terça-feira, 29 de setembro de 2009

Ciro: o boi-de-piranha do PT

Interessante esse movimento pela candidatura de Ciro Gomes, deputado federal do PSB do Ceará, à Presidência da República, com o aval de Lula. O presidente não possui nenhuma afinidade com o destemperado (para não dizer p...louca) Ciro, mas de repente, o paulista erradicado cearense, pode estar se constituindo em importante peça na tentativa de o PT & Associados se manterem no poder.

O que era algo pouco provável ganhou força nas últimas duas semanas, quando as pesquisas apontaram a ministra Dilma Rousseff (PT) patinando e Ciro emparelhando com ela nos números (16%). Duas coisas conspiram para Ciro jogar sua verborragia no horário eleitoral dos candidatos a presidente em 2010. A primeira: o PSB é amestrado e já concordou com a jogada ensaiada. Segundo, Ciro pode ser útil e sabe disso. Será dele, por exemplo, o papel sujo de torpedear o desafeto José Serra (PSDB), governador de São Paulo. À Dilma caberia incorporar o santo da eficiência, com a divulgação das honras do governo Lula.

O problema é que até agora Dilma não decolou, por mais que Lula tenha azeitado suas turbinas. Não pegou voo até aqui por várias razões. Mesmo com a frustração, Lula não voltará atrás. Logo, alternativas começam a espocar. E a candidatura suplementar de Ciro é uma delas.

A lógica irá obedecer à velha prática: o que perder no primeiro respalda o outro no segundo tempo. Mas ai pode acontecer o improvável: certos de que a candidata que brigará sozinha com Serra no último turno, os petistas teriam como maior decepção de sua história (depois de Sarney e do mensalão) a ida de Ciro e não de Dilma para o segundo turno. E é nisso que Ciro aposta.

Ciro é um sujeito perigoso. Fala de Brasil como se estivesse abordando a reforma de sua varanda. Faz o tipo que o eleitor mais simples adora, com soluções para tudo de forma simples, barata e bem assimilável. Collor era assim também e deu no que deu. É muito pouco provável que o cearense seja mesmo o papel de boi-de-piranha da campanha petista. Mas sempre fica o medo de novamente sermos gerenciados por um alucinado com rompantes de estadista.

Um comentário:

  1. É uma pena ter um site como o teu que poderia ser o unico meio de comunicação que trata e fala de nossa cidade ser totalmente de um lado, tuas palavras falam com rancor do PT e da esquerda , lamento amigo mas ano que vem teremos Dilma e tarso, o povo de pouco a pouco está aprendendo a votar direito só falta a metade de camaquã acordar porque a outra metade já está bem viva para as proximas eleições municipais, forte abraço e boa luta

    ResponderExcluir

Leg