sexta-feira, 6 de março de 2015

COLUNA SEXTA-FEIRA, 6 DE MARÇO DE 2015

 “A expectativa é que possamos ainda passar o mês de março, mas com muita dificuldade. Se ultrapassar março, será abril"
Alexandre Postal, líder do governo Sartori na Assembleia Legislativa, sobre o atraso do pagamento dos salários do funcionalismo estadual.



GENTE NOSSA



O abraço de hoje vai para o doutor Newton Albuquerque. Como laboratorista, sua competência é inquestionável, como figura humana, um gigante. Áh, e ele pesca,, cozinha e se diverte.

>>>

OS CHINESES TÊM QUE SE DECIDIR  

João Carlos Machado perdeu a paciência com os chinas. Sabendo que eles estariam em Camaquã nesta semana, o prefeito interrompeu seu repouso pós operatório e, na terça-feira, recebeu em casa o dono da Shiyan Yunlihong Motors, Xian Bailin. Com tradutor, desta vez contratado pelo município,  João Carlos foi claro: ou os amarelinhos usam ou desocupam a moita. Ou seja: ou levam adiante o projeto ou entregam a área que a eles foi concedida como incentivo no Distrito Industrial.
Participaram também da reunião o vice-prefeito, paulo Mecca, a secretária Maristela Monteiro (Indústria e Comércio) e o procurador do município Cristiano Fagundes. 


NÃO ERA BEM ASSIM
Na real, na real, e o que não está sendo publicado é que os chineses se consideram vítimas da turma aquela que os trouxe para o Brasil. Nos bastidores, os asiáticos reclamam que o trio brasileiro lhe vendeu facilidades, que depois se viu, não era bem assim. Exemplo: lhes foi passado que até o alojamento dos operários seria por conta da prefeitura, além de isenções e incentivos que passam ao largo da competência da prefeitura.  

Os chineses falam que desde que botaram os pés no Brasil já torraram mais de US$ 1 milhão sem produzir nada.  

PROJETO ESTÁ DE PÉ
Ao final da reunião na casa do prefeito, os chineses disseram que mantêm o projeto, e o começo da fábrica, que deverá ter outros parceiros da Ásia, pode ser em julho mesmo. Bailin pediu uma força para a liberação dos vistos brasileiros e ficou acertado que o vice-prefeito Paulo Mecca estará em Porto Alegre na próxima terça-feira, onde pedirá ao secretário estadual do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, ajuda para destravar a situação legal dos chineses.

>>>

FOI SARRAFO MESMO






Uma coisa é estabelecer a ordem, outra é se prevalecer e baixar o pau. Foi assim a operação do Choque da PRF, segunda-feira, em Camaquã. Quando esses policiais chegaram a pista estava livre e o pau comeu solto dentro do Posto SIM, onde estavam os caminhoneiros.  O cacetete e as bombas de gás e de borracha se seguiram pela rua lateral, atrás do posto, onde houveram prisões. Depois, quando os caminhoneiros, apoiados por populares tentaram bloquear a Loureiro da Silva, impedindo a entrada de carros à cidade, o bicho pegou de novo.


Não lembro de nenhuma outra ação da PRF como essa de Camaquã. Não lembro deles agindo assim, por exemplo, com o  MST, que seguidamente está trancando estradas.


DESTRUIÇÃO
















Ontem (quinta), aliás, o MST mandou suas mulheres a Itapetininga (SP) e destruiu, por banditismo, quinze anos de pesquisa com mudas de eucalipto. O trabalho seria levado nesta sexta-feira para ser analisado pela CTN-BIO. Ação semelhante já aconteceu no Rio Grande.

>>>
REELEIÇÃO  
Sobre nota da última coluna, que disse que os prefeitos não estão muito dispostos a tentar a reeleição por causa das dificuldades, a prefeita de Cristal, Fábia Ritcher, diz que o momento não é de falar do assunto e que a hora é de trabalhar e superar as tranqueiras. Fábia não afirma nem nega que tentará a reeleição.

>>>
Ela mereceu ou não ser escolhida a Musa do Praiano de Arambaré 2015? Além de linda, Gabriela, 15 anos, é da nossa sempre acolhedora e gloriosa Santa Rita do Sul.






FALANDO EM PRAIANO


Só os confirmados


>>>
CAMPO
Estive dois dias na Região Noroeste, onde ao lado de Danilo Danelon (foto abaixo com o vice-presidente da Roos, Airton Roos e com a funcionária Rosângela Scapini),  acompanhei  dois dias campo de duas sementeiras: a Roos e a 3 Tentos. Volto impressionado com o grau de profissionalismo dos produtores de soja, com as dimensões faraônicas da Roos e com o desenvolvimento de Não-me-Toque, uma cidade de 14 mil habitantes que sedia ainda a  Cotrijal e a Stara. O material que reuni em Não-me-Toque estará amanha sendo aprsentado no programa Conexão Rural, na Meridional FM, às 7h.   





PONTO DA A CHARGE 




___________________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg