sexta-feira, 16 de outubro de 2015

SENAC CAMAQUÃ: ENVOLVIMENTO COM A COMUNIDADE E RESULTADOS PRÁTICOS

Bruna de Oliveira de Oliveira, 17 anos, possui deficiência mental moderada. A limitação, no entanto, de forma alguma a impede de ir à luta. Ela é a primeira aluna do Senac Camaquã do curso de Aprendizagem Comercial em Serviços Administrativos. Bruna já faz parte do mercado de trabalho, atuando nas  Lojas Lebes.    

Bruna é umas das beneficiárias do Programa Jovem Aprendiz, do Senac, que também tem o objetivo de preparar e inserir pessoas com deficiência no mercado. Para operacionalização do programa, o Senac trabalha em parceria com instituições como a APAE Camaquã. Bruna é freqüentadora da Apae desde os primeiros anos de vida e  partiu dela o pedido de uma oportunidade. A partir do interesse, uma corrente do Senac se formou em torno de Bruna, até ela ser contratada pela Lebes.


Para a diretora do Senac Camaquã, Denise Sefrin, a história da Bruna serve de incentivo não só para as pessoas com limitações que querem estar inseridas na sociedade, mas também para as empresas.Com o programa o Senac procura se adequar à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, recentemente modificada.  Antes, apenas empresas que tivessem mais de cem funcionários tinham a obrigatoriedade de contratar uma cota de PCDs. Esse número foi reduzido para 50.


PRIMAVERA MOVIMENTADA NO SENAC

O Senac Camaquã também está envolvido em uma série de atividades nesta reta final de ano. São promoções de cursos, participações em campanhas e ações em Camaquã e fora. Uma dessas iniciativas é o  1° Workshop de Fotografia do Senac Camaquã, aberto para profissionais amadores da imagem. UEM ministrará as aulas é o fotógrafo e idealizador do projeto Câmera Viajante Gerson Turelly, que irá falar sobre história e composição fotográfica, dando dicas técnicas para uma melhor qualidade das imagens. Realizado em dois turnos - manhã e tarde -, o curso já tem suas inscrições abertas, na unidade Camaquã (Rua José Antônio Pires, 20). Comerciários têm 20% de desconto. Maiores informações: 3671-4767 ou www.senacrs.com.br/camaqua.


Já para os dias 30 de outubro, Dia do Comerciário, e 31, Halloween, o Senac, com apoio do Sesc e do Sindilojas Costa Doce, realizará concurso de fantasias pelo Facebook, encontros com aulas de idiomas, concurso de danças com as turmas de informática e e teatro com show de talentos. As atividades ocorrem no Teatro do Sesc.


Denise Sefrin: a diretora do Senac que trabalha com metas. Tem dado certo



O Senac local também está envolvido com o Outubro Rosa, que alerta sobre a prevenção do câncer de mama. Estão sendo promovidas, também junto com Sesc e Sindilojas oficinas e palestras para conscientização do público feminino sobre os riscos, além de aulas sobre embelezamento. Os encontros serão entre 19 e 23 de outubro, na Unidade local. Neste período, também será possível agendar mamografias gratuitas, a serem feitas pelo Hospital Nossa Senhora Aparecida. A ação será concluída com apresentação musical de Lucas Campos.


Nesta sexta-feira (16), o Senac  está promovendo a palestra O Novo Mundo do Trabalho, dentro do programa Empregar RS, evento que o Sine oferta vagas de empregos e serviços. A atividade será ministrada pela diretora da Unidade, Denise Sefrin, a partir das 10h, no Centro Administrativo de Camaquã.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg