sexta-feira, 19 de junho de 2015

COLUNA SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

“Ao contrário do que muitos dizem essa sim é hora de expandir, de aproveitar o momento. Se existe retração, existe oferta de tudo”
Heitor Müller, presidente da Fiergs, em palestra nesta quinta-feira, na ACIC de Camaquã.
 ...
SONHO DA FÁBRICA CHINESA CADA VEZ MAIS PUERIL  


O prefeito João Carlos Machado demonstrou, ontem, sua desesperança em relação ao investimento chinês em Camaquã. Em encontro com lideranças locais que falaram com o presidente da Fiergs, Heitor Müller, nesta quinta-feira, antes da reunião-almoço da ACIC, o assunto da instalação da fábrica de caminhões foi abordado. Ao ser instado para falar sobre as negociações, após o presidente da ACIC, Leonardo da Costa sugerir uma mão da Fiergs para ajudar na agilização dos encaminhamentos burocráticos dos asiáticos, o prefeito foi direto: “Após tanta demora, demos um prazo a eles, mas honestamente, duvido que até o final do ano (final do prazo), se crie alguma coisa”.  



FALTA DE PREPARO 
Ao citar as duas áreas reservadas (uma comprada), para instalar as unidades e aluguel do prédio comercial que serviu de escritório à empresa, João Carlos informou que tudo aquilo que foi pedido pelos chineses, tanto ao governo Molon quanto ao seu, foi atendido. Para justificar sua postura de descrença, o prefeito deu a entender que a família de empresários não estava preparada para investir num outro país: “Creio que eles pensavam que era a mesma coisa que lá (China), mas é básico saber que aqui temos outra legislação, com regras bem diferentes”, comentou.

SE FEZ DE TUDO 

Mesmo com o prazo de validade chinês espirando, JC disse que a orientação no governo é acompanhar diariamente os movimentos dos asiáticos. “E isso tem sido feito pela nossa secretária Maristela Monteiro”, falou ele se referindo à titular da pasta da Indústria, Comércio e Serviços. De fato, por tudo que se viu, por omissão é que a prefeitura não pode ser acusada caso o projeto não saia realmente.


Em tempo: as áreas (uma da prefeitura e a outra comprada) não foi passada aos chineses. Isso só aconteceria em caso de o empreendimento ir adiante.  
 ...
PALESTRA TOP

Foi uma aula de conhecimento e clareza a palestra do empresário Heitor Müller, nesta quinta-feira, na ACIC. Acertou o presidente da entidade, Leonardo da Costa em convidar o empresário para vir a Camaquã.  Para um grande público que lotou o salão de eventos – e ficou em total silêncio - Müller deixou um recado de otimismo, num momento em que o empreendedor reflete muito se investe ou não, se expande ou segura. O presidente da entidade mais rica do RS foi claro ao recomendar que não haja medo na hora de empreender que existe essa possibilidade. “Há oferta de tudo, de mão de obra, de matéria prima, de materiais em geral; essa é hora de fazer bons negócios”, comentou.
O dirigente, cuja origem é o setor avícola, analisou conjunturalmente o Brasil, mas focou no Estado, na sua economia sua má condução pelos sucessivos governos a sua análise. “Um Estado que de 44 anos fechou em apenas 7 sem déficit público não tem como crescer de maneira saudável, não é mesmo?”.
Müller, entretanto, passou confiança com relação ao governador José Ivo Sartori, do qual marca uma afirmação de quem não está pensando no seu futuro político.


...
GADO MAIS GORDO

Um encontro técnico promovido pela MB2 Agronegócios em parceria com a Brasão do Pampa, na quarta-feira (17) abordou o tema suplementação o alimentar bovina. A palestra com o zootecnista  Tiago Carvalho foi feita na sede do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Camaquã, com a participação de produtores rurais de Camaquã e da região. João Blanco e Manoel Munhoz foram empecáveis na recepção aos parceiros.



...

ATRAÇÕES
Além da cobertura do encontro da MB 2, o Programa Conexão Rural deste sábado (7h) traz à baila um assunto que vem rodando os bastidores da criação no Estado: o Mormo eqüino. No programa, técnicos e produtores falam do assunto. Também no CR integrantes da Associação dos Arrozeiros de Camaquã também um balanço de um congresso sobre arroz promovido pela entidade americana que defende a classe, no qual eles participaram.

...
LAÇOS FORTALECIDOS

O diretor-presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser esteve em Camaquã, nesta quinta-feira 18, onde pela manhã, teve reunião com o prefeito João Carlos Machado. 

No encontro, falaram sobre o andamento da parceria entre município e Corsan, firmada há dois anos e que está resultando numa série de avanços no saneamento e abastecimento, através do convênio de gestão compartilhada.







QUASE PRONTO


Depois da reunião na prefeitura, Presser , acompanhado pelo seu diretor administrativo, Marcus Vinícius de Almeida, e pela gerente local da Corsan Cláudia Viana,conheceu as obras do reservatório de 500 m³, que está em fase de conclusão no Loteamento das Flores, que irá abastecer também os bairros Ouro Verde, Cônego Walter, Vila Nova e Carvalho Bastos. O investimento, que tem também a instalação de uma adutora, é de R$ 1,6 milhão e deverá ser entregue em setembro ou outubro pela Corsan.

...

NÃO CUSTA TENTAR


O presidente da Fundasul, Ruben Machado, aproveitou a vinda do presidente da Fiergs, Heitor Müller, para entregar ao dirigente uma carta com um pedido de novos computadores e equipamentos de informática para instituição. “Não custa tentar”, disse Rubens, que vem travando uma luta herculiana para vitaminar a Fundasul.

...



A BOA 


______________________
...
MIRANTE

TUCANATO – Acabou a ronha: Luciano Delfini é o nome escolhido pela Exectiva Estadual do PSDB para ser o presidente local da sigla. O outro candidato era Paulo Souza.


SAÚDE – João Carlos Machado esteve reunido, na terça-feira (16), com a delegada da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, Tarsila Crusius. Ao Lado do secretário Robson Marques, do vive Paulo Mecca e do adjunto da Saúde Rubem Machado, JC disse a Tarsila que a UPA da Viegas só funcionará com a ajuda do Estado – e seus repasse específico de R$ 2,7 milhões. .  
 , 

BOLA CANTADA  – Só poderia dar no que deu a visita da comitiva de senadores brasileiros aos presos políticos da Venezuela. No grupo, somente parlamentares de oposição ao governo Dilma. Foram hostilizados em Caras e o Itamarati não fez nada para repreender a diplomacia falha de Maduro.    

PREVIDÊNCIA – Que lambança, cheia de oportunismos e vai-vem essa votação do fator previdenciário e suas novas regras, Nem os deputados não entenderam nada até agora sobre novas regras, que mudam diariamente.   

AINDA NÃO - Internacional mais uma vez não teve competência para vencer fora de casa. Dessa vez foi contra o fraco Figueirense. Deixou escapar boa oportunidade de avançar bem no Brasileirão
.
BOA FASE - Tem jornada neste sábado, na Arena . Grêmio tenta manter a boa fase com Roger. A transmissão da Meridional começa às 20h30min.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg