sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Para exorcizar o pessimismo


Começa no dia 5 de fevereiro o Liquida RS, Tchê. Ontem, pela ACIC-CDL, acompanhei o lançamento da campanha, que se estenderá até o dia 25 do mesmo mês. A promoção é criativa e vem numa excelente hora. Por mais otimismo que os empresários passem (e têm de passar), é clara a preocupação com relação ao que vem pela frente, como os efeitos da crise mundial, provocada pelo colapso de crédito norte-americano. Na verdade pouco ainda se sabe sobre o que ela ainda será capaz de provocar, mas pelas demissões em massa das grandes corporações, pelos anúncios de desistência de grandes investimentos, pelo corte de gastos, obviamente que o terremoto também afetará os médios e pequenos. Somente a intensidade é que ainda não foi precisada.
Mas se existe um setor que sabe driblar bem situações críticas este é o do comércio. Ao contrário da indústria e até dos serviços, que trabalham com clientelas mais fixas, o comércio atua com variáveis. É ele que primeiro sente as mudanças. E quando o balcão esvazia é um péssimo sinal a todos os demais setores produtivos.
O Liquida RS, Tchê, iniciativa da FCDL-RS, foi concebido para dar uma engordada nos caixas nesta época de vacas magras para os comerciantes, que é o verão. Nesta segunda edição, ele também terá uma função extra: afastar as nuvens de pessimismo que pairam sobre os empreendedores e também consumidores.
Também cabe reconhecer outra virtude desta ação, a ser realizada em mais de 250 cidades do Estado. Ela é uma campanha que se contrapõem a outra promoção similar da Capital. Ao unir as cidades em torno de um propósito comum, os dirigentes do FCDL fortalecem o interior, tirando da gulosa boca do comércio da Capital o pãozinho com mel de sempre. Recepcionar os compradores da província, aliás – com vantagens muitas vezes duvidáveis - é uma das mais manjados truques dos "ligados" negociantes metropolitanos. Azar dos outros. Mas claro, tal movimento não ficaria impune. O poderoso CDL de Porto Alegre não gostou.
Torcendo para que esta campanha mate a pau, trago aqui uma observação do presidente do FCDL, o qual entrevistei ontem. Disse-me Vitor Augusto Koch (foto): “É importante que os empresários ofereçam descontos reais e no maior número de produtos: é fundamental que a clientela sinta isso e comemore comprando”. Compras feitas, ai é torcer para ser sorteado com um dos seis carros da promoção.

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