quarta-feira, 11 de março de 2015

COLUNA QUARTA-FEIRA, 11 DE MARÇO DE 2015

 “Não sei como ele recebia, para quem ele distribuía, se era oficial, extra oficial. Cabia a ele, naquele percentual, uma parte
Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobras, em depoimento à CPI que leva o nome da estatal.

>>>

  

                                        GENTE NOSSA


O abraço de hoje vai para Nelson Pires, amigo de tantos anos e ouvinte fiel das nossas jornadas esportivas. Sempre que pode, Nelson, que levou e trouxe muita gente à Capital pela Frederes, nos estimula com o seu otimismo de sempre. Grande abraço amigo.  

>>>

EXPODIRETO  

Início do segundo dia de Expodireto Cotrijal. Deu trabalho, mas tenho certeza que valeu muito à pena, pois reunimos um vasto e qualificado material, com informações e entrevistas com técnicos e autoridades para colocarmos no ar no próximo sábado, no Conexão Rural. 

O programa foi gravado no estande da Unifértil, empresa que tem a D&R Representações como sua parceira em Camaquã. Palavras são insuficientes para agradecer aos sócios Neco e Danilo (foto) pela ponte feita e pela atenção recebida. 

Aos meus irmãos Celiomar Garcia e Silvio Pereira, o meu obrigado por mais essa jornada. Também quero agradecer à equipe de colaboradores e aos diretores-proprietários da Unifértil, Marcelo e Felipe Schiavon pela receptividade e carinho a nós dispensados em Não-Me-Toque.


>>> 
UMA FEIRA DIFERENTE 














É de tirar o chapéu para organização, pelo tamanho, pela visão dos seus idealizadores e pela fórmula da Expodireto. Essas são algumas das virtudes que fazem de uma cidade de 14 mil habitantes ser o centro do agronegócio do país uma vez por ano. São mais de 500 expositores, expectativa de 300 mil visitantes e fechamento de negócios na casa dos R$ 3 bilhões.  


>>> 
DE PRIMEIRO MUNDO















Não existe sujeira no piso do parque da Expodireto, lançada e coordenada pela Cotrijal. Os banheiros são limpos e sem cheiro ruim. Não tem venda de bebida alcoólica também. A feira é de negócios. Abre cedo e fecha cedo.


>>>
                                                                     PROMISSORA


Nesta terça-feira, acompanhei um encontro estimulado pelo ex-ministro Francisco Turra. Uma reunião simples, no estande da Cotrijal, mas representativo e com conteúdo promissor. À mesa estiveram com Turra o secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo, o presidente da Farsul, Carlos Sperotto e o presidente do Simers (máquinas Agrícolas), Cláudio Bier, além de outros lideres representantes de outras entidades da cadeia, como o presidente da Federarroz, Henrique Dorneles. Na pauta, o passado, presente e futuro do agronegócio gaúcho. Segundo Turra, outras similares acontecerão.

>>> 
SIMPLESMENTE RIDÍCULO
Enquanto um Rio Grande e um Brasil moderno, que deu certo, é mostrado em Não-Me-Toque, um deputado apresenta na Assembleia um projeto para exterminar com um dos serviços mais essenciais da agricultura: o da aviação agrícola. Para Edegar Preto (PT), “a maior parte dos defensivos aplicados nas lavouras vai para propriedade vizinhas, escolas e hospitais”.  Pretto tem todo o direito de fazer charminho às suas bases, mesmo ciente de o projeto não se sustentará até a segunda análise, mas não precisava forçar tanto, apresentando um argumento tão ridículo. Hospitais próximos de lavoura? Tá bem!  
    
>>> 
ELA ATÉ TENTA    


A presidente Dilma Rousseff foi vaiada mais uma vez. Foi em São Paulo, numa mostra de materiais de construção. O mais engraçado é ver a cara que ela faz quando isso acontece. Tenta dar a entender que não está nem ai, mas não consegue disfarçar o constrangimento.

>>>
MAIS JANOT

A lista Janot não terminou. E pelas informações que recebi de gente que acompanha de perto o olho do furacão, tem mais deputados gaúchos nela. Um desses nomes tem ligação muito forte com a região. É deputado federal, com apoios de peso por aqui. 

>>>

PRESTÍGIO 
Acompanhei o lançamento do Hino oficial e de uma revista da história de Não-me-Toque, quando entrevistei a prefeita Teodora e o presidente da Cotrijal, Nei Mânica. Impressionante o prestígio de Mânica. O homem que criou a Expodireto é respeitado por todos. Não é para menos.   

>>>
JORNADA 
Esta noite tem futebol na Meridional. Ipiranga x Grêmio, a partir das 21h30h. Narração do Celiomar Garcia com minhas reportagens.  

>>>
MOMENTO BABACA 



OS SEM PANELAS 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg