quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Artigo: SITUAÇÃO INSUPORTÁVEL



A Gazeta Regional traz esta semana mais dois exemplos de que algo de muito errado ocorre em relação a forma como está sendo tratada a segurança do cidadão. Uma das matérias mostra um delinquente, preso pela quinta vez num prazo de 30 dias. Num outro caso, um responde por dez inquéritos e continua agindo desonestamente e tranquilo, livre.

Mais do que a conivência da legislação, impressiona o fato de não haver nenhuma sinalização no sentido de mudar isso. Ou seja, leis mais rígidas, que impeçam o crescimento da banalização da prisão. Em todos os poderes, a sensação que se tem em relação a uma sonhada mudança é a de franca inércia.

Não é mais suportável chefes de família, trabalhadores, terem de se levantar em plena madrugada para contabilizar prejuízos causados pelos mesmos marginais que dias antes roubam o seu vizinho e são presos. É um abuso de ineficácia do Estado, que gera uma colossal sensação de impotência entre as pessoas de bem. O ciclo é cansativamente o mesmo: o cidadão é prejudicado, denuncia, a polícia prende e juízes cumprem o que diz a cartilha, extremante condescendente com os criminosos.

Soma-se ao defeituoso Código Penal vigente, a falta de um sistema carcerário que funcione. No caso de Camaquã e da Região, a questão presidiária chega a ser irônica, já que tínhamos o anúncio e a assinatura de uma nova prisão, que foi negada pelo atual governo estadual.

O tema é mais do que relevante e merece um aprofundamento imediato. E uma das primeiras ações a serem feitas para mudar este quadro é a cobrança de mudança aos nossos representantes políticos, que podem trabalhar esta situação interminável. Não é mais suportável que homens e mulheres de bem tenham já se transformado em motivos de chacota da marginália, que pelo jeito, nada tem a perder.

Um comentário:

  1. E ACHO QUE DEVERIA TER UM ABRIGO AQUI EM CAMAQUA SÓ PRA COLOCAR ESSES DELINQUENTES POXA NAO TEMOS MAIS SOSSEGO, " QUERO MINHA CAMAQUA COMO ERA ANTES DE VOLTA"" CADE AS AUTORIDADES!!!

    ResponderExcluir

Leg