quarta-feira, 29 de abril de 2015

COLUNA QUARTA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2015


“ O problema é que as pessoas estão acostumadas com quem vem e promete, promete e promete. Quando tiver coisa para fazer, eu vou anunciar, mas não vou vir aqui fazer show”.

Governador José Ivo Sartori, questionado na TV sobre a falta de notícias sobre futuros investimentos públicos no Estado.

...

REUNIÃO COM ASSENTADOS
















O prefeito João Carlos Machado e o secretário da Agricultura José Carlos Dorneles receberam, nesta terça-feira (28), moradores do Assentamento Boa Vista. O grupo sugeriu melhorias na localidade como uma nova fonte do reservatório de água, colocação de tubulação para qualificar o abastecimento da região e outras ações de infraestrutura.

...


"MAIS UM TESOUREIRO PRESO"

*  Por Nelson Egon Geiger

Finalmente prenderam o outro Tesoureiro maior do PT: João Vaccari Neto. Até então somente o antecessor daquele, Delúbio Soares tinha sido julgado, condenado e preso. Mas pelo famigerado caso do “mensalão”. Agora Vaccari foi preso, preventivamente, por causa do “Petrolão”, investigado pela Operação LAVA-JATO.

            Aliás, os casos em que o PT se envolveu, através de grandes lideranças nacionais, não são pequenos. Não são “casinhos”. Sempre são operações que têm superlativo: “ÃO”. Nuca “inho”.

            No caso do ex Presidente COLLOR DE MELLO, afastado por um processo de “impeachment”, em 1992, o Tesoureiro mor de seu partido, na época PRN, tinha feito lavagem de dinheiro e cometido outros atos, mas isoladamente. Nunca democratizou a “roubalheira”. Os casos que agora surgiram no País, a partir da administração iniciada em 2003, sempre foram mais abrangentes. Dividido com os partidos e aliados. Diferentemente do PC FARIAS que reteve para si o produto dos desvios que, na época, foram chamados de “sobras de campanha”.

            Pois bem, à prisão de Vaccari foi seguida pela prisão, nesse caso provisória e não preventiva de uma cunhada. O que tem diferença jurídica, embora pessoas leigas possam não saber o que é uma e outra. Essa detenção provisória se atenta à investigação da Operação LAVA-JATO, eis que, segundo os promotores que tratam do caso houve verba das negociatas da Petrobrás que foram parar na cota da cunhada. Democratização da arrecadação até com a família. Além dos correligionários e aliados.

            Como se tudo não bastasse, agora o TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO aponta “pedaladas fiscais” que foram efetuadas pelo Governo Federal o que, em tese, com amparo na Lei da Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101, de 04.05.2000) constitui improbidade administrativa.

            E como canta o famoso bolero: “E asi pasam los dias”. Dia vai, dia vem, feriados ocorrem e a falta de satisfação para o povo que, na realidade, deve ser o mandante de seu próprio interesse, através dos representantes que elege, continua. A esperança governamental reside no esquecimento popular. Afinal, as manifestações contrárias ao Governo e até alertando sobre “impeachment” Presidencial diminuíram. O povo, pacífico, ainda tem esperança que um dia as coisas melhorem. Voltando à música portenha, “quiças, quiças, quiças”. Quiçás um dia essa melhora possa acontecer. Afinal já temos outro Tesoureiro preso. Não é verdade?

Advogado


________________________________    

JOGADA ENSAIADA?  
Vereadores camaquenses da situação acusam os adversários legislativo por deixarem passar em branco o projeto que alterou os valores do  IPTU. Vinicius Araújo (PMDB), Marco Aurélio Pereira (PTB) e Paulinho Bicicletas (PPS) questionam o silêncio dos vereadores do PT, PDT e PSB na época da votação do projeto. A situação insinua que a oposição previu o desgaste e fez uma cama de gato para o governo. 


SANGRIA

Em tom de resignação, o ex-prefeito e vereador Marco Aurélio Pereira, aliado de João Carlos, reclamou que o prazer da bancada opositora é ver a base sangrar: “Mas não tem problema, nós aguentamos”, completou o petebista. 








SEM CONVOCAÇÃO
Por maioria absoluta, como era previsto, a convocação do prefeito para ir à Câmara falar sobre o IPTU não foi aprovada. A proposição foi assinada pelos seis vereadores da oposição.

...
QUE FASE!
O secretário Municipal da Fazenda Valter Luis de Barros se recupera de uma intervenção cirúrgica. O problema é que a operação feita na clavícula, fraturada num acidente de bicicleta, foi feita justamente na semana em que explodiu a polêmica do IPTU. Além do desgaste com os contribuintes, Valter foi alvo de críticas de servidores, que chiaram por terem de se virar sozinhos para controlar os ânimos exaltados dos donos dos imóveis. 

...
ENGENHARIA
Mudanças à vista no secretariado municipal. Num gesto de altruísmo, o secretário do Desporto e Juventude, Tiago Camerine (PMDB) abriu a possibilidade de deixar a pasta para acomodar o PPS, que pelo acordo da base tem direito a uma secretaria – perdida com a saída do vereador Paulinho Bicicletas, que assumiu  sua cadeira na Câmara. A conversa com o prefeito foi franca e direta, com a iniciativa partindo do próprio Camerine, que continuaria no governo, mas em outra pasta. Uma das possibilidades seria o Planejamento, hoje vaga.

No Desporto e Juventude assumiria o suplente de vereador Diego Garcia, que até dezembro ocupou a vaga de Paulinho.

...
TRANSPORTES
Com o PPS acomodado, o prefeito João Carlos, enfim, nomearia o novo secretário dos Transportes. O preferido é de outro partido, já que na visão do Gabinete, o  PPS não tem ninguém com perfil para os Transportes.

...   
ALTERNATIVA 
O PPS, entretanto, teria um nome também um nome para o Planejamento, já apresentado para o prefeito. Mas quem decidirá mesmo será o próprio João Carlos, que não costuma vazar informações deste tipo antes de sua decisão estar consumada 100%.

...
GABINETE 
Outra mudança possível é no próprio Gabinete. Mais especificamente na Secretaria Especial de Governo, com substituição da sua titularidade, hoje respondida pelo professor Deoclécio Giongo. 

...
SEM VISTO ATÉ AGORA  
Este colunista falou informalmente com o proprietário da chinesa Shyan Yonlihong. Foi na última sexta-feira (23). Agora com novo tradutor, Xiang Bailin, que saia da nova sala que servirá de escritório da empresa em Camaquã, reafirmou seu desejo de começar a concretizar o mais rápido possível o projeto da fabricante de caminhões em Camaquã. Entretanto, voltou a creditar o atraso do projeto na burocracia brasileira: até agora ele e a esposa não obtiveram o visto brasileiro permanente. Segundo Bailin, isso tem atrapalhado demais, pois ele e a esposa sócia têm precisado se revezar entre o Brasil e Ásia à cada seis meses, no máximo, dentro do prazo de vencimento das licenças que possuem para permanecer no país. 


LÓGICA
Nota do colunista: Olha, se esse pessoal da Ásia não quisesse mais empreender em Camaquã já tinha cravado a pata daqui há muito tempo. 

 ...

 ANIVERSÁRIO


Um  jantar no Salão de Festas da Capela São José, marcou o sétimo aniversário da Escola Municipal Infantil Irmãos Maristas, referência das comunidades dos bairros Cônego Walter e Ouro Verde.

 ...
CULTURA
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo está convidando artistas locais para participarem do “Projeto Santo de Casa Faz Cultura”. Para se cadastrar no projeto os interessados devem entrar em contato com a secretaria, localizada na Rua Zeca Netto, 20 ou pelo telefone 3671.5288.  O email do setor é o culturaturismo@camaqua.rs.gov.br.

...
PRATAS DA CASA
Os vereadores Marco Aurélio Pereira (PTB) e Nelson Devantier (PP) apresentaram, na última sessão legislativa, projeto- sugestão ao Poder Executivo cujo objetivo é a valorização dos atletas camaquenses. Os vereadores pedem que a Secretaria do Desporto e Juventude crie o selo “Prata da Casa” aos atletas locais, que receberiam incentivos especiais do poder público, como forma de valorização.

 ...

A BOA DO DIA (O Iotti está cada vez melhor)



OUTRA DELE




MIRANTE

APOIADORES - Uma saudação à empresa Sport Line e ao vereador Marco Aurélio Pereira, novos parceiros apoiadores da nossa equipe das Jornadas Esportivas da Meridional FM.

PDT – PSB ou PT? Essas são as opções que começarão em breve a ser discutidas pelo PDT visando 2016.

VICE - Seja quem for o parceiro o vereador Neco seria o nome natural para formação da chapa majoritária. Só seria, pois a indicação deve ficar a cargo de Hermes Rocha.


DIVISÃO - O ex-prefeito, aliás, deverá fazer campanha interna para os trabalhistas estarem na campanha ao lado do PT. Enfrentará, no entanto, muitas resistências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg