segunda-feira, 18 de maio de 2015

COLUNA SEGUNDA-FEIRA, 18 DE MAIO DE 2015

Atualizações segundas, quartas e sextas-feiras


“Tem um ditado que diz que quem quer comer o ovo tem de tratar bem a galinha. E vocês não estão tratando bem da galinha”

Deputado federal Heitor Schuch (PSB), dando um recado às fumageiras, na audiência pública de Camaquã.


...


FUMO: AUDIÊNCIA PÚBLICA DE CAMAQUÃ DETONA INDÚSTRIAS E GERA LISTA DE PROPOSTAS



A audiência pública mista das comissões de Agricultura da Câmara Federal e da Assembleia que tratou dos baixos preços pagos pelo fumo da atual safra trouxe a Camaquã, na última sexta-feira (15), quatro deputados estaduais e dois federais, presidentes e representantes de entidades que defendem o setor, além de produtores.  Foram três horas de debates, marcados por informações, desabafos e acusações, que culminaram com encaminhamento de uma lista de propostas, a qual será enviadas cópias aos governos, a entidades e indústria de tabaco.

Compõe o documento propostas como o estabelecimento do preço mínimo da arroba, que daria garantias ao fumicultor, a inserção dos produtores de tabaco no Pronaf Investimento – e não só na faixa Custeio como é hoje -, uma maior fiscalização e mairo combate ao contrabando de cigarros, e a apresentação de um projeto que determine a triagem e compra do fumo regional ou diretamente na propriedade. A maior reclamação dos fumicultores é com relação aos critérios utilizados pelas indústrias, que na hora de classificar o produto, geralmente o rebaixa de classe, depreciando seu valor.
Com mais da metade da produção de tabaco gaúcho já negociada com as fumageiras, existe ainda a esperança de que haja uma melhora até se esgotar o fumo das propriedades este ano. 

...
CARTEL
Durante a audiência, ocorrida no CTG Sentinela Farroupilha, o Sindicato das Indústrias de Fumo (Sinditabaco) foi diversas vezes criticado por não estar presente. A entidade não participa de encontros que discutam preços, já que isso caracterizaria cartel. No início do encontro, inclusive, o presidente do SindiTabaco, Iro Shinck, foi duramente atacado pelo deputado Sérgio Moraes (PTB), proponente da audiência pela Câmara dos Deputados. Apenas Souza Crus e JTI mandaram representantes à audiência.

...
ABANDONO
Liderando a audiência pela Assembleia , o estadual Elton Weber (PSB) falou que as medidas encaminhados podem ser fundamentais para o futuro da lavoura de fumo no Estado. Segundo o deputado, nas últimas duas safras 4.420 famílias deixaram a fumicultura no RS.

... 
EXCEDENTE
A pulga na orelha dos produtores é o preço baixo com uma cotação alta do dólar, já que a maioria da safra é exportada. Já as fumageiras alegam que a oferta mundial do produto é boa, principalmente com a África plantando mais nos últimos anos. 

...

APOIO
Representantes políticos da região deram apoio aos deputados, participando da audiência de Camaquã. Os prefeitos de Camaquã, João Carlos Machado e o de Tapes, Silvio Rafaeli, que preside o Consórcio Centro Sul de Municípios, discursaram em apoio dos produtores e da agricultura de modo geral. Muitos vereadores também participaram da audiência.




COBERTURA 


O programa Conexão Rural realizou cobertura completa da Audiência Pública do Fumo, na sexta-feira, no CTG Sentinela Farroupilha. Os melhores momentos das manifestações, a análise e entrevistas foram a ar, no sábado, na Meridional FM. A foto mostra minha entrevista cm Benício Werner, presidente da Afubra, que também falou na audiência.   


...
ESPECIALISTA  

Uma palestra com o presidente do Conselho Técnico da Gadolando e coordenador do programa de qualidade da Santa Clara Alimentos, Vitor Hugo Martinez Pereira, marcará o 35º Seminário da Faculdade de Ciências Contábeis de Camaquã (FACCCA). Será nesta quarta-feira, dia 20 de maio, na área de convivência da instituição. O título da palestra é “Santa Clara – 100 anos de Superação e Desafios”  

...
 REGULAMENTAÇÃO    

Técnicos em contabilidade só poderão se registrar nos conselhos regionais de contabilidade até 1º de junho de 2015. Isso foi determinado pela Lei 12.249, que  regulamenta a profissão contábil. A partir desta data, apenas bacharéis em Ciências Contábeis.

 ...

CRIANÇA E ADOLESCENTE

Foi aberta na semana passada, no Centro Administrativo, e vai até o dia 24 a exposição fotográfica “Valorize a vida, não desvie o olhar”. Promovida pela Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência da Assistência Social (Creas), o lançamento da Mostra foi  pré-lançamento da X Semana de Sensibilização e Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontece de 18 a 24 de maio. Diversas outras atividades marcarão a programação.
A Exposição, que apresenta imagens de crianças em situações de violência, tem como responsável pelos trabalhos o fotógrafo Everton Lindemann.

Itinerário da Exposição Fotográfica “Valorize a vida, não desvie o olhar”

11 e 12/05: Centro Administrativo
13/05: Câmara de Vereadores
14 e 15/05: Caixa Econômica Federal
16 e 17/05: Hospital Nossa Senhora Aparecida
            .18 e 19/05: Banco do Brasil
20/05: Teatro Coliseu
21 e 22/05: Fórum
24/05: Praça Zeca Netto
25 e 26/05: Restaurante Sabores/Posto Sim
27 e 28/05: SERVI
29/05: CRAS Cônego Walter
01/06:CRAS Bom Sucesso
02/06: CRAS Getúlio Vargas
03 a 10/06: Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social

 ...
GRITO DA SAÚDE

Entre os mais de mil participantes de um manifesto realizado em frente ao Palácio Piratini, na semana passada, que pedia o cumprimento de um acordo financeiro do Governo Estadual com os hospitais filantrópicos do RS, estiveram os membros da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Camaquã, Éverton Clarão (PSB) e Neco (PTB).

...
CONSERTO   
Após muita reclamação de moradores e motoristas, o trecho da Rua Luiza Maraninchi, próximo ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, está recebendo reparo para corrigir as alterações geradas pelas obras de saneamento na galeria subterrânea.



TRIBUTO A MENDES RIBEIRO

Nelson Egon Geiger
Advogado

            Raivosa a infame doença nos tirou, no último sábado, a vida do grande amigo, meu e de Camaquã, ex-Deputado Federal e ex-Ministro MENDES RIBEIRO FILHO. É lamentável mas a doença, mal do século, e até dos séculos anteriores, tumor maligno, não perdoa ninguém. Nem mesmo pessoa autêntica, boníssima e trabalhadora.

            Quando o grande amigo e camaqüenseJosé Carlos Pires foi Secretário do Estado de Turismo, lá nos idos de 70, Mendes Ribeiro foi seu chefe de gabinete. Surgiu a amizade. José Carlos foi padrinho de casamento de Mendes. Este iniciou uma carreira política eletiva. Foi eleito Vereador em Porto Alegre na eleição (vinculada) de 1982. Ainda detentor desse mandato foi eleito Deputado Estadual em 1986, quando Simon, com a maior votação da história do Estado, elegeu-se Governador.

            Concorrendo para o cargo e então ingressado no PMDB, pela mão do Senador Pedro Simon, que o trouxe para acompanhar o jornalista Jorge Alberto Mendes Ribeiro (pai), que então disputou uma Cadeira Federal, José Carlos trouxe Mendes (filho) para apresentá-lo e buscar votos em Camaquã. Na época eu era o Presidente do PMDB. Vieram em minha casa. Falei: “vamos ajudar o companheiro, mas temos o nosso já Deputado João Osório concorrendo à reeleição”. Naquele pleito Mendes selou a amizade e o carinho de Camaquã. Fez poucos votos que aumentou em 1990 para o mesmo cargo. Embora novamente aqui João Osório fosse dono da votação.

            Na Assembléia, destacou-se como excelente líder e grande conciliador. Votada uma nova Constituição Federal no Congresso, vieram as constituintes estaduais. No Estado, Mendes foi o Relator da Comissão Especial da Constituição. O Deputado Carlos Araújo (do PDT) era o Secretário. Os dois reuniram-se às noites, por muito tempo, na casa do último (na Vila Assunção em Porto Alegre) para elaborarem a redação final. Carlos Araújo era casado com a hoje Presidente Dilma. Daí a amizade de Mendes com ela, pelos constantes jantares na residência.

            Assim era Mendes. Firme no PMDB. Porém conciliador, educado e objetivo, fazendo com que tivesse trânsito em todos os partidos. Criou uma liderança na Câmara Federal. Foi Secretário do Governador Antônio Britto, o qual vencera na convenção de 1994, Mendes Ribeiro (pai) para a disputa. Mesmo assim Mendes (filho) soube conciliar e, até mesmo, ocupar uma Secretaria no Governo do vencedor. Na Câmara foi representante da Bancada Gaúcha. Culminou em ser, no início do Governo Dilma, líder dela no Congresso. Por isso foi guindado a Ministro da Agricultura, logo aplaudido pela bancada ruralista. Evidente que vai deixar uma lacuna na política do Rio Grande do Sul e do Brasil. E saudades em Camaquã.


A BOA 




­­­­­­­­­______________________


MIRANTE

COMPROMISSO – Por compromisso firmado em última hora com o governador Sartori, que entregou a LDO na manhã de sexta-feira à AL, o deputado e presidente do Legislativo estadual, Edson Brum (PMDB), não conseguiu participar da audiência pública do fumo em Camaquã. Mesmo assim enviou o seu chefe de gabinete Lodi.

TACÁ-LHE PAU – De Pedro Pereira, deputado estadual (PSDB): “Esse governo ai do PT no Brasil só premia  mesmo é o ladrão, o vagabundo e o velhaco”.

MÁQUINAS – Em tom de bom humor, deputado federal Sérgio Moraes (PTB) falou que agora sim as retro escavadeiras compradas com emenda sua serão  liberadas. Ele garantiu isso após conversa com o prefeito, na última sexta-feira.

COMPARAÇÃO PERIGOSA–A analogia entre produtores de fumo, indústria, ovos e raposas, além de ser apropriada tem gerado alguns momentos descontraídos. Como o da sexta-feira, quando o secretário municipal da Agricultura, Zeca Dorneles, empolgado em seu discurso, fez uma pausa e perguntou aos participantes se eles estavam cuidando bem dos seus ovos. Todo mundo se olhou e riu.

CABO ELEITORAL – Marco Aurélio Pereira garante: “Pinguim é do PTB”. Gilmar, porém, negocia o passe com três deputados e dois pré-candidatos a prefeito. De outros partidos.

TENSÃO - Os Coordenadores regional e local do SINE, Gildo Silva e Pâmela Araújo não tomam mais café juntos. O clima azedou de vez.


 UMA BOA SEMANA A TODOS!


---------------

2 comentários:

  1. Caro amigo Alex.
    A informação não procede, aproveito a oportunidade para convidar o amigo para fazer uma visita na agência para tomar um café e verificar que minha relação profissional com o colega Gildo é de alto nível, bem como com todos os servidores da agência.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Amigo Alex

    Escrevo-lhe para reiterar as afirmações da Coordenadora. Informo a plena harmonia da nossa convivência na agencia, cuja expressão dá conta nos bons resultados nesta fase inicial. Reforço o convite para o cafezinho oportunidade de você, conferir tais afirmações.

    Abraços
    Gildo Silva

    ResponderExcluir

Leg