segunda-feira, 17 de maio de 2010

Camaquã: exposição dos casamentos aberta à visitação

Visitar a exposição “O Amor Faz a História em Camaquã” é reviver uma época de romantismo, daquele namoro à moda antiga, de casais de mãos dadas e frio na barriga. Ela reúne fotos, vestidos de noiva, camisolas, lembranças de casamento e muitas recordações de 60 casamentos realizados nas décadas de 40, 50 e 60.

O lançamento da exposição foi no último dia 14 e contou com a presença de casais que participaram através das fotos e peças expostas, entre eles os pais do prefeito Ernesto Molon: Eduardo e Lourdes. “Fico muito satisfeito com o resultado deste trabalho e agradeço à comunidade por ter acolhido a idéia”, disse.

Assessora da Secretaria de Cultura e Turismo e idealizadora do projeto, Jaqueline da Maia comemorou a concretização do sonho: “Este projeto nasceu como um tributo ao amor, através do registro de um dos dias mais especiais da vida das pessoas: o casamento”, comenta.

A exposição faz lembrar, por exemplo, que o Clube Camaquense, há 50 anos funcionava onde hoje é a Capela do Santíssimo. Foi lá a festa do casal Waldemar Laguna e Lori, no dia 26 de março de 1960, após a cerimônia na Igreja Matriz.

As fotos que registram o momento estão lá, assim como o terno branco e o vestido de noiva rendado usados no dia são recordações da felicidade.

Elias Gorniak Racki e Laura relembram detalhes do casamento, realizado em Encruzilhada do Sul, em 21 de junho de 1969. A união religiosa foi na Igreja Matriz São José do Amaral Ferrador e a festa na casa dos pais da noiva.

Na saída, para a cerimônia, se ajoelharam e pediram permissão aos pais para casar. Conforme o cerimonial o forno no qual foram assados os pães e as cucas foi derrubado: “No dia seguinte construíram um novo no local”, conta Lori. Os convidados eram recepcionados com foguetes e marchinhas, além de farta mesa, vinho em barril e cerveja.

A Secretaria tem planos de em 2011 realizar o mesmo trabalho com casamentos das décadas de 70 e 80 e em 2012 da de 90 e de 2000 a 2010. A exposição tem entrada franca e fica aberta à visitação durante a semana, das 8h às 17h30min, no Forte Zeca Netto, Rua Zeca Netto, 20. Visitas para grupos podem ser agendadas por telefone, 3671-5288.
(Fonte: Gabriela Brito: Assessoria Imprensa Prefeitura de Camaquã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg