sexta-feira, 17 de abril de 2015

COLUNA SEXTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2015

Atualizações segundas, quartas e sextas-feiras


Fica claro que não é só a oposição e as ruas insatisfeitas. É o TCU que disse: - A presidente praticou crime de responsabilidade -’
Senador Ronaldo Caiado (DEM)



TRIBUTO PARA PAULO BROSSARD
Nelson Egon Geiger
Advogado
  
         
   Lamentável o passamento de Paulo Brossard, domingo último. O Rio Grande do Sul sempre teve lugar de destaque no panorama político nacional com suporte em grandes nomes que honraram a oratória de plenário, de palco e de massas. Ainda remontando ao século XIX e início do XX, vêm à mente os tribunos: Conselheiro Gaspar Martins e o bravo Assis Brasil. Sem fugir de Getúlio Vargas e João Goulart. Estes mais de empolgarem comícios eleitorais. Todavia, sem se desdenhar de nenhum dos quatro o conhecimento cultural.

            Nos exato curso desses nomes, seguiu-se, em tempos mais modernos o grande Senador e Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto. Oriundo do velho PL. Partido surgido pós redemocratização de 1946, quando Getúlio tinha terminando seu grande tempo como estadista que alavancou o País. O PL era oposição dos líderes do campo contra a nova sigla que Vargas criara e que se dirigia à massa trabalhadora: o velho PTB (não se confunda com o atual), e o liberal PSD, que foi o sustentáculo da eleição do General Eurico Gaspar Dutra pelo voto direto, em 1945. O PL, como o PSD eram mais liberais que a outra sigla forte da época: a UDN conservadora.

            Pelo PL Brossard foi eleito Deputado Estadual. Na Assembléia se destacou como grande tribuno, atuação que já detinha na advocacia que adotara como profissão principal, secundada pela sua atividade de produtor rural. Foi ferrenho opositor, na Assembléia ao Governador Leonel Brizola. Seu partido apoiou Hildo Meneghetti que vinha para um segundo mandato e do qual Secretário Estadual de Justiça, cargo que deixou para voltar à Assembléia. Então ocorreu o Movimento de 1964, que inicialmente aderiu.

            Desgostou-se do Oficialismo quando foram suprimidas as eleições para Presidente, Governadores e Prefeitos de Capitais, por ser ato antidemocrático com o que não concordava. Seguia seus líderes da época como Raul Pilla, Brito Velho e outros caciques do PL. Uma parte da agremiação, porquanto outra ficou a favor da Ditadura Militar.
           
            Com a extinção dos velhos partidos e criação do bi-partidarismo pelo regime autoritário, Brossard ingressou no MDB, pela mão do então Deputado Estadual Pedro Simon. Foi Deputado Federal em 1970, ainda com um MDB pequeno. Destacou-se na Tribuna da Câmara e logo, em 1974 lançado candidato a Senador. Eleição na qual venceu o candidato da ARENA governista, Nestor Jost. Na época, eleição que permitia debates na Televisão mostrou a grande performance de Brossard como orador e debatedor político. No Senado suas manifestações eram respeitadas até pelos governistas, forte na robusta e culta oratória. Ministro da Justiça no Governo Sarney e posteriormente do STF, cargo no qual se aposentou. Continuou, como sempre, na retórica em artigos jornalísticos. Até á poucos dias.

            Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o grande político gaúcho e correligionário, que do MDB passou para o PMDB em 1979. Em 1974 o camaqüense José Cândido de Godoy Netto promoveu uma recepção jantar para Brossard, que aqui passava como candidato ao Senado e na qual estive presente. Em 1982, estivemos juntos em comício do PMDB no largo da atual Estação Rodoviária Municipal. Ele concorria novamente ao Senado e eu a Prefeito na eleição direta que vinculava todos os cargos para o mesmo partido na cédula única. Perdemos os dois. Mas restou o conhecimento próprio que ele nunca deixou de lembrar. E eu a respeitar.

...       


IPTU
 O governo do município elaborou um texto no qual oferece maiores esclarecimentos sobre o IPTU. O documento foi enviado pela Assessoria de imprensa aos órgãos de comunicação. Leia em tópicos:
“Saiba como foi feito o cálculo do IPTU


·        O aumento se deve à atualização da Planta Genérica de Valores e ao trabalho de geoprocessamento, realizado em 2014, quando foi atualizada a Planta de Valores, passando a valer este ano.

·        A medida foi aprovada pela Câmara de Vereadores, cumprindo determinação do Tribunal de Contas do Estado – TCE - que solicitava a todos os municípios que tinham índices defasados que as atualizassem sob pena de renúncia de receita.

·        A última atualização realizada em Camaquã datava de 2001.

·        Na Câmara de Vereadores, todos os pareceres das comissões foram favoráveis e foi realizada Audiência Pública, a cargo da Comissão Permanente de Participação Comunitária, Cidadania, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos.

·        Foi elaborada nova planta de valores, não sendo, portanto, apenas aplicado  um percentual em cima da planta anterior. Por esta razão, o aumento varia de imóvel para imóvel, já que além da área territorial, a área construída também faz parte do cálculo e essa proporção entre territorial e predial varia de imóvel para imóvel.

·        O preço do metro quadrado usado para cálculo da parte predial não foi alterado, apenas foi realizada a correção pela inflação. O que mudou foi apenas o preço do metro quadrado da parte territorial.

·        Terrenos na mesma região podem ter tido aumentos diferentes, já que eles podem ter diferenças de situação como esquina ou meio de quadra, por exemplo, além da topografia e profundidade do terreno.

·        O valor venal utilizado é geralmente menor do que o de mercado, isso porque ele desconsidera algumas variáveis como os movimentos de oferta e procura e o valor histórico do imóvel. O é calculado com base na Planta Genérica de Valores, que é o preço padrão do metro quadrado calculado para cada região da cidade.

·        Mapas e imagens aéreas e frontais dos imóveis foram comparadas com as do Cadastro Imobiliário, quando se constatou que 5.500 casas estavam em situação irregular.

·        Os proprietários desses imóveis receberam carta com os apontamentos e prazo para contestação. Foram mais de cinco mil notificações entregues pelos Correios.  

Pagamento
O pagamento poderá ser feito em até nove parcelas mensais e consecutivas, ou optar ainda em pagar o valor à vista com desconto de 10% sobre o valor total. Quem deseja parcelar tem até o dia 22 de abril para efetuar a primeira parcela, já os que desejam garantir o desconto do pagamento da cota única, tiveram o prazo prorrogado até o dia 22 de maio.


Como é calculado
Sobre o valor venal é aplicada uma alíquota, que varia para cada tipo de imóvel. Para os imóveis territoriais, a alíquota é de 2% e, para os prediais, esse percentual cai para 0,5% sobre o valor do terreno mais o da edificação.

Isenção
Os proprietários que possuam um único imóvel, com até sessenta metros quadrados e valor venal de até R$ 38.326,62 ficam isentos de IPTU e não há necessidade de pedido por parte do proprietário, pois a isenção é concedida automaticamente.

Condomínios
Foi alterada para esse Exercício a Lei das Isenções do IPTU, excluindo do benefício da isenção os imóveis localizados em área de condomínio, corrigindo uma grave distorção, já que imóveis de valor considerável deixavam de pagar imposto em função da forma de cálculo, que considera somente a fração ideal do terreno, fazendo com que a maioria esses imóveis ficasse dentro da faixa de isenção.

Para que serve o IPTU
O IPTU se destina a custear despesas com Saúde, Educação, Assistência Social e obras de infraestrutura, por exemplo. Além disso, é importante fonte de recursos para custear as despesas com folha de pagamento dos Servidores e demais serviços prestados à comunidade.
Por determinação legal, 25% de tudo o que é arrecadado com o IPTU deve ser obrigatoriamente investido em Educação e 15% em Saúde. Como se percebe, 40% da arrecadação com esse imposto se destina a essas duas importantes áreas.
...


E o Fidelix voltou. E nós não votamos nele, hein! O baixinho é gente boa demais. Na próxima eu voto, eu juro!




...

MARCUS VINICIUS REFORÇA COMPROMISSO DO CONTRATO


Acompanhado pelo superintendente da regional Sul Eduardo Guimarães e pela nova gerente da agência da Corsan em Camaquã, Claudia Viana,  diretor administrativo da Corsan, Marcus Vinícius de Almeida visou na manhã de quinta o prefeito João Carlos.

Ao prefeito, Marcus Vinicius reforçou sua preocupação em relação a pavimentação nos locais em que ocorrem obras da Corsan: “Sabemos do esforço que os municípios fazem para realizar o calçamento de uma via e não queremos prejudicar este investimento”. Marcus também falou que pretende instalar o novo reservatório que a Corsan no Loteamento das Flores aem agosto deste ano.

Acompanhando Marcus também esteve o seu assessor Vitor Azambuja, guri camaquense dos bons, pepista leal e colorado fiel.  


...

SAÍDA ANTECIPADA
O camaqüense Carlos Martins (PSB) deixou o cargo de presidente da Agergs. Alegando questões pessoais, Carlinhos antecipou sua saída do cargo, que seria em agosto. O aliado de Beto Grill deverá ser candidato a vereador em Camaquã no ano que vem.

...

 ...
SEM TERRA EM TAPES


Há cerca de um mês escrevi no blog que uma ação do MST estava sendo preparada para região. Não havia clareza do que na verdade seria, mas lideranças do movimento tinham em mãos imagens e dados de empresas, entidades e fazendas de Camaquã e da região.

Diante da informação vazada pode ter havido mudança de planos, pode ter também havido a antecipação do plano de invadir a área de Tapes sem os protestos para não chamar a atenção. O fato é que desde a madrugada desta quinta-feira a Fazenda Guerra, de 7 mil ha, na localidade de Camélia, está ocupada por centenas de sem terra.

Foi informado de que 1,8 pessoas invadiram o local, onde é cultivado eucalipto. A princípio não houve violência. O capataz ouviu tiros, os lideres dizem que eram fogos de artifício. A BM faz o monitoramento da área.
Ontem a juíza de Tapes Maria Oliveira concedeu limitar de desapropriação da fazenda, que foi entregue na manhã desta sexta-feira aos invasores. Foi dado um prazo de seis horas para desocupação.

...



PONTO DE ATENDIMENTO DO SEBRAE AVALIADO




Lideranças empresariais de Camaquã se reuniram, na última quarta-feira, no Sindilojas, quando fizeram uma avaliação da unidade de atendimento do Sebrae em Camaquã, que funciona junto no Centro Administrativo Municipal. Outras pautas também foram abordadas, como agenda de cursos profissionalizantes e de aperfeiçoamento. .  
Participaram da reunião a titular da SMIC, Maristela a gerente regional do Sebrae, Rosani Boeira, o consultor do Sebrae, Fabricio Burkert, o presidente do Sindilojas, Luciano Barbosa, o presidente da Acic, Leonardo Costa, a presidente do Sindicato Rural, Maria Tereza Mendes, a atendente do ponto do Sebrae, Rosana Pires e a gerente executiva do Sindilojas, Natana Rodrigues.

­­­­­­­­­______________________
...
MIRANTE

PEPINO  – Apontamento do TCU de que o governo federal fez operação com dinheiro de bancos públicos para mascarar balanços econômicos oficiais pode ser combustível para pedido do congresso para derrubar a presidente,
PRONAF – O Banco do Brasil confirmou oficialmente, nesta quinta, a existência da fraude no Pronaf em Santa Cruz, Pode ter havido o envolvimento de 50 funcionários do BB no esquema, que deverão perder seus cargos.  
CEEE - O novo gerente da CEEE na região Centro Sul do Estado é Cacio Eduardo Martins Bom. Na epresa há 17 anos, ele trabalha há 14 em Camaquã. Ele é formado em Administração de Empresas e substitui Aurélio Turnes Knepper.
---------------
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg