sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Sistema Fecomércio acerta cooperação com governo Molon


O prefeito Ernesto Molon recebeu, na manhã desta sexta-feira, em seu gabinete, representantes do Sistema Fecoméricio. Por cerca de uma hora e meia eles apresentaram a Molon e alguns dos seus secretários um resumo das ações locais que vêm sendo desenvolvidas pelo sistema, que em Camaquã tem o SESC e o SENAC, além do Sindilojas.
O vice-presidente da Fecomércio, Luis Bapstistella, diz ser uma orientação da entidade sua regionalização e a consequente busca por um sincronismo mais produtivo com as administrações municipais, a fim de que o leque das ações seja reforçado e ampliado. “Temos muitas coisas boas que vêm sendo desenvolvidas e temos a certeza de que com a ajuda das secretarias de governo elas serão ainda melhores”, sugeriu o dirigente. Entre as iniciavas locais, Bapstistella citou os diversos cursos profissionalizantes oferecidos pelo SENAC, que agora começa a abranger nove municípios da região, e o projeto Sorrindo para o Futuro, coordenado pelo SESC em parceria com as escolas municipais. Este último, lembrou, “Camaquã serviu como laboratório, já que o implantamos em 2004, pouco depois de seu lançamento”. O programa já atendeu até aqui 3.500 crianças de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Outro ponto tocado por Baptistella foram as redes de relacionamento da Fecomércio, que visam aumentar a influência da entidade em todas as comunidades do estado. O Balcão SEBRAE foi outra ação lembrada.
Molon quer ações conjuntas na área de turismo
Na reunião, que contou com a participação do presidente do Sindilojas, Jorge Schaidhauer, além de dirigentes desta entidade e da Associação Comercial e Industrial de Camaquã (ACIC), falaram também os gerentes do SESC e do SENAC de Camaquã, Daniel Sperb e Liliane Valls, respectivamente. Eles apresentaram a lista de atividades e os planos para 2009 das instituições que coordenam.
Receptivo, Ernesto Molon elogiou a promoção da reunião e anunciou que irá determinar que cada secretaria se inteire sobre as iniciativas. “A partir disso, faremos um levantamento sobre como e no que cada secretário pode auxiliar”, antecipou o prefeito. Além dos projetos relacionados à saúde, educação e entretenimento, Molon sugeriu que a futura parceria seja focada também na concentração de esforços direcionados a área de turismo. “Temos um enorme potencial turístico, que precisa ser melhor trabalhado”. O peemedebista avaliou já existir uma certa saturação dos turistas em relação à Serra gaúcha e aos tradicionais roteiros. “Em cima disso temos que desenvolver políticas conjuntas, no sentido de alavancarmos este setor; e nisso, podem contar com a prefeitura no que for necessário”, pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg