegeriam os parlamentares - com exceção dos senadores que já é assim – mais preferidos pelo voto, independentemente da proporcionalidade de votos dos partidos que sustentam a coligação. Ganhariam os mais votados e pronto. Mas não passou, assim como os demais sistemas, o distrital e o distrital misto não passaram, assim como todas as demais reformas não passarão no seus pontos mais importantes. Graças às birrinhas de poder, tudo continua como era dantes.

NADA MUDA 
Na pauta desta reforma, capada nesta terça-feira, ainda restam alguns pontos como modelo de financiamento de campanha, fim da reeleição e a unificação das eleições. Esqueçam, pois se algo mudar será irrelevante.
 ... 
 PRAZO SE ESGOTANDO
A delegada do CRC, Silvana Scherer, lembrando que os microempreendedores Individuais (MEIs) têm até o dia 31 de maio para enviar a sua declaração anual do Simples Nacional  2014 à Receita Federal. O documento mantém o empreendedor em dia com as obrigações fiscais garante benefícios previdenciários. Quando faltavam 20 dias para o fim do prazo, 2,78 milhões de microempreededores ainda não tinham enviado o documento. Isso representa 59,72% do total.

 ...

CULTURA EM PAUTA 




O secretário estadual da Cultura, Vitor Hugo e o presidente do Conselho de Cultura do Estado, Neidmar Charão Alves, foram os convidados ilustres do Fórum Municipal da Cultura, promovido, na sexta-feira (22), pela Secretaria Municipal do setor, na Fundasul. Durante manhã e tarde, autoridades, representantes de entidades e artistas debateram formas de promover ações que fomentem o setor e falaram sobre a formação do conselho municipal, numa adequação ao Sistema

...

ENCONTRO PROMISSOR  

 














Prefeitos e secretários municipais se reuniram no último dia 19 em Tapes, com a secretária estadual do Meio Ambiente, Ana Pellini. No encontro, Pellini apresentou metas e o processo de modernização, que está sendo implantado na secretaria e na Fepam – órgão que ela preside e considerado por muitas prefeituras como um inoportuno “tranca ruas”.  

MARIA ULGUIM
Acompanhando o prefeito, a secretária municipal do Meio Ambiente, Isabela Mendes Garcia pediu à Pellini agilidade nos licenciamentos de dois projetos: a Barragem do Passo do Maria Ulguim e o Distrito Industrial II. A titular da pasta estadual do Meio Ambiente, é respeitada pela postura equilibrada, sem paixões, como trata as questões ambientais. Ela foi colega do prefeito de Camaquã, durante o governo Yeda Crusius (PSDB).   

...

CARTÃO PONTO 
O assunto não foi tratado na última sessão legislativa, mas o vereador Vinicius Araújo (PMDB) pediu informações na Secretaria Municipal da Administração sobre a assiduidade no trabalho da servidora pública Marivone Tavares, Vinicius quer um relatório da assinatura do cartão ponto de Marivone por estranhar as seguidas participações de Marivone – vereadora pelo PT -  em eventos políticos ou ligados aos pequenos agricultores, os quais ela é uma das representantes. 

...



SÓ PARA DEIXAR CLARO
Eu leio e releio e não consigo ver nada que venha a desabonar o secretário Municipal da Fazenda, Valter Luis de Barros numa nota publicada na coluna do dia 29 de abril. Bom, seja como for, reitero aqui de forma mais clara o que tentei dizer e que talvez não tenha conseguido: o secretário foi vítima de uma série de infortúnios de saúde (dele e de familiar) ocorridos justamente na época do desgaste causado pela majoração do IPTU, e mesmo assim o pessoal não deu moleza – inclusive alguns próximos que sentaram o sarrafo por sua ausência e depois acharam a nota publicada “um horror”.

SOZINHO
É bom lembrar que escrevi que Barros não deveria levar o débito sozinho pelo reajuste dos IPTUs e que o que faltou foi parceria e até solidariedade dos aliados na hora que o bicho pegou. E que se registre: pelo que vi nestes dois anos de convivência na administração municipal, afirmo que Valter Luis de Barros é um dos secretários mais preparados e dedicados desse governo municipal, é do bem e não foge de peleia. De anjo esse colunista aqui não tem nada, mas como diz o meu amigo Cecy Ulguim: “O certo é o certo”.

...

CICLOVIA-BALA  

Conhecido dos trabalhistas camaquenses, o ex-deputado estadual Paulo Azeredo teve seu mandato de prefeito cassado, na segunda-feira, pela Câmara de Montenegro. Para quem não lembra, Azeredo foi o deputado que botou na cabeça que a solução para o transporte coletivo no RS era a instalação do trem-bala.    Como não conseguiu o trem, construiu uma ciclovia em Montenegro e esse foi o motivo da cassação. Uma CPI apontou irregularidades na obra.


...



VÍDEO MONITORAMENTO
Na tribuna legislativa, segunda-feira, a vereadora Marivone Tavares (PT) atualizou informações sobre o projeto das câmeras de monitoramento na cidade. Já foi feita a licitação, com uma empresa de São Leopoldo sendo a vencedora. Porém, uma concorrente de Guaíba ingressou com recurso e melou o processo. A vereadora é principal articuladora para vinda dos recursos, viabilizados através de emenda do deputado federal Fernando Marroni (PT). 


­­­­­­­­­______________________
...
MIRANTE

TRÂNSITO  – Rua Marcírio Dias Longaray estará ,fechada nesta quarta-feira até às 17, entre José Antônio Pires e Nilda Souza Azambuja. Motivo: Dia do Desafio do Sesc.

MÚSICA –  Projeto Santo de Casa Faz Cultura promove nesta sexta-feira (29), apresentação musical de Daniel Corleta Evangelista. É o pré-lançamento do seu primeiro álbum, que traz canções de Lenine, Beatles e João Bosco.

SERVIDORES– Terça-feira foi dia de protestos do Sindicato dos Municipários, que quer o anúncio imediato pelo prefeito do reajuste desse ano. O Simuca pede 10%, mas sabe que vai ficar bem abaixo disso. .     
JORNADA – Hoje tem futebol na Legal. Direto do gigante, das 19h às 20h pelo site e depois pela Rádio, Inter x Santa Fé, valendo vaga para a semi final da Libertadores. Narração do Gogó da emoção Celiomar Garcia, comentário Italgani e Mendes e as reportagens deste repórter. 

CONSAGRAÇÃO - Terei a honra de ser um dos mestres de cerimônia da Festa da Consagração Pública, da Tribuna Centro Sul. Farei com muito gosto esse trabalho na festa, começada pelo meu compadre e parceiro Luiz Renato, que aliás, está em recuperação em Porto Alegre, já no quarto.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg