quinta-feira, 16 de setembro de 2010

De tirar o chapéu

Quem quiser saber como se comemora uma Semana Farroupilha como deve, que venha a Camaquã. E passe necessariamente algumas horas no acampamento do CTG Camaquã. Ali, não falta alegria e sobra integração. Criatividade também é um dos pontos fortes do local, com os piquetes e entidades cada vez mais inventivos na montagem de seus galpões.

Constatei isso ontem à noite, quando passei algumas horas dentro do CTG. Com o sempre participativo pessoal do MCJ (Movimento de Casais Jovens) revimos antigos amigos, ouvimos e claro, como ninguém é de ferro, cantamos algumas músicas.

Dentro do CTG, uma tertúlia promovida pelos organizadores fez músicos - amadores e profissionais- se revezarem no palco. Em dois momentos pelo menos, homenagearam Elmo de Freitas. Aliás, nunca é demais homenagear esse artista que tanto se orgulha e orgulha sua Camaquã pelos rincões onde passa ai fora e é adorado.

Mas realmente chama a atenção, à cada ano, a força que ganha esses eventos relacionados à Semana Farroupilha. E a resposta dada pela alta participatividade das entidades, de empresas dos piquetes, de escolas e outros participantes, merecidamente premia o empenho de quem organiza – no caso o Movimento Tradicionalista, o poder público local e as próprias entidades que sediam as ações.

E sendo o que é o acampamento do CTG Camaquã me convenço mais que a nossa terra realmente é iluminada. Abençoada mesmo. Até aqui não se viu nenhum incidente lá dentro. Tudo acontecendo na mais tranqüila ordem. Crianças e adolescentes à vontade pelas ruas e piquetes do espaço, senhoras, idosos, pessoas de todas as idades pilchadas ou não num ambiente onde impera acima de tudo o respeito.

Que bom que a sociedade como um todo tivesse mais do acampamento do CTG. Apesar de ter a certeza de que o que ocorre lá dentro do acampamento também é reflexo do que nós camaqüenses somos aqui fora, seria bem melhor se vivemos sempre como o mesmo espírito da Semana o a Farroupilha.

Não tenho dúvida que nossos conceitos de convivência seriam outros. Seriamos também bem mais felizes.

Aos que organizam e aos que participam ativamente da Semana Farroupilha de Camaquã, fica aqui o reconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg