sábado, 1 de agosto de 2009

Sob o manto oficial

Foto:Daniel Hammes
O registro foi feito pelo amigo e jornalista Daniel Hammes. Foi na última quarta-feira, no Centro de Porto Alegre, junto à passarela da Estação Rodoviária. Sob a baixa temperatura que marcou esta semana no Estado, um homem repousa na gélida calçada. O detalhe de estar coberto pela bandeira do Rio Grande do Sul empresta a imagem um tom de ironia e contradição.

O símbolo oficial máximo da Federação, neste caso, nada mais é do que apenas um pano qualquer servindo de proteção ao frio. Mas o desgarrado, provavelmente indiferente à representatividade do manto, é um emblema vivo da ambiguidade.

Uma destas faces é a oficial, aquela geralmente descrita em números e apresentada em cores. A outra é aquela que a coletividade tem consciência, mas cuja banalidade já gera pouca sensibilização e quase nada de comprometimento. É sempre mais cômodo justificar uma cena assim atribuindo a causa ao comportamento torto do protagonista do que se revoltar e promover uma mobilização prática para estancar os males sociais.

Leg