segunda-feira, 16 de abril de 2012

Não tem mais como enrolar

Coluna publicada na edição de 13/04

Não tem mais como o governo federal protelar o início das obras de duplicação da BR-116 entre Guaíba e Pelotas. Prova contundente disso foi dada no último domingo, quando a rodovia entrou em colapso e congelou o tráfego. Foi o sinal do caos, uma amostra daquilo que está por vir. Nunca se viu algo parecido: uma viagem que dura entre 1h20min, 1h30min de Camaquã a Capital, se prolongou por mais de 4h.
Os acidentes ao longo do feriado – como esse da foto que vitimou uma camaquense no domingo– ilustram macabramente essa prioridade – a número 1 da Zona Sul.


Mobilização
O governo federal tem que parar de enrolar sobre essa obra e o estadual cobrá-la com mais veemência, afinal o emparelhamento político com Brasília foi um dos combustíveis da campanha do senhor Tarso Genro. Já na esfera municipal, os prefeitos têm de sair mais da toca, agruparem-se e fazerem com que as necessidades de suas aldeias sejam mais ouvidas pelo comissariado de Brasília.

Congelado
Em janeiro, o ministro Mendes Ribeiro veio a Camaquã e disse que a presidente em breve assinaria o início das obras. Isso se confirmou em fevereiro, quando Dilma Rousseff veio a Porto Alegre e a anunciou. O problema é que nada saiu do papel até agora e a licitação do projeto (sim, ainda do projeto) dorme em alguma gaveta ministerial do Planalto.

Perdeu
Outro vereador perdeu o mandato na região por causa da infidelidade partidária. É Iram do Carmo Vieira, que do PMDB de Tapes, se bandeou no meio do mandato para o partido do prefeito: o PDT.

Apito
A escola de Samba Apito de Ouro está preparando uma grande festa para comemorar os 43 anos da agremiação. Será em 12 de maio, com alvorada festiva e a presença de Nego, puxador da Império Serrano e a bateria da Capão do Leão, da Grande Porto Alegre. Já neste sábado vai acontecer o primeiro ensaio do ano, com a apresentação de Ernani Siqueira, novo carnavalesco da agremiação.

Aniversário
Está confirmada a presença de Bruno Aires & Leandro Hugo no Aniversário de Camaquã, no dia 19, na Praça Zeca Netto. A promoção é da Rádio Camaquense, que vai fazer uma cobertura especial neste dia.

China 1
Chineses da Dongfeng Motor Corporation vieram ao Estado, esta semana, para conhecer a infraestrura do RS, que possivelmente abrigará uma fábrica de caminhões da companhia. Se o investimento, com potencial de centenas de empregos, se concretizar, Camaquã ou Santa Maria poderão sediar a montadora.

China 2
Na segunda-feira, a comitiva asiática esteve em Camaquã, tendo como cicerones o prefeito de Camaquã, Ernesto Molon e o vice-governador Beto Grill, que tem articulado árdua, mas cautelosamente a vinda da fábrica para região.
(FOTO 02)

China 3
As tratativas e a visita chinesa, que o governo municipal tratou como grande segredo de estado, o gabinete do vice-governador abordou com grande publicidade. O que, aliás, fez muito bem. E se bobear, em caso de confirmação do investimento, o crédito todo vai para sua conta política.

Casórios
As coligações do eixo governista estão acertadas para a eleição proporcional: enquanto o PP fechou com o PPS, o PMDB vai como o PTB e o PSDB com o DEM.

Teses divergentes

Na reinauguração da sede do PMDB, terça-feira, o presidente da sigla, vereador Ludgero Marques, que aspira o posto de candidato a vice-prefeito, pôs em dúvida a candidatura de João Carlos Machado. A tese foi imediatamente rechaçada por Molon, que também voltou a pregar que o vice tem que ser escolha do cabeça de chapa.

______________
Rápidas
Os acidentes ocorridos na 116, no feriado, reforçam a urgência de uma mobilização regional por sua duplicação.

Neste sábado tem jantar-baile no CTG Camaquã. A promoção é da invernada adulta e o galeto vai sair por R$ 12,00.

Dupla jornada da RC, neste domingo. Pela manhã, tem a transmissão do Circuito SESC de corridas. À tarde, Brasil de Pelotas e Guarany.

Há oitos anos, Camaquã recebia uma comitiva também chinesa. Iriam instalar aqui um pólo madeireiro para construção de móveis. Não deu em nada.

É de fato um governo técnico este do PMDB municipal. Técnico mesmo!

Pré-candidato ao governo, o petista José Carlos Copes acompanhou a visita asiática.

O vereador é pé-quente. A história do Ifsul mudou a partir de sua intervenção e a escola acabou vindo parar em solo camaquense.

Em caso de vitória de reeleição, Nelson Geiger Filho (administração) é um dos poucos cotados a permanecer.

As ações e o domínio demonstrado na sua pasta é uma das credenciais de permanência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg