terça-feira, 22 de setembro de 2015

COLUNA QUARTA-FEIRA, 23 DE SETEMBRO DE 2015

 É melhor, para que ninguém seja pego de surpresa"
Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB) informando, nesta terça-feira (22), que lerá em plenário, esta semana, resposta à questão de ordem apresentada pela oposição sobre o rito de tramitação de um pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

----

VITÓRIA APERTADA, MAS SUFICIENTE


Não adiantou os mais radicais espernearem, montarem protestos e tentarem desestabilizar o gringo Sartori. Venceu sua credibilidade demonstrada até aqui de  enfrentar o monstro do déficit econômico do Rio Grande do Sul. E é essa a leitura média dos gaúchos, que não querem mais saber de impostos, mas também não aguentam mais ver o caos instalado. E por isso existe no ar essa espécie de resignação na sociedade. E deve se registrar a coragem dos deputados que votaram a favor, sejam eles da base oficial ou não, pois sabem que o repuxo virá.

 Foi uma vitória apertada, por apenas um votinho (27 x 26), mas o governo Sartori estabeleceu sua primeira grande vitória nestes primeiros nove meses de gestão.  Assim, o ICMS de cerveja foi de 25% para 27%; dos refrigerantes de 18% para 20% e dos serviços de comunicação de 25% foi para 30%.

Os reflexos do novo imposto não serão sentidos este ano ainda, mas a partir de janeiro já começa a entrar os novos saldos, que farão o governo dar uma respirada. O que vai fazer sim Sartori dormir melhor ainda em outubro é o projeto que eleva o limite de uso dos depósitos judiciais (85% para 95%). Essa diferença já deverá ser começada a ser usada para pagar salários já no mês que vem. A votação deste projeto, entretanto, ficou para semana que vem. .

---

AQUI NÃO... E LÁ?
Qual a postura que irá adotar esse mesmo grupo que tentou invadir a Assembleia Legislativa, tentando evitar a votação do ICMS, na proposta de recriação da CPMF do governo federal?

---

A CULPA É DO MENSAGEIRO
O vereador Everton Pogorzelski (PSB) falou à Rádio Camaquenses, na manhã desta terça-feira. Na entrevista a Oberti Martins ele admitiu que a renúncia da maioria dos integrantes do diretório e da executiva do PSB gerará a escolha de nova comissão diretiva, criticou a ausência de Beto Grill em Camaquã e, nas entrelinhas, ameaçou processar este blogueiro. Faltou dizer qual será a natureza da ação, já que a nota postada, segunda-feira, aqui, apenas antecipou uma situação, não emitiu juízo de valor e apenas teve o objetivo de informar. Mas o choro é livre e para alguém tinha que sobrar. Estranho que sua raiva seja direcionada a quem noticiou a manobra e não a quem a armou para lhe puxar o tapete.

----

PIONEIRO   
O Blog errou ao creditar a fundação do PSB de Camaquã na conta de Beto Grill. Na verdade Grill levantou a sigla depois. Mas foi o seu Adroaldo o primeiro a erguer a bandeira do partido na aldeia. Será que a falha de memória  vai dar processo também?   

----

SAMBA PURO NO COLISEU


Na próxima sexta-feira (25), no Cine Teatro Coliseu, acontece mais um espetáculo musical do Projeto “Santo de Casa faz Cultura”, da SMCT. A noite será uma homenagem aos 100 anos de samba no Brasil, com a jovem e brilhante Louise Barbosa, da terra, dando o seu recado junto com uma moçada boa de música. A produção é do criativo Ricardo Cordeiro, cujos arranjos e melodias se harmonizam perfeitamente à voz de Louise. No show,  sambas de raiz como os de Noel Rosa e Adoniram Barbosa, passando pelas preciosidade de Arlindo Cruz, Alcione, Maria Rita e Elis Regina.

Previsto para iniciar às 20h, a apresentação terá participações especiais de artistas locais. Os ingressos custam R$ 10,00 e estão disponíveis na secretaria do Coliseu. Maiores informações com a mãe da revelação, a professora Cristina Barbosa, pelos telefones 36715633 ou 98875950.

---

 PSB DE TAPES EM NOVA CASA

Enquanto o PSB não se acerta em Camaquã, em Tapes os filiados abriram sua nova sede, na Assis Brasil, 488.  A mudança só foi possível por um mutirão que  envolveu filiados e simpatizantes, que realizaram a reforma do prédio e a pintura.
A inauguração oficial será em outubro, com a participação do presidente estadual da sigla Beto Albuquerque e do ex-vice-governador Beto Grill, além de lideranças estaduais e regionais.
O partido se prepara para entrar com tudo na eleição de 2016 de Tapes.  

------

O VELHO PROBLEMA DAS LICENÇAS


 O CTG Bento Gonçalves da Silva, de Cristal, foi palco, na última sexta-feira (18), de uma reunião dos prefeitos da Associação Costa Doce. Entre os temas discutidos estiveram a demora dos licenciamentos ambientais, um dos grandes problemas enfrentados pela municipalidade e que emperra diretamente a consolidação de investimentos. Anfitriã, a prefeita Fábia Richter deu seu testemunho, ao criticar a burocracia enfrentada para instalação do distrito industrial municipal, que segundo ela, já tem a garantia de financiamento via BNDES, faltando apenas uma área ser aprovada.


-------

O amigo Rafael Fernandes envia texto e fotos do casal que decidiu entrar numa aventura daquelas que serão contadas e recontadas aos netos:

NOVOS OLHOS

Um novo mundo é possível. E este mundo novo pode ser construído a partir de cada pessoa. Talvez, este seja o sentimento que motiva o Guto e a a Jane, um casal de Novo Hamburgo, a decidir viajar pelo Mundo com os filhos Caio e Sophia (7 e 5 anos) a bordo de um Toyota Bandeirantes fabricado em 1993 e apelidado de “Urso”, que foi adaptado por eles para enfrentar uma aventura por 100 países, começando por Tapes, neste domingo.
Serão cinco anos cruzando estradas, países, pontes e oceanos, junto com os filhos pequenos, que irão crescer e terão uma nova educação, pilar central da viajem.

No site do projeto idealizado por eles (Novos Olhos - http://novosolhos.org/), onde todos podem acompanhar o dia-a-dia de aventuras, eles explicam que “durante cinco anos viajaremos de carro por mais de 100 países e faremos do mundo a sala de aula de nossos filhos. O sucesso cobra um alto preço, por isso, viramos a mesa! Tiramos o foco das finanças para vivermos a vida que sempre imaginamos, oferecendo uma educação diferente às nossas crianças”.

A ideia deles incluiu começar o roteiro por Tapes, onde tive a felicidade de indicar o ponto de hospedagem, “um camping” - segundo o Guto - que queria testar os equipamentos. E que teste! A RS 717 em péssimo estado e a lama infindável da estrada entre o Centro de Tapes e a Pinvest,  depois de uma semana de chuva sem trégua. Aventura no primeiro dia! Compensados pela hospedagem aprazível e a excelente vista da nossa Laguna proporcionados pelo Camping dos Pinheirais. Na minha opinião, um dos melhores lugares de Tapes, sem dúvida!
O Guto e a Jane querem mostrar o mundo para os filhos, através de um novo conceito de educação, praticada em casa – neste caso adaptado sob o Toyota Bandeirante – e tendo o mundo como cartão postal. Serão 1.825 dias na estrada, cinco travessias oceânicas, cinco continentes, onde os pequenos Caio e Sophia receberão uma “educação em casa” e autônoma, orientada em projetos e sem currículo pré-definido, conhecida como unschooling (aprender sem escola).
E ideia deles é inspiradora. Que tenham muito sucesso e que daqui a cinco anos voltem a Tapes para nos contar como foi essa aventura que iniciou na beira da Laguna dos Patos!

---

CONFERÊNCIA DEBATEU DIREITOS DA MULHER



 “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”. Com Este tema foi realizada no último dia 16, a 1ª Conferência Intermunicipal de Políticas Públicas para as Mulheres da Costa Doce, no auditório da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social. Na pauta, a participação das mulheres e homens na sociedade e como buscar uma equidade dos deveres e direitos. Além de representantes de Camaquã, participaram do fórum cidadãs de Arambaré, Chuvisca, Cristal e Sentinela do Sul.

...

MIRANTE

VITAIS - Dois personagens foram essenciais para vitória do governo, ontem: Alexandre Postal, líder do governo, e Edson Brum, que garantiu, como presidente da Casa, o ambiente adequado para votação.

FUTEBOL – A partir das 19h30, pela Internet, e às 8, pela rádio, tem Inter x Palmeiras, na Meridional FM, direto do Beira Rio.   

SAÚDE - Se alguém do PP pensa que detonar o adjunto Rubem Machado vai ajudar o secretário Robson Marques está enganado. O tiro pode acertar o pé.


GUERRA - É muito pesado o clima entre o PDT e o vereador Neco. Faltou alguém para evitar que chegasse a esse ponto de desgaste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg