sábado, 7 de abril de 2012

Sim silencioso

A senadora Ana Amélia Lemos foi a estrela do encontro do PP, no último final de semana em Camaquã. A senadora tinha uma missão bem específica: arrancar de João Carlos Machado a confirmação pública de sua candidatura. Não conseguiu, mas voltou para Brasília com a convicção de que o PP camaquense poderá contar sim com ele para a empreitada de retomar a cadeira executiva da administração municipal a partir do ano que vem. A mesma sensação, aliás, que tiveram os pepistas locais lá presentes – mesmo sem o esperado sim de João Carlos.

Na medida
Foi habilidosa a senadora Ana Amélia ao fazer um “apelo” em nome dela e de Mendes Ribeiro para João Carlos concorrer. Assim, não passou a ideia de verticalização, valorizando a autonomia local. Ela sabia também que sua presença em Camaquã ia além de uma mera participação sua num ato político: era o fato político que o PP local precisava para ter João Carlos como candidato.

Delegação
Além de Ana Amélia, o grupo do PP que veio a Camaquã sábado teve os reforços dos prefeitos Adolfo Fetter Jr, de Pelotas, e Marcos Vinicius de Almeida, de Sentinela do Sul, e também do presidente estadual da sigla, o professor Celso Bernardi.

Escolha natural 1
Em entrevista dada a este repórter, num programa especial feito domingo, na Copa Santa Auta, Ernesto Molon deu mais uma mãozinha para enterrar de vez os sonhos dos companheiros que querem que a indicação do vice do PP seja imposta pelo PMDB.


Escolha natural 2
“Olha, o que vale para nós vale para o outros também; eu escolhi o vice que achava que mais fechava comigo, o mesmo deverá acontecer com João Carlos”, disse um realista Molon, sem se preocupar muito com as reações.


Dobradinha
O PDT está fechado com o PT para eleição municipal. A afirmação é de José Carlos Copes, pré-candidato petista a prefeito. Foi feita em entrevista à Rádio Camaquense, na última terça-feira. De acordo com Copes, os trabalhistas já decidiram que irão indicar o vice da chapa. Não existiria, no entanto, nenhum nome definido até aqui.

Sem preconceito
Em recente reunião de lavoureiros em Camaquã, o experiente e consagrado vereador Neco (PDT) sugeriu abertamente a João Carlos Machado uma aliança entre PP e os trabalhistas na eleição deste ano. Homem desapegado de vaidades, Neco reiterou que seria indiferente para ele ser o vice de João Carlos ou ser o cabeça da chapa mesmo.


Sugestão de ex-aliado

A chapa está cada vez mais quente em Dom Feliciano. Depois da CPI reaberta na semana passada, na sessão da última segunda-feira, o vereador Nilton Schio (PMDB) sugeriu na tribuna legislativa a renúncia do prefeito Clênio Boeira (PT). Presidente da Câmara e ex-aliado do governo, Nilton jura que a ofensiva da oposição nada tem a ver com o restrito papel que o seu partido teve na administração. “São irregularidades e cabe a nós fiscalizar e apurar”, pondera.

Juntos e separados
Candidatíssimo para suceder Clênio Boeira, o tucano Cláudio Lesnik reassumiu seu cargo de tesoureiro da prefeitura de Dom Feliciano. Trabalha ali, do ladinho do principal adversário. O interessante é que Lesnik estava atuando como assessor parlamentar na Capital e foi, segundo ele mesmo, convocado pelo prefeito para reassumir a função.

WO
Foi um belo domingo de abertura da Copa Santa Alta. O pessoal do esporte da prefeitura com sua organização de sempre, o Orlandino da Costa e sua família sempre recepcionando os amigos com os braços abertos. Só não deu para entender a razão pela qual o time dos médicos, que faria contra os Transplantados o jogo festivo de abertura, não foi.

Um dos poucos
O secretário municipal de Desporto e Juventude, Gelson Gouveia irá estrear nas urnas este ano. Atendeu ao pedido do PP e vai se candidatar a vereador. A aposta é nos eleitores ligados ao nicho que ele vem atendendo já faz quase doze anos.


_____________________________________
Rápidas

Um emissário do PSB andou sondando perifericamente alguns pepistas condecorados para ver a possibilidade de união entre as duas siglas.

Minha solidariedade ao amigo Geraldo Telles, cujo pai Carlos Machado Telles, faleceu na última segunda-feira.

Faltam apenas 11 km para o asfalto chegar em Dom Feliciano. As obras, entretanto, estão paradas.

As máquinas que lá estavam estão agora trabalhando no trecho entre a Nestor de Moura Jardim e a RS-350, que enfim será asfaltado.

Ela nunca disse que sim, mas Ana Amélia Lemos trabalha sim para ser a próxima governadora do RS. E pelos movimentos, quer contar já no primeiro turno com o PMDB.

Falando em PMDB, o independente PMDB estadual de outrora, começa a incorporar o fisiologismo nacional da sigla.

Um comentário:

  1. Alex querido, pode ser a vontade do Hermes e de alguns fechar essa aliança com o PT, mas enquanto tiver sangue nas minhas veias, e de muitos de dentro do partido, isso não é fato contado, nem que para isso tenha que rachar o PDT, o PDT completo o PT não leva, as vezes é melhor ir só do que mau acompanhado, existe, sim, Resistência dentro do PDT, não irão vender o nosso partido desse jeito.

    Ivan Feloniuk

    ResponderExcluir

Leg