domingo, 28 de fevereiro de 2016

É SÓ CLICAR!?? FOTOGRAFIA NEWBOR

 A nova paixão dos papais (e dos fotógrafos)!

Por Ana Bede/Fotógrafa
Depois de esperar nove meses vem ao mundo uma criaturinha mais fofa e encanta os pais… como resistir e não registrar este momento único, num ensaio Newborn? E tem mais… esta decisão tem de ser tomada no calor da emoção, entre parto, visitas, emoções...antes de 15 dias de vida e o profissional deve ser especializado. Prepare-se para esse nicho de mercado altamente em voga.
O estilo Newborn nasceu nos Estados Unidos, expandiu-se na Austrália e ganhou o mundo… e os pais, com eles cada vez mais profissionais especializam-se nesta área. E não é à toa, pois as imagens são simplesmente mágicas.
Para trabalhar com Fotografia Newborn, o profissional tem de ser mais que fotógrafo, tem de estudar como lidar com os recém nascidos, entender sobre o corpo dos bebês e suas reações (preferência ter aulas com fisioterapeutas). Quando realizamos este tipo de sessão de fotos, percebemos que as técnicas fotográficas são apenas o detalhe da sessão (por isso você tem de estar craque em comandar sua câmera), importante mesmo é ter segurança e domínio da situação para tranquilizar mães e pais e acalmar o bebê… aliás, quase fazê-lo entrar em hipnose para um sono profundo, o que dará rostinhos tranquilos, gestos suaves e manipulação mais fácil.
Recomenda-se que antes da sessão de fotos, tenha-se uma conversa muito esclarecedora com os pais,devem ser avisados de alguns quesitos importantes para que as fotografias possam acontecer. Sim, pois o conforto bebê e a segurança dos pais em entrega-los logo nos primeiros dias a um fotógrafo profissional deve ser 100%, exemplo se estiver com cólica ou outro desconforto, a sessão de fotos poderá ser cancelada. Para facilitar, é importante realizar as fotos antes dos 20 dias de vida do bebê, pois a pele dele estará mais lisinha e as cólicas ainda não terão se tornado fortes, ou também a pele estará soltando “craquinhas”, terá o prendedor no umbiguinho geralmente, tudo o que demonstra que realmente é um ensaio Newborn. Depois de 20 dias passa a ser acompanhamento mês a mês desta vida super delicada.
Geralmente aconselha-se que apenas os pais acompanhem as fotografias, que o bebê esteja de
banho tomado, bem alimentado e vestido com roupas bem fáceis de serem removidas. O fato de ele ir até o estúdio no bebê conforto, ajuda que o pequeno esteja dormindo bem (bebês adoram o balanço dos carros). O ambiente deve estar muito agradável ao pequeno, com temperatura aquecida (em torno de 28 a 36ºC), musiquinhas, som de útero (há vários programas para baixar esse som), mantas e acessórios limpos e material de trabalho esterilizado.É importante esclarecer todas as dúvidasdos pais, os detalhes sobre como a sessão será realizada. O que acontecerá se o bebê chorar (você deverá conhecer técnicas para acalmá-lo), se tiver fome, se houver cólica, é geralmente uma sessão demorada, pois quem comanda tudo é o bebê, haverá muitas paradas, para mamar, trocar fraldas, refazê-lo dormir entre uma pose e outra, que estas tem uma sequência certa para acontecer e facilitar o trabalho do profissional e o conforto do bebê. Como você vai retirar a roupa dele, lembre-se de usar tapete higiênico abaixo da manta que estiver em uso para evitar molhar todas as mantas de trabalho, caso o baby faça xixi ou cocô (palavras tem que ser usadas naturalmente, pois “acidentes” irão acontecer em algum momento!).
Tenha também álcool gel para utilizar em suas mãos e também, ter um auxiliar é muito importante para este tipo de trabalho. A segurança do bebê é fundamental, por isso, além de todo seu cuidado em manusear a criança, ter um assistente facilita a atenção para evitar qualquer contratempo.

Lembre-se, você terá em suas mãos o ser mais precioso destes pais, por isso, mostrar atenção, segurança e carinho, é fundamental. Neste momento nada nem ninguém é mais importante que este “serzinho” e a mãe sentir-se tranquila quanto ao modo como seu bebê está sendo manipulado é imprescindível.

Dicas:
-Estude sua máquina, iluminação, técnicas de fisiologia do bebê.
-Faça Workshops (estes nunca serão demais).
-Inspire-se e aprenda com quem já está na área a mais tempo;
– O ideal para fotografar é entre os 5 e 15 dias, pois o bebê tem mais flexibilidade e sonolência, o que facilita que o fotógrafo possa executar várias poses lindas!
– Priorize fotografar o rosto do bebê de forma que não apareça espaços dentro da narina (foco sempre nos olhinhos).
– Fotografar os bebês entre 9hs e 11hs da manhã é bem propício, mas fique atento, uma sessão Newborn pode levar em torno de 3 a  4 horas… vai depender de como o bebê estiver se comportando. Ele é quem manda na sessão, por isso, nunca marque mais do que um ensaio por dia.
– Vista roupas leves e confortáveis, pois o ambiente deverá estar aquecido para o conforto do bebê(DICA: SE VOCÊ ESTÁ COM CALOR...PARA ELE ESTÁ AGRADÁVEL!). Retire anéis e correntes que possam machucar. Esteja com as unhas cortadas, limpas ebem feitas.
-Prenda os cabelos;
– Uma das lentes mais usadas neste tipo de sessão é a 50mm, mas uma macro também é interessante para as fotos de detalhes(NÃO QUER DIZER QUE UMA LENTE DO KIT NÃO POSSA SER USADA PARA UM ENSAIO).
– Dê preferência para a luz natural. Ela cria um ambiente leve, delicado, faz o contraste luz e sombra para mostrar as texturas e preenchimentos.
– Tenha muiiita paciência, provavelmente você terá que fazê-lo adormecer algumas vezese como a segurança é a sua prioridade neste trabalho, é fundamental treinar as poses que você deseja executar com o bebê. Vale treinar com uma boneca de pano.
– A pose do baby segurando a cabecinha(POSE SAPINHO) NUNCA é produzida em imagem única. Ela é um composto de duas imagens que são feitas com o auxílio de um assistente.
-TODO E QUALQUER ACESSÓRIO(MANTAS, CROOPS, HEADBANDS) DEVE SER HIGIENIZADO E MUITO MUITO MACIO PARA NÃO CAUSAR NENHUM TIPO DE DANO A PELE DO BEBÊ;


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg