quinta-feira, 27 de novembro de 2014

O Petrolão


 Por Nelson Egon Geiger
Advogado


Pelo que vem surgindo à tona vagarosamente, e que ficou fora do período eleitoral, permitindo assim uma reeleição favorável ao PT, partido onde se escondem os que patrocinam tudo isso, o “PETROLÃO” é muito mais grave que o “mensalão”. Tirou muito mais dinheiro de uma empresa pública que o famigerado caso liderado por José Dirceu, José Genoino, João Paulo Cunha e Delúbio Soares.

            Parece que o atual tesoureiro desse caso, ultrapassa em competência para arrecadar dinheiro público o último citado acima. Que, junto com Marcos Valério, destinava o dinheiro arrecadado no “mensalão”.

            Pois o “PETROLÃO” é pior. Vai mais longe. Arrecadou mais. As cifras são inimagináveis. E o grande Getúlio Vargas acreditava que “o petróleo é nosso”. Mas, parece que é dos políticos que se vinculam a, até agora, maior empresa pública brasileira. Hoje nem se sabe de seu balanço. Mas a imprensa noticia que as ações que compõem seu capital, despencam na bolsa de valores. Do jeito que vai, é capaz de “quebrar”.

            A solução paliativa apresentada pela atual Presidente da empresa, evidente, pessoa de confiança do PT e do Executivo: “criar uma Diretoria da Governança para combater a corrupção”. Ora, a nação espera que para tal combate venham, em seguida, demissões, informações de nomes, apreensão e bloqueio de contas correntes, responsabilização dos corruptos e sua condenação criminal e rescisão de contratos. Não mais diretorias.

            Verdade que corruptos existem porque existem corruptores. Todavia, no presente caso, os corruptores (leia-se empresas que têm contratos com a Petrobrás) ou davam dinheiro ou não teriam contratos. Quer dizer, não se trata de corrupção passiva. Sim ativa. Proposital. Para encher os bolsos de altos funcionários, diretores, de políticos e partidos. Não interessa de quais partidos. Pode ser que o porcentual do PT fosse maior, segundo o delator e ex Diretor da empresa, Paulo Renato Costa. Se o PP e o PMDB também foram beneficiários, todos os que tiraram proveito eleitoral com esse dinheiro roubado da nação, devem ter o mandato cassado. Até mesmo aqueles que, segundo o delator, beneficiaram-se na eleição de 2010.

            Não importa para que cargo. Se para executivo, o “impeachment” é o caminho certo. Doa a quem doer. A NAÇÃO está cansada disso e o País não pode mais aceitar tantos desmandos. Chega de corrupção; chega de impunidade, como diz o EDITORIAL de ZH do dia 18 (página 22). Está na hora da OAB levantar a bandeira do Estado de Direito e dos caras pintadas irem, junto com todo o povo, para as ruas exigir respeito com a coisa pública. Afinal, o Brasil é do povo; não dos governantes.
_______________________


TRIBUNA – Edição de 21.11.14.___.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg