segunda-feira, 8 de março de 2010

Guarany: cauteloso, mas altivo

A jornada da 1.420 terminou às 4 horas desta madrugada de segunda-feira, quando chegamos em Porto Alegre - eu e os companheiros de cobertura Mário Lima e Silvio Pereira. Voltamos por Caçapava do Sul, e depois pela BR-290, ao contrário da ida, quando ingressamos em Bagé via Pelotas. O Celinho Garcia voltou com a delegação do Guarany.

Nas tantas conversas abordadas numa viagem longa, esteve a nossa impressão do dever cumprido. “A jornada foi redonda”, foi a unanimidade. Antes o conceito tinha sido confirmado pelos ouvintes que se manifestaram. E claro, o outro tema foi o jogo em si.

Sobre isso, resumidamente, quero dizer que o Guarany teve uma derrota digna em Bagé. O placar modesto corrobora isso. É verdade que o Guarany poderia ter levado mais gols na Fronteira. Mas também é justo dizer que o time camaquense chegou perto do gol várias vezes nas duas etapas.

O gol de Edílson ao 19 minutos da etapa final, depois de uma falta bem cobrada pelo ala esquerdo Diego - o destaque do jogo – abalou o Guarany, que desorganizado nos dez minutos seguintes, levou sorte em não levar mais.

Até os 35 minutos, em pelo menos cinco oportunidades, o Bagé, que voltou para o segundo tempo com um homem a mais no meio de campo, deixou de marcar. Três impedimentos bem marcados ajudaram para isso.

Mas me chamou atenção a postura do técnico Geraldo Delamore. Mesmo jogando fora contra o líder da competição e adotando logicamente uma postura mais defensiva, indo para cima predominantemente em contra ataques, em nenhum momento se acomodou com o resultado.

Em meio ao susto do gol, Delamore tinha duas opções: 1. retrancava o esquema e não levava mais gols. 2. Tentava reverter o resultado negativo.

Técnicos muito pragmáticos optam em evitar o fiasco. Não foi o caso de Delamore. As substituições promovidas provaram que a escolha foi pela segunda alternativa. Não, não houve acomodação.

Também achei sensata postura de Delamore, que no final do jogo, entre as muitas reclamações dos jogadores contra a arbitragem, não culpou esse fator pelo resultado.

Sobre os desempenhos, prefiro não especificar os individuais. O mais importante é que faltou aquela ligação meio-campo e ataque com a qualidade demonstrada nos dois últimos jogos em casa.

O centroavante Valdir até que chegou na cara do gol em pelo menos duas chances, mas ficou isolado na maior parte do tempo.

Mas cobrar uma atuação perfeita fora de casa, principalmente contra o lider isolado da chave, é sempre complicado. A começar que o Bagé se mostrou um forte combatente.

O Guarany vem de Bagé perdendo duas posições, caindo para quinta colocação na tabela. Nada que não possa recuperar já na próxima rodada. O time está com a alma de vitória. E isso é o principal.

Um comentário:

  1. Parabens para todos nós da equipe 1420 AM pela excelente cobertura feita em Bagé. Mário Lima, Alex Soares, celiomar Garcia e Silvio Pereira. Sem contar no show de informações que o plantão Enon Cardoso proporcionou aos ouvintes. Quem sai ganhando é o ouvinte.

    ResponderExcluir

Leg