Durante encontro em Camaquã, dirigentes falaram abertamente na candidatura de Ana Amélia para o Piratini e defenderam nome local para deputado
Na reunião de sábado, representantes de todos os municípios presentes falaram pelos seus diretórios. Entre essas lideranças esteve a vereadora de Guaíba Claudinha Jardim, que organizou a vinda a Camaquã trazendo seus colegas de legislativo e demais correligionários da cidade. Após anos de ostracismo, o partido em Guaíba vem registrando um substancial crescimento. Na eleição municipal do ano passado, o PP elegeu três vereadores em Guaíba. Antes possuía apenas um. “Precisamos mais, precisamos de um grande esforço regional para aumentar a nossa própria representação”, pregou Claudinha Jardim ao comentar sobre 2014.
Mesmo que isso não tenha sido explicitado, o encontro de sábado serviu também como uma espécie de demonstração de apoio de Bernardi (mesmo velado em função da necessidade de isençao) e sobretudo da coordenação regional do partido ao nome do ex-prefeito de Sentinla do Sul Marcus Vinicius de Almeida a sua desejada candidatura à Assembleia Legislativa. Coordenador regional da Costa Doce, o ex-prefeito de Sertão Santana Beto Pontes defendeu uma postura de defesa de candidatos locais. Ao apresentar dados das últimas eleições estaduais e municipais, Pontes realçou a participação eleitoral do PP nelas: “A questão é que comprovadamente o candidato mais votado do PP na eleição para deputado estadual é o próprio PP”, informou Pontes, associando o direcionamento dos votos para legenda ao fato de o PP não ter um nome local como candidato”.
Oito e oitenta
Outra presença do encontro foi a do prefeito de Camaquã, João Carlos Machado. Cauteloso, o pepista se limitou a dar boas vindas aos correligionários e a registrar os avanços da sigla verificados nas cidades da região. Dos 13 municípios considerados pela coordenadoria do PP como sendo da Costa Doce, o PP possui prefeitos em três deles, vices-prefeitos em dois e 27 vereadores. Um dado, porém, dá razão aos discursos que defendem um trabalho mais forte para os legislativos estadual e federal: enquanto na região os candidatos a deputado federal fizeram 5,41% e estadual 5,14%, a então candidata ao Senado Ana Amélia Lemos fez 81 mil votos nestes três municípios. Isso equivale a 43,08 % das preferências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário