segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Que terça-feira!

Se existe algo que me deixa feliz é parar o carro antes de uma faixa de pedestres e esperar pela travessia de alguém. Me sinto, sei lá, mais cidadão nestas horas. Na tarde de terça, parei o carro ali naquele quebra-molas da Zeca Netto com a Manoel Pacheco. Uma senhora negra de uns 60 anos, cruzou na minha frente. Quase parando, entre surpresa e agradecida, balbuciou um firme “muito obrigado”. Não foi somente ela que se surpreendeu, afinal desde que se implantou as controversas faixas de segurança na cidade, eu venho fazendo isso com certa naturalidade. A reação dela ao meu obrigatório gesto me lembrou aquele dono de circo do Rio de Janeiro, que traumatizado depois de ver seu negócio e dois expectadores consumidos pelas chamas, passou a vagar pela Capital carioca carregando no corpo cartazes nos quais se lia “Gentileza gera Gentileza”. E assim, Mestre Gentileza (foto) terminou seus dias: espalhando mensagens de amor, defendendo o perdão, pregando a generosidade.
A reação desta senhora camaquense também me fez suspeitar que seja mais raro do que eu imaginava por aqui o respeito a essa regra de trânsito tão básica quanto respeitosa.

Com meu ego civilizatório inflado, me sentindo um pouquinho mais humano, cheguei minutos depois num posto de combustíveis, esse do Armélio aqui perto da rádio. Recebo então a notícia que iria mudar definitivamente o meu dia. O Marcelo, o menino para o qual uma multidão de mais de 600 camaquenses foi doar sangue para o seu sonhado transplante de medula, achou um doador compatível. Não contive a euforia.

“Eu sei que muitos que dos que estiverem lendo essa coluna, agora, também estão sentindo o que senti na tarde de terça-feira”

Na verdade, eu não conheço o Marcelo, nunca falei ao telefone com o Marcelo, nem com seus pais, mas eu torci tanto por esse dia. Acho que para mim, que busquei fazer minha partezinha, me integrando à luta desse guri, e para todos que se sensibilizaram por suas causa, o Marcelo passou a figurar como um filho, um neto, um irmão, um sobrinho. Eu sei que muitos que dos que estiverem lendo esta coluna também estão sentindo o que senti na tarde de terça-feira. A sensação de que tudo aquilo valeu à pena é suprema. Até acho que o nome do doador nem deva ser publicado. A vida nova que, se Deus quiser (e já quis), o Marcelo terá tão logo faça a cirurgia, é um gesto de bondade coletiva. É a força do bem, que sempre há de prosperar nas ações do homem.

Mas a terça prometia mais. No anoitecer, depois de marcar um almoço com meu filho, o qual mora em outra cidade e cujo destino um dia nos distanciou, tive a convicção de que aquele de fato era um dia especial. Mas é necessário dizer que muitas destas felizes situações jamais se dariam sem a efetiva participação de terceiros. São estes anjos que, ao contrário do que recomenda o imaginário religioso são desprovidos de asas e não tocam harpas, é que fazem a diferença. São enviados sim, mas são terrenos, possuem RG e falam conosco, às vezes diariamente. Cabe aos abençoados por seus surgimentos ou por suas permanentes presenças sacar isso, reconhecendo-os, respeitando-os, amando-os. É ótimo receber o bem, melhor ainda é devolvê-lo. Afinal, gentileza...

________________________
Greve 1
O baixo índice de adesão dos professores estaduais à greve do Cpers ficou dentro da média das demais cidades gaúchas. Nenhuma estimativa deu acima de 10% de paralisação. Mesmo com a sociedade e a grande imprensa dando contra a greve, os professores que pararam conseguiram arrancar do governo Tarso a proposição de ampliar a discussão em torno da implantação do novo ensino médio. Ponto para educação.

Greve 2
Já com relação ao cumprimento da lei, que recomenda o pagamento do piso nacional aos professores, o governo continuou se fazendo de surdo. O problema nem é a falta de dinheiro. A questão é a falta de um cronograma a ser oferecido aos educadores para essa adequação. Em suma: a carente comunicação palaciana se confunde com uma preocupante falta de vontade.

“Avenidas das Trancas”
Nem todos receberam bem o estreitamento da Olavo Moraes na altura do abrigo de ônibus. Aliás, a aprovação ficou longe de ser satisfatória. Na terça-feira, uma placa colocada no cruzamento da avenida com a Antônio José Centeno, anunciava de forma bem humorada que ali terminava a Olavo e começava a “Avenida das Trancas”.
(FOTO)


Rápidas

• Está chegando a hora da entrega do Prêmio Comunicação/Troféu 25 Anos Gazeta Regional. Será no Clube Camaquense, dia 7, uma quarta-feira, quando serão homenageados os Melhores de 2011.

• Assinará o Buffet a competente equipe da Bety Festas, que preparará pratos espaciais à base de salmão e camarão. Um show humorístico com o “Radialista Feio” (Jorge da Borracharia) e a boa música de Junior & João Pedro animarão o evento.

• Não é somente o Cpers o problema do governo Tarso. Outros sindicatos de servidores prometem ensaiar longas paradas para 2012.

• Domingo, 27, tem evento beneficente da APAE na Praça Zeca Netto. É a partir das 14h.

• O baixo perfil político do governo Molon será confirmado nas eleições municipais, quando pouquíssimos tentarão uma cadeira na Câmara.

• Vai terminar o ano e os vereadores da base aliada de Molon continuarão titubeantes em relação levantar a assumirem a bandeira do governo.

• O problema é que podem perder boa chance de anabolizar suas imagens: a aprovação da administração é bem melhor do que era.

• É inconcebível num centro de trânsito estrangulado afunilar mais ainda uma avenida vital para o fluxo. É o que fizeram com a Olavo Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg