sexta-feira, 13 de abril de 2012

Montadora chinesa: Molon diz que indícios apontam para Camaquã

Os representantes chineses da Dongfeng Motor Corporation estiveram reunidos nesta manhã, em Porto Alegre, com o prefeito de Camaquã, Ernesto Molon e com o ministro da Agricultura, o deputado federal Mendes Ribeiro Filho (PMDB). Também presente, esteve o deputado estadual Edson Brum, também peemedebista. Foram na verdade dois encontros acontecidos no 7º andar da Assembleia Legislativa, pela manhã. Após a primeira reunião com Molon e os deputados, o prefeito foi convidado para uma conversa reservada com os chineses. Nela, Molon foi requisitado a dar detalhes sobre questões envolvendo a possível futura instalação da montadora em território camaquense – como a ambiental, por exemplo.

Em entrevista que deu agora à tarde à Rádio Camaquense, Ernesto Molon foi cauteloso, porém, deixou transparecer sua convicção de que a montadora virá mesmo para Camaquã. “São vários os indícios que apontam para isso”, falou Molon. Um deles é o interesse demonstrado pelos chineses em estar com os camaquenses mesmo depois de visitarem Santa Maria. Outra questão levantada por Molon é a vinda do grupo a Tapes, na próxima segunda-feira. A possibilidade da instalação de um porto em Tapes é um dos atrativos da região para as operações da Dongfeng.

A presença de Mendes Ribeiro no encontro e sua convicção demonstrada aos chineses com relação ao início das obras de duplicação da BR-116 podem ter sido também um diferencial. “Os chineses valorizam muito as autoridades ligadas à agricultura; um representante deles me comentou que lá um ministro de agricultura tem peso igual ou superior ao da Fazenda”, lembrou o prefeito.

Camaquã está disponibilizando uma área inicial de 52 hectares ao grupo, um terço do que Santa Maria oferece, mas 20ha a mais do que eles necessitam neste primeiro momento.

Decisão deve sair na próxima semana

Outro ponto em meio às negociações está a liberação por parte do Estado de valores relacionados a um financiamento solicitado pelos chineses. São cerca de R$ 65 milhões o valor pedido. Uma reunião, agora à tarde, entre a comitiva e representantes do governo estadual iria definir o empréstimo. Uma coisa é certa, disse Molon: “O investimento será no Estado e eles mesmo me confirmaram isso”.

Os chineses retornam para seu país na quarta-feira, dia 18. É provável que o anúncio saia antes da viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg