segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

PARCEIROS, QUINZE ANOS DEPOIS

Anos 2000, Tênis Clube: Quando encerrou a convenção do então PPB, naqueles meados de ano, o clima era estranho entre os pepebistas. Ao mesmo tempo em que festejava, o lado vitorioso sabia que uma ruptura ali se formaria e geraria problemas breves. Alijado e magoado pela derrota da disputa interna que deu a João Carlos Machado o direito de ser o candidato do partido, o ex-prefeito Marco Aurélio Pereira se alinhava naquele mesmo ano com a Situação, que tinha PDT e PMDB. Como era o presidente da Câmara (André Osvaldt, vice de Godoy, também era candidato), Marco Aurélio assumia à prefeitura com o licenciamento estratégico do prefeito. Marco Aurélio então jogou os dados à mesa. Ou melhor, as máquinas na rua. O ritmo de trabalho era alucinando naqueles poucos dias que faltavam para eleição de 2000. Não deu, mas se desse, MA seria o prefeito de fato por quatro anos e talvez, o de direito a partir de 2005.

Clube Camaquense, 2015: João Carlos é convidado de Marco Aurélio na confraternização de fim de ano do PTB. Os dois trocam gentilezas e impressões sobre os mais variados assuntos. Bem recebido, João Carlos é um dos últimos a sair. E como esse blogueiro conhece bem os dois, ele sabe que ali não teve joguinho de cena.

Resultado dos quinze anos a mais de experiência são corações mais amolecidos e posturas aperfeiçoadas de ambos. E tal evolução é um virtude, pois não raro o que ocorre é justamente o contrário. O tempo fez aos olhos de João Carlos, Marco Aurélio se tornar menos "Reizinho". Já João Carlos, para Marco Aurélio, ficou menos "Bombachudo".

No fundo há uma admiração recíproca entre os dois grande nomes do PDS local dos últimos 40 anos. JC sabe que Marco Aurélio fez uma baita administração entre 1982 e 1988. E MA tem noção exata do valor do padrão austero de gestão imposto por João Carlos na administração pública local. São, antes de tudo, homens do bem, que sempre buscaram fazer o melhor, com seus serviços, para sua terra..  

MA se tornou um dos mais fieis parlamentares da base de João Carlos, que tem conseguido ser agradecido. Os próprios críticos do ex-prefeito reconhecem a respeitabilidade que sua voz empresta a qualquer defesa governamental.

Em 2016, o PTB estará, a exemplo do que vem fazendo desde 2008, ao lado do PP. Por ironia, Colvara Pereira volta a presidir a Casa Legislativa num ano eleitoral. Mas os tempos são outros. Tanto são outros que o ex-prefeito é forte opção para ser vice numa eventual chapa que deverá ter o PP na cabeça.

Para aqueles que acham que a política e políticos só têm coisas ruins, esse é um exemplo de que a realidade é bem diferente deste conceito simplista e equivocado. A eterna capacidade de reatar laços, cujos rompimentos parecem irreversíveis, é um das dessas coisas boas deste universo político. Quando isso de dá de maneira espontânea, ganha autenticidade, se torna legítimo.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg