segunda-feira, 31 de maio de 2010

Menino Voador de Tapes vence a primeira etapa da Fiat Futuro, no Rio

Alfaya (centro): o primeiro a subir no ponto mais alto do podium da Futuro
___________

O piloto tapense Francisco Alfaya brilhou em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Ele venceu, neste domingo, a primeira bateria e chegou em sexto lugar na segunda, na primeira etapa de Fórmula Futuro Fiat. Os resultados dão a Alfaya a liderança do campeonato, que conta com pilotos do Brasil e da Argentina.

A primeira bateria começou com sorte e foi concluída com competência por Alfaya. Largando em segundo, viu o pole Nicolas Costa não conseguir engatar as marchas na largada. Segurou bem a ponta e se tornou o primeiro a vencer na nova categoria. A corrida teve a cobertura ao vivo da Rádio Tapense, através do repórter Enon Cardoso.

O site especializado Retrovisor On Line relatou assim o desempenho do tapense: “Alfaya foi soberano na primeira etapa. Saiu da segunda posição, ganhou a ponta logo na largada por causa da má largada do pole Nicolas Costa e liderou até receber a bandeirada final e inscrever seu nome na história da categoria”.

Já a página do Globo Esporte deu o seguinte destaque: “Quem saiu na pole position da primeira etapa da história da Fórmula Futuro foi Nicolas Costa, mas a comemoração final ficou por conta do gaúcho Francisco Alfaya. O piloto, que largou na segunda posição no grid, ganhou a ponta logo na largada e liderou de ponta a ponta a etapa do Rio de Janeiro”.

A Fórmula Futuro, idealizada pelo piloto de Fórmula-1 Felipe Massa, dará ao campeão uma vaga no Ferrari Drivers Academy, que é o programa de formação de pilotos novatos sustentado pela lendária equipe da Fórmula 1. Além disso, correrá na Fórmula Abarth italiana com as despesas pagas pelos organizadores do Racing Festival.

Sob o comando de Titonio e Dudu Massa, pai e irmão de Felipe, a modalidade possui algumas regras peculiares. Uma delas é a proibição da presença dos pais dentro dos boxes durante treinos e corridas. A idéia é aliviar a pressão psicológica em cima dos novos talentos, que trabalham em conjunto com os técnicos da JL - empresa responsável pela preparação dos carros.

Velocidade no DNA
Filho de Miguel Alfaya e Katiane Fagundes, Francisco, com 18 anos, é sobrinho de Giolvani Fagundes, hábil piloto tapense morto em acidente automobilístico na década de 90. O autódromo de terra de Tapes, fechado no ano passado, tinha o nome de Giolvani. No ano passado, Francisco correu a Fórmula 1600 nos autódromos gaúchos. Foi bem e chamou a atenção pela frieza e combatividade. A próxima etapa da Futuro ocorre em 25 de julho, em Londrina, Paraná.

Um comentário:

  1. Oi Francisco!Q Deus sempre te agracíe com o que for de melhor na vida,vc merece.
    Bjs em teu coração.
    Ass- Regina Assis

    ResponderExcluir

Leg