terça-feira, 28 de setembro de 2010

IFSul recebe primeiros alunos

O campus Camaquã do Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul deu inicio oficialmente às suas atividades do semestre letivo na segunda-feira (27). A recepção aos 128 alunos matriculados nos cursos técnicos em Automação Industrial e Controle Ambiental ocorreu nos turnos da manhã e da tarde, quando os alunos foram apresentados aos professores e também receberam as orientações gerais sobre a grade curricular e plano de ensino.

Com o início do semestre letivo, o campus Camaquã passa a ser a sexta escola do IFSul em atividade no estado. O campus tem uma área construída de quase 3,7 mil metros quadrados e investimentos na ordem de R$5 milhões para sua implantação, o campus Camaquã faz parte da chamada Fase II da expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

A estréia da nova escola no cenário educacional da região além da recepção aos alunos teve uma programação especial de acolhida, uma cerimônia de início às aulas, realizada no auditório do Instituto, às 17h, com a presença do reitor Antônio Carlos Barum Brod, diretor-geral do campus, Ricardo Costa, prefeito municipal, Ernesto Molon, chefe do departamento de administração, Henrique Ziglia Maia, secretários municipais, professores, técnicos-administrativos, imprensa, alunos e seus familiares.

Inicialmente na cerimônia, o diretor-geral saudou todos os presentes e falou aos alunos sobre a relevância de terem ingressado em uma Instituição Federal. “O IFsul oferecer um ensino público, gratuito e de qualidade”, ressaltou. Logo após, os presentes assistiram a um vídeo de fotos que mostravam desde o início do processo de implantação do campus no município. Sobre as parcerias feitas pelo Campus, ele frisou a realizada com a Prefeitura Municipal. “Temos muito a agradecer ao prefeito, pelo seu esforço em ajudar-nos, pelo apoio que tem nos dado até o momento”, disse o diretor.

Em seu discurso emocionado o reitor lembrou seus tempos de colégio, quando também foi aluno de uma escola Federal. “Fui aluno da Escola Técnica Federal e os ensinamentos que recebi, tenho comigo até hoje. Como reitor e ex-aluno, posso afirmar que essa rede de ensino oferece o que há de melhor não só como ensino técnico mas também ensinamentos de como ser cidadão, agente participativo”, disse Brod.

A cerimônia ainda contou com a apresentação da Orquestra de Câmara Getúlio Vargas e da invernada juvenil da escola Cônego Walter Hanquet, DTG Amigos da Tradição, que encerraram o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg