sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

O ESTADO DO SÍTIO


Por Nelson Egon Geiger
Advogado

Não se confunda com Estado de Sítio, 
situação jurídica / constitucional que permite a um País suspender os direitos dos cidadãos em face de algum problema grave. No caso de guerra ou de grande problema interno. Não raras vezes causados até mesmo por hecatombes advindas de situações catastróficas. Também não me refiro ao Sítio do Pica-pau Amarelo, monumental obra literária infantil de Monteiro Lobato.

            Estou referindo ao sítio existente no interior do Estado de São Paulo. Mais precisamente no Município de Atibaia. Lá onde certa revista semanal de circulação nacional diz que o ex Presidente e sua família têm estado seguidamente. Chegando a centenas de vezes a partir de 2011. Quando já não estava mais no mandato maior.

            O estado do sítio é fenomenal. Piscina térmica e, pasme-se, até um lago artificialmente criado para que o poderoso chefão pudesse pescar. Imóvel que não está em nome dele. Mas de um ex auxiliar, Fernando Bitar, e um filho do ex Presidente. Trata-se, portanto, de um verdadeiro estado do sítio. Melhor que muita fazenda de milhares de hectares embora, para um simples sítio de lazer a área do mesmo não pode ser considerada pequena. Sim de porte médio. Mas com características de estado de riqueza.

            Como se tudo não bastasse o apartamento triplex na Praia do Guarujá, também em São Paulo ainda não teve explicação satisfatória. A singela alegação de compra de uma cota do condomínio e depois de sua desistência não está bem clara. Considerando-se que a desistência foi efetivada em novembro passado, quando já andavam comentários pela imprensa. De qualquer forma a alegação de que não é meu, e que consta em nome da construtora que açambarcou o término do edifício, depois da quebra da cooperativa dos bancários, por acaso dirigida pelo ex Tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, quando foi à bancarrota, também é leviana.

"E ainda pede para o porteiro impedir outras pessoas de utilizarem o elevador enquanto está no local. Isso induz suspeita, ou não"?

            Não é meu e não tenho interesse algum no local são afirmações que apenas afastam especulações quando inexiste nenhum vínculo com o bem. Entretanto houve visitas – mais do que uma – no local, exatamente quando a obra de acabamento de luxo do triplex estava em andamento. Isso aponta para interesse muito especial. Máximo quando a esposa, exatamente quem cuida desses detalhes de acabamento em compras efetuadas por casais ricos, vai ao local. E ainda pede para o porteiro impedir outras pessoas de utilizarem o elevador enquanto está no local. Isso induz suspeita, ou não?


            Espera-se que o Ministério Público paulista investigue, com rigor e profundidade, esses dois fatos: o real estado do apartamento e o estado do sítio. E quem realmente tem interesse neles. O povo é que não tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg