quinta-feira, 4 de junho de 2009

Inaugurados novos serviços da Junta Comercial de Camaquã

Ganho de tempo. Essa é a principal conquista dos empreendedores e contadores locais com o novo status da Junta Comercial de Camaquã. O que antes funcionava como um posto de intermediação de processos de abertura, alteração e extinção de empresas, subordinado a Porto Alegre, a partir de agora ganha autonomia.

A inauguração do novo perfil de serviços ocorreu em solenidade realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Camaquã (ACIC), na noite desta quarta-feira. O escritório da Junta Comercial de Camaquã funciona no prédio da ACIC. O ato contou com a participação do secretário estadual de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai), Márcio Biolchi.

De acordo com Julieta Decavatá, titular do escritório da junta local, os pedidos e as consequentes liberações das certidões simplificadas para firmas individuais, que significam praticamente 90% da demanda de serviços do órgão, deverão ser tramitadas em 24 horas na média, a partir de agora.

Antes, explica ela, a papelada tinha de ir para Porto Alegre, onde permaneciam por uma semana. Isso também representava o deslocamento de um dos três funcionários do posto à Capital pelo menos uma vez por semana.

Camaquã é a segunda cidade do Estado a ter os serviços da Junta Comercial descentralizados. A primeira instalação foi em Cachoeira do Sul, em abril deste ano. Segundo o presidente da Jucergs (Junta Comercial do Rio Grande do Sul), Jorge Luiz Costa Melo, a meta é estender o novo perfil de atendimento a mais 15 municípios em 2009.

Durante a cerimônia, precedida de um coquetel oferecido aos convidados, o presidente da ACIC-CDL Camaquã, Edson Lessa enalteceu a agilidade da Jucergs em resolver o pleito empresarial local, oficializado por ele no final de 2008, durante reunião na ACIC. Além de dar solução a uma antiga reivindicação da classe empresarial e contábil, a nova junta realça a condição de Camaquã como pólo regional. No total serão nove as cidades atendidas pelo órgão local.

Já o prefeito de Camaquã, Ernesto Molon, disse que toda a iniciativa que contemple a desburocratização dos serviços públicos é sempre bem vinda. Mais do que isso, complementou, “deve ser comemorada”.

Novo pleito
O titular do Sedai, órgão que tutela a Jucergs, destacou a iniciativa como um exemplo de convergência das ações público-privadas. “O Estado serve para isso, para facilitar a vida e o trabalho das pessoas; e ações como essa tem esse mérito”, comentou Biolchi. Durante a inauguração, a qual teve o descerramento de uma placa, o secretário recebeu do presidente da ACIC nova solicitação: o de a Junta Comercial estender os mesmos serviços às empresas limitadas.

Biolchi se comprometeu dar encaminhamento a reivindicação e juntamente com a prefeitura de Camaquã construir uma solução, já que será necessária a ampliação também do quadro funcional. Dois dos três servidores que já atuam na junta são cedidos pelo município.

Também prestigiaram a solenidade o secretário estadual da Agricultura, João Carlos Machado, o presidente do Sindilojas de Camaquã, Jorge Schaidhauer, o vice-presidente da Fecomércio, Luis Antônio Baptistella, além do diretor da Fiergs, Frederico Durr e de representes de entidades e empresas. Mário Camargo, o contador mais antigo em atividade na cidade, também participou do momento.

As cidades beneficiadas
Camaquã
Dom Feliciano
Arambaré
Chuvisca
Sentinela do Sul
Tapes
Cerro Grande do Sul
Amaral Ferrador
Cristal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg