terça-feira, 28 de setembro de 2010

Camaquã realiza Semana da Água

A Abertura da Semana Municipal da Água em Camaquã com o tema “Água poupe hoje, para ter amanhã” ocorreu no dia 28 de setembro no Auditório da Secretaria Municipal de Educação com palestra dos representantes da Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN, Cecília Strzykalska Fonseca e Álvaro Tadeu Preste, voltada aos estudantes. Preste enfatizou a importância de uma série de medidas para se preservar a água como não jogar lixo na rua, separar o lixo seco do orgânico além de usar a água de modo racional evitando desperdícios. “A coleta seletiva diminui o volume de água utilizado na indústria, o que traz economia de recursos”, pontuou. Foram sorteados brindes e houve também distribuição de material educativo.

Na abertura, a secretária do Meio Ambiente, Ilca Devantier, fez um apanhado das atividades que fazem parte da Semana da Água e elogiou a presença de todos que lotavam o auditório mesmo com a chuva. “Queremos trazer algumas informações e ações para conscientizar sobre a importância de cuidarmos da água”, reiterou agradecendo o apoio da Corsan no evento. A secretária adjunta da educação, Dirlene Girardi, destacou a importância da realização do evento para a comunidade escolar. O presidente da Câmara de Vereadores, Renato Dillmann, na ocasião representando o prefeito Ernesto Molon, salientou que o momento era de reflexão de nossas atitudes sobre o cuidado com a água e como isso reflete na vida do ser humano.

A Semana foi pensada com diversas ações que chamam para os diferentes modos de colaborar com a preservação de nossos arroios, mananciais e rios. Conforme a programação, no dia 29, foi realizada ainda a limpeza do Arroio Duro com a participação de alunos, Corpo de Bombeiros e equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e no dia 30, com o apoio da AFUBRA, alunos ajudaram no plantio de mudas nativas na Barragem do Arroio Duro para reposição da mata ciliar.

O evento que segue até 1 de outubro, quando ocorre a entrega de premiação do concurso de redação com o tema: “Água, poupe hoje para ter amanhã”, é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg