quarta-feira, 15 de abril de 2015

COLUNA QUARTA-FEIRA, 15 DE ABRIL DE 2015

Atualizações segundas, quartas e sextas-feiras


Não vamos deixar o Estado inerte, não vamos ficar apenas nos lamentando”. 
Governador José Ivo Sartori, na abertura de encontro em Lajeado, na qual a Secretaria da Fazenda usou para explicar os números assustadores da economia estadual.  

...

SESSÃO FRUSTANTE
Como se esperava a sessão da última segunda-feira da Câmara de Vereadores foi truncada. Quem foi até o plenário esperando um acalorado debate sobre o aumento do IPTU se frustrou. Com vários projetos a serem votados a oposição até tentou levantar o tema, mas não foi adiante e as discussões se centralizaram mesmo nas matérias da ordem do dia.  

Dos projetos votado destaque para o que solicitou autorização legislativa para realizar a contratação temporária para 19 vagas de serviçais. O outro para a contratação de 14 servidores para as casas de atendimento 24 horas da prefeitura, como albergue  e Asilo Municipal.

DESAFIO
Continuo dizendo: mesmo tendo votado contra o projeto de aumento do IPTU nenhum vereador da oposição anteviu o tamanho do aumento na época que o projeto tramitou na casa, no ano passado. Se alguém publicou algo similar e se está gravado ou escrito coloco aqui neste espaço sem problema algum.   

...

CRISTAL DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

A prefeita Fábia Ritcher assinou decreto declarando Situação de Emergência em Cristal por causa da estiagem. O maior prejuízo até aqui é na agricultura e as localidades mais atingidas são Bom Será, São Geraldo, Alto Alegre, Palanque, Capão da Cinza, Colônia Nova e Paraíso. Em todo município, no entanto, existem queixas da falta d’água. O Rio Camaquã, que abastece a cidade, encontra-se com um nível bem abaixo do normal.
A estiagem escancara uma necessidade que há horas a prefeita de Cristal vem pleiteando junto ao governo estadual, que é a perfuração de poços artesianos nestes locais onde mais é sentida a falta de chuvas.   
O decreto é uma salvaguarda aos produtores rurais, que com ele em mãos podem negociar prorrogação de financiamentos em caso de não conseguir saudá-los por causa da seca. A prefeitura conclama os produtores rurais que tiverem problemas para que eles informem isso à prefeitura, pelo telefone 3678 1100.

EDUCAÇÃO MODELO
Se é preocupante a situação atual da produção primária em Cristal o mesmo não se pode dizer da educação. No último dia 9 aconteceu a solenidade de apresentação das comissões que vão trabalhar no Plano Municipal de Educação. É esse documento que irá definir as metas do setor para os próximos dez anos em Cristal.




O Plano é exigência da Lei Federal 13.005/2014 e tem de estar concluído pelos estados e municípios até junho. No dia 28 de abril será realizada a 2ª conferência Municipal de Educação de Cristal, que definirá as estratégias para o cumprimento das 20 metas exigidas. Depois o plano se transforma em Projeto de Lei municipal será votado pela Câmara de Vereadores.


...

CRECHE

Um exemplo de que a educação tem sido encarada à altura da sua importância em Cristal é a creche que está sendo construída e será inaugurada até o ano que vem, com 480 vagas a serem disponibilizadas. Isso é prática. Além disso o piso nacional dos professores é pago no Cristal e o transporte do Ensino Médio a prefeitura banca. Alguém pode dizer: “Áh, mas Cristal é pequeno e por isso consegue”. É, mas faz. Administrações de muitas cidades similares tiram o corpo fora dessas obrigações e botam a culpa no Estado e na União.    
    

...
QUALIFICAÇÃO INDUSTRIAL  

Está ai o tipo de iniciativa parlamentar e comunitária que deve ser salientada: no dia 7 o vereador Ilson Meireles (PP)  e o gerente da Afubra e diretor da ACIC, Marcelo Silva foram a Pelotas, onde se reuniram com os professores Eduardo Weber e Danilo dos Santos Leite, respectivamente diretor e coordenador de Educação e Tecnologia do Senai.
Com um levantamento em mãos sobre a produção empresarial local, os dois foram em busca de cursos da área da indústria em Camaquã, especificamente nos setores  de alimentação e metal mecânico.

O diretor do Senac mostrou interesse em estender cursos a Camaquã, através da utilização das estruturas da indústria local, da ACIC e das carretas do Senai.

A vinda de uma unidade definitiva e fixa do Senai para Camaquã é um sonho de consumo das entidades empresariais locais e do poder público. Em 2014, o prefeito João Carlos Machado e o presidente da ACIC, Leonardo Costa se reuniram em Porto Alegre com o mandatário da Fiergs, Heitor Müller, quando entregaram pedido parecido.

O saldo do encontro de Pelotas foi a sinalização por parte do coordenador de Educação  e Tecnologia, que prometeu estruturar uma programação de novos cursos para Camaquã.


TEM FESTA NA PRAÇA DOMINGO

Tem festa na Praça Zeca Netto, neste próximo domingo, 19. É o aniversário de 151 anos de Camaquã. Quem está organizando é a Secretaria da Cultura e Turismo. E vocês já sabem, né: quando a professora  Marla Crespo e sua equipe porreta pegam uma coisa para fazer é garantia de que a coisa anda e sai bem feito. Sou fã declarado deste povo do Forte, que nunca deixa a bola cair.   
   

A novidade deste aniversário será o Dindinho Tur, uma jardineira que durante todo o dia realizará passeios gratuitos nos pontos turísticos da cidade. Sairá da praça a partir das 9h. A programação também terá música, apresentações artísticas e mostra de projetos das secretarias municipais.

Às 15h acontece apresentação do grupo Mas Bah, Banda de Música da 8a Brigada de Infantaria Motorizada, Circo Parangolés e Orquestra de Câmara Getúlio Vargas. Presentes também na festa a Escola do Chimarrão e o Macam, que fará o lançamento da Campanha do Agasalho 2015.

...

ARTESANATO, POESIA E BICICLETAS




















No último domingo, a SMCT promoveu a Feira Livre do Artesanato, na Praça Sylvio Luiz. Além dos trabalhos dos artesãos também teve também a  exposição de bicicletas antigas dos colecionadores Vitor Ávila, Valdeci Müller, Paulo Pankowski, Nézio Sampaio e Rudinei Suris. A praça também foi palco para a apresentação do Palhaço Tomé, que movimentou a gurizada pequena, do “Poesia na Praça”, com declamações dos poetas da Capocam e a estreia do “Palco Aberto”, com músicas do músico Daniel Corleta.
               

 ...

PRODUTOS DA TERRA  


















Dez pequenos produtores rurais estão, agora, todas as sextas-feiras, das 8h às 12h, comercializando verduras, frutas, chás, temperos e produtos coloniais no Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Produtos fresquinhos agora também podem ser adquiridos na Feira do Produtor realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O grupo conta com cerca de São produtos da época: laranja, repolho, aipim, maracujá, vagem, feijão, moranga, batata-doce e abóbora, entre outros. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais fica na Rua Luiza Maraninche, 1134, telefone para contato 3671-4158.

...
FICHA LIMPA NA PREFEITURA
O governo municipal enviou à Câmara projeto de lei estabelecendo que as nomeações para secretário, cargos de direção, chefia, assessoramento e CCs em geral do Poder Executivo não sejam exercidos por pessoas que tenham condenações na Justiça Eleitoral por crimes de abuso de poder econômico ou político. A vedação é extensiva a condenados pelos crimes contra a economia popular e  patrimônio público e privado, sistema financeiro e outros.




CORSAN
Marcus Vinícius Vieira de Almeida, atual diretor Administrativo da Corsan, estará nesta quinta-feira (16), com o prefeito de Camaquã, João Carlos Machado. Fará a apresentação o novo superintendente regional da Companhia, Eduardo Bacigaluz Guimarães e a nova chefe da Unidade de Saneamento de Camaquã, Claudia eves Viana.

...
ECONOMIA NA ASSEMBLEIA
Já eram as obras de ampliação da Assembleia Legislativa. A decisão é do seu presidente, deputado Edson Brum. Ele reuniu, ontem, os colegas para anunciar uma lista de contenção de despesas a ser aplicada por toda a Casa – inclusive pelos gabinetes.

REAÇÃO AO RECEBER O IPTU 

DEPOIS..


...
MIRANTE
STF - Presidente Dilma nomeou o 5º ministro do Supremo da sua era. Advogado e professor Edson Fachin encabeçou, em 2010, manifesto pela condução de Dilma à Presidência.  

SINE 1 – Pâmela Medeiros Araújo é a nova chefe do Sine de Camaquã. Assumiu posto que era ocupado por Marco Aurélio Vemcatto Jr (PTB). Ela é peemedebista e esposa do vereador Vinicius Araújo.  

SINE 2 - A coordenação regional é de Gildo Silva (PSB).

FICOU - Beto Grill não sairá mais do PSB. Companheirada quer ele candidato em 2016 a prefeito de Camaquã. O ponto de partida é fazer fortes alianças. Um dos alvos para parceria futura é o PMDB.


RÁDIO - Tem jornada esportiva, na noite desta quarta-feira, na Meridional. Grêmio x Campinense, a partir das 21h40, direto da Arena. É Copa do Brasil.    


A BOA DO DIA 


UM BOM DIA A TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg