sexta-feira, 12 de junho de 2015

COLUNA SEXTA-FEIRA, 12 DE JUNHO DE 2015

Atualizações segundas, quartas e sextas-feiras
           
Os dois princípios constitucionais consagrados pelos Excelentíssimos Senhores Ministros no julgamento em questão, a liberdade de informação e os direitos à privacidade, imagem, e honra sempre foram objeto de significativa preocupação de parte de Roberto Carlos e todos os que se pronunciaram em seu nome." 

Nota autorizada pelo cantor Roberto Carlos, após o STF ter aprovado que biografias podem ser escritas sem o biografado permitir. RC diz que defende a liberdade de informação. Só que seja para a biografia dos outros.  

 ...

JOÃO CARLOS REFORÇA PASTA DA SAÚDE  

Antigo aliado do prefeito João Carlos, o ex-secretário da Administração municipal entre 2001 e 2008, Rubens Machado está de volta ao governo. Rubens foi convidado para ocupar o cargo de secretário adjunto da Pasta da Saúde. Rubens começa na semana que vem.


CURRÍCULO RESPEITÁVEL  
Como titular da Administração, o atual presidente da Fundasul foi o responsável por movimentos que marcaram positivamente as primeiras  gestões de JCM. A organização e o maior controle do setor do patrimônio público, as rentáveis negociações para o com o Banco Santander, que passou a gerir a folha de pagamento do funcionalismo, a compra do prédio que hoje abriga o Centro Administrativo Municipal e que faz a administração pública local economizar um montante expressivo de Reais, anuais com a eliminação dos contratos de aluguel, são algumas destas iniciativas.

...
ALTA APROVAÇÃO  
Interpretações é o que não faltarão para explicar a convocação feita por João Carlos. A mais sensata, no entanto, recomenda que o prefeito esteja reforçando o setor, que indubitável e disparadamente, é o mais elogiado da sua administração. Tamanha aprovação credenciou o secretário Robson Marques a ser o nome mais citado entre os governistas para representar a Situação na eleição majoritária do ano que vem .

...
SINCRONISMO
 Olhando por este viés, a entrada de Rubens profissionaliza mais a gestão da área, reforça o seu controle e libera mais o secretário para fazer, de forma mais abrangente e eficaz, aquilo que é sua marca: o atendimento direto e ágil das demandas da secretaria e do povo que a procura.  

...
NOVA PONTE  
A prefeita Joselena Scherer vai recorrer aos governos federal e estadual para conseguir dinheiro para construir uma nova ponte que irá ligar a cidade aos bairros Caramurú e Cibislândia. A decisão foi tomada após reunião com diretores e técnicos do Daer, na quarta-feira, em Porto Alegre.  

DECRETO
O comando do DAER vai executar o projeto, mas não haverá dinheiro do Estado na obra. Informações da precariedade da atual travessia serão inseridas num decreto de emergência a ser promulgado pelo município para legitimar a solicitação de ajuda.

BALDEAÇÃO
Transporte coletivo de pessoas e de cargas de produtos vem sendo feito de um lado ao outro por baldeação. Só podem cruzar pela ponte veículos leves.   
...
AGENTES DE SAÚDE
Vereador Marco Longaray (PT) apresentou pedido de esclarecimentos ao governo municipal sobre os esvaziamento das ações dos Programas Saúde da Família (ou “Estratégia de Saúde da Família”) e “Agentes Comunitários de Saúde”. Segundo Longaray, desde 2010 o PSF está encerrado, quando foram demitidos 50 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde. Também, de acordo com o vereador petista, outros 15 agentes comunitários de saúde também foram desligados, deixando um grande vácuo de atendimento nas comunidades carentes onde atendiam.  

EFEITO COLATERAL
Na mesma solicitação, o vereador justifica que sem o trabalho preventivo, o reflexo vem sendo sentido no Hospital Nossa Senhora Aparecida e nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) onde tem estourado um aumento de demanda.
Diante da demora do pedido de contratação de novos agentes pela Prefeitura, o petista pede informação de quando e se ocorrerá isso.

...

IPE
 Camaquã está entre as 15 cidades escolhidas pelo governo estadual para contarem, agora, com coordenadores das agências do Ipergs (Instituto de Previdência do RS). O coordenador local será Júlio Cezar Almeida Avena e agência que comandará atende 10 mil beneficiários. Quase a metade deles são funcionários da prefeitura, que possui convênio com o IPE.


...
MAIS CALÇAMENTO
A Rua Miguel Lopes de Almeida, Bairro Jardim, está recebendo calçamento. O investimento, de R$ 600 mil, é oriundo de recursos do Ministério das Cidades, contra partida da Prefeitura. Cerca de 100 famílias moradoras serão beneficiadas. A Miguel Lopes de Almeida é a rua da Escola Municipal Bento Francisco Dias.

...
PLANO ENERGÉTICO

Nesta quinta-feira (11), o secretário estadual de Minas e Energia Lucas Redecker (PSDB) coordenou audiência pública em Camaquã, que tratou sobre o Plano Enérgico do Estado para os próximos 10 anos. Com o Plano em fase de elaboração, Redecker e sua equipe está percorrendo o RS para colher informações e demandas a serem avaliadas e colocadas no cronograma de metas, que deverá ser lançado no início de 2016 por ele e pelo governador José Ivo Sartori. No encontro, realizado na Fundasul, participaram os prefeitos de Camaquã, João Carlos Machado, de Arambaré, Joselena Scherer e de Cristal, Fábia Ritcher, além de vereadores da região, secretários e lideres de entidades e de associações.



                     QUEDAS DE LUZ  

Entre os problemas do serviço de luz de Camaquã e da região está a instabilidade do fornecimento da energia na zona rural. As frequentes quedas de luz, mais do que deixar os moradores à escuras, causam prejuízos em função do mal funcionamento e equipamentos, como as estufas elétricas de fumo ou resfriadores de leite.



...

DESABAFO
O vereador Fulvio Lessa da Rosa (DEM) utilizou pela primeira vez a tribuna da Câmara, como presidente neste primeiro semestre para ler um contundente e longo desabafo. Lei a íntegra abaixo, na parte final desta coluna.     


A BOA 


OUTRA 


______________________
...
MIRANTE

JORNADAS - Jornada em dose dupla neste final de semana, na Meridional FM. Sábado tem Corinthians x Inter e domingo, Grêmio x Atlético PR.

FIASQUEIRA – Verdadeira palhaçada a invasão e agressão aos deputados federais da comissão que analisa a mudança na maioridade penal. Ao lado de deputados sem noção, paus mandados com camisetas da UNE, entidade alimentada pelas ricas verbas públicas petistas, protagonizaram o fiasco.  

LITERARURA – O teatro do Sesc recebeu dois encontros literários, no último dia 10. Eles marcaram a pré-Feira do Livro de Camaquã 2015, que ocorre em novembro, na Praça Sylvio Luis. A feira terá mais uma vez a parceria entre a Secretaria da Cultura e Turismo de Camaquã e o Sesc.

EXPOSIÇÃO – De 17 a 30 deste mês no Forte Zeca Netto recebe a exposição “João Simões Lopes Neto, do Regional ao Universal”.  A visitação ocorre nas manhãs tardes. Agendamentos e informações pelo 3671-5288.


FESTA DO COLONO - A Sociedade Agrícola Feliz promove neste dia 13 o baile de escolha da Corte da  Festa do Colono deste ano. O evento deste ano acontece em 25 e 26 de julho.

ARTESANATO - Feira Livre de Artesanato neste domingo, na Praça Sylvio Luiz, entre 14h às 19h. No “Palco Aberto", músicos locais estarão se apresentando.

DOIDEIRA - Muito confusa até agora essas mudanças dos tempos de mandatos executivos e parlamentares. Muita coisa ainda deverá mudar até a aprovação em segundo turno do Senado e da Câmara.

QUINTINO - Zico na Fifa? É o tipo de assunto que se cria não se sabe como. E ainda alimentam a bobagem.





Nota de esclarecimento

Quando assumi a Presidência da Câmara de Vereadores decidi evitar pronunciamentos acerca dos debates travados. Assim deliberei com o único objetivo de tornar ao extremo evidente minha efetiva intenção de manter-me imparcial na condução dos trabalhos das Sessões e da Gestão da Câmara. No calor das discussões, não raro o Presidente necessita chamar à regra os tribunos e com freqüência as normas regimentais têm de ser invocadas e aplicadas na dirimição das contendas legais. Quis, como quero ainda, exercer a Presidência do Legislativo, conduzindo-o do modo como possa ser ao máximo produtivo em suas atribuições constitucionais e legais, para que atenda integralmente aos anseios da Comunidade que representa segundo os potenciais de cada um que o integra, como Vereador ou Servidor da Casa.  Não seja o Presidente o obstaculizador do desempenho de cada um que aqui trabalha.
Entretanto, a ocorrência de alguns fatos e comentários exigem que eu rompa esse silencio e sobre eles me pronuncie a meus eleitores e a sociedade camaqüense, de um modo geral.
Refiro-me ao episódio da ocupação de um terreno do loteamento em regularização Getulio Vargas.
O ato foi reprimido pelo Poder Judiciário por ordem de reintegração de Posse em favor do Município tendo sido necessária a utilização das Forças da Brigada Militar e elevados custos públicos.
Poderia ser dito agora: Questão resolvida. Foi aplicada a Lei e restabelecida a ordem.
Mas não, ainda não é hora de calar. Ouvi aqui falsas afirmativas lançadas irresponsavelmente à população que não pode ser enganada. Entre os defensores do ato esbulhatório foi dito que a invasão era legítima e necessária, assim como legal e moral. Mais, foi afirmado que não afetaria o Projeto da Regularização do Bairro.
Não somente foi ilegal do ponto de vista cível, conforme restou provado pela decisão judicial, como também se constituiu em ato criminoso. O Código Penal Brasileiro prevê prisão para aquele que esbulha imóvel alheio, principalmente imóvel público.
A Lei 11.977/2009 é expressa ao afirmar que a regularização fundiária de interesse social é aplicável às situações consolidadas anteriormente a data da edição da Lei (julho de 2009) e somente nesse limite autoriza as reduções de espaços públicos e das áreas de lotes previstas na Lei do Parcelamento do Solo Urbano. Logo, incabível o reparcelamento pretendido pelos defensores da Invasão, sob pena de inviabilizar a Regularização de todo o restante do Loteamento.
Se há três anos se tenta a aprovação do LICENCIAMENTO URBANISTICO lutando-se contra infindáveis entraves burocráticos, imaginem se fosse levar o Projeto adiante com a área invadida. Certo que nunca mais se regularizaria a ocupação.
Eu tenho certeza todos aqueles que defenderam a invasão desconhecem o conteúdo do Processo de Regularização do Bairro Getulio.
Estou convencido que o episódio não foi apenas um ato social praticado por populares em desconhecimento da Lei. Houve ali uma criminosa orquestração de ocupação clandestina que terá de ser apurada pelas autoridades competentes mediante a abertura do devido Inquérito Penal. Estou tratando da Representação Criminal relativa ao fato.
Foram trazidas pessoas de localidades distantes e até de outros municípios, todos harmonizados em uma única ação estratégica. Não tenho dúvida também, que as pessoas envolvidas todas, se não a maioria, agiram iludidas pelos organizadores do ato delituoso. Esses sim, sabe-se lá sob que interesses, agiram adredemente combinados. Alguns dizem que foi por interesse político para desviar a atenção dos escândalos que são estampados nos jornais todos os dias e que envolvem o Comando do Governo Federal. Outros dizem que foi visando as eleições municipais. Certo é que acabaram por prejudicar as pessoas que foram usadas na manobra e causar lesão aos cofres públicos, além do que ficou evidente o desrespeito que cada um deles tem com as  Leis vigentes. A área invadida do Bairro não se constitui em um vazio urbano e o loteamento não é terra de ninguém. Desafio a quem pretenda dizer que estou errado, a que traga parecer do Ministério Público ou acórdão de Tribunal demonstrando o meu equívoco.
O Processo de Regularização Fundiária do Bairro Getúlio Vargas encontra-se com o Licenciamento Urbanístico pronto e aguarda a aprovação pelo Órgão Cadastral. Depois disso irá para o Cartório do Registro de Imóveis da Comarca para a abertura das matrículas dos Lotes. Abertas as matriculas o Executivo iniciará a outorga dos Títulos aos moradores. Essa informação que estou prestando é pública e fora dada pela Procuradoria do Município.
Tenho satisfação em afirmar que o atual Projeto Legal de Regularização do Bairro Getulio Vargas foi realmente iniciado por mim, como Procurador Chefe do Município no Governo Ernesto Molon e Nelson Devantier.  Mas o Projeto real é daquela comunidade que lutou com todas as suas forças para continuar naquele espaço, mesmo depois das enchentes de 92, 95 e 96.
A imposição primeira era da remoção de todas as ocupações lá existentes, posto tratar-se de área de risco e de preservação permanente.
Com a experiência de ter coordenado a parte Legal do Projeto de Regularização do Bairro Bom Sucesso e com do Patrocionio profissional da regularização do Loteamento Adriano Bernar, participei da tentativa de regularização do Bairro Getulio Vargas pela via do Projeto More Legal do Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Essa busca restou  infrutífera frente aos muitos obstáculos legais. Entre eles, o fato de tratar-se parte de área pública e parte de área privada, além do que, área de preservação e risco.
Foi somente a  partir do início do ano de 2010 que foi possível avançar com o Projeto posto ter havido a promulgação da Lei 11.977/2009, mas somente com as alterações da Lei ocorridas em 2011 tornou-se verdadeiramente possível vislumbrar-se a conclusão do processo.
Vale registrar que esse tipo de processo é multidisciplinar e multisetorial. Envolve meio ambiente, cadastro, procuradoria, desenvolvimento social e Fazenda Pública, além do Ministério Público, Registro de Imóveis e Tabelionato de Notas, sem desconsiderar, por óbvio, o segmento social comunitário que é seu objeto. Não é questão para leigo ou para aqueles que não queiram debruçar-se sobre o assunto para conhecendo-o poder ajudar, efetivamente.
A complexidade da matéria ainda é tão grande que quase não existem trabalhos de doutrina jurídica ou administrativa da regularização fundiária. Um dos poucos é o meu Livro que relata e explica o processo enquanto estive à sua frente aqui em Camaquã.
Hoje não coordeno mais o Processo. Assisto-o, monitoro-o. Constantemente tenho pedido providências para que o seu andamento de dê o mais rápido possível. Mas, como disse, trata-se de processo de alta complexidade. Creio, firmemente, que em breve o processo encontrará seu termo final.
Senhoras e senhores, de tudo algo é certo: Os defensores da regularização do Bairro Getúlio Vargas e dos demais que esperam pela mesma obra não precisam de nenhuma ação que perturbe ou paralise o processo. Quem não puder ajudar, então que pelo menos não estorve e não cause prejuízos aqueles que aguardam pela realização do sonho da moradia digna.
(Vereador e Presidente da Câmara de Camaquã, Fulvio Lessa da Rosa)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg